ULBRA - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

 

COMUNIDADE LUTERANA SÃO PAULO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR IV

 

 

Professor: José Carlos Walter

Acadêmica: Sílvia Aparecida de Souza Nascimento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Capetinga, outubro de 2011.

Relato do Histórico do Ambiente – Apresentação da Organização/ Instituição

 

Entidade: FUNDAÇÃO HUMANITÁRIA EURÍPEDES BARSANULFO
CNPJ: 20.946.323/0001-80
Tipo: Associação
Cidade/UF: Capetinga / MINAS GERAIS
Processo Número: 44006002979199900
Mantenedora/ Mantida: 0
Data do Registro: 09/11/99
Dirigente: IRENE DE JESUS ROSA
Início do mandato: 10/11/96
Situação: Registrada
Endereço: RUA SETE DE SETEMBRO, 170 - GOIANAZES
CEP: 37993000
Fone / Fax: (35) 543-1297 
Título de Utilidade Pública Federal: Não
Título de Utilidade Pública Estadual: Não
Título de Utilidade Pública Municipal: Não

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Breve caracterização do grupo a ser trabalhado – público-alvo

 

Ana Flávia dos Santos – 4 anos

Taísa dos Santos – 3 anos

Kauã Henrique dos Santos – 4 anos

Kauã Henrique Pereira – 2 anos

Kamilly Cristiny Dias da Cruz – 5 anos

Arthur Mendes Ribeiro – 4 anos

Vinícius Mendes Ribeiro – 5 anos

Júlia Tainá do Nascimento – 5 anos

Júlia Aparecida Pereira – 5 anos

Raiany Pereira – 5 anos

Luis Miguel Ferreira Fontes – 5 anos

Douglas Antônio Silva – 5 anos

Letícia da Silva – 4 anos

Luiz Gabriel da Silva – 5 anos

Kauê Antônio da Silva – 3 anos

Observação: Kauê Antônio da Silva mora na fundação. As demais crianças moram com seus pais. Todas as crianças são oriundas de famílias de baixa renda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O contexto do projeto

 

O projeto que será desenvolvido durante a realização do Estágio Curricular IV chama-se “Projeto: quem sou eu?”. Em 2002, minha filha estava com seis anos e começou a frequentar a pré-escola na Escola Municipal de Educação Infantil Jardim Encantado aqui em Capetinga, Minas Gerais. Durante o ano letivo de 2002, minha filha fez vários trabalhinhos e atividades, entre eles está o “Projeto: Quem Sou Eu?”. Durante esses anos, guardei este projetinho. Achei muito interessante a forma como a “Tia Fernanda” tinha abordado o tema “identidade” com seus alunos. No total, foram desenvolvidas vinte e duas atividades, todas lúdicas e muito criativas. Quando tive a oportunidade de fazer o estágio curricular IV em ambientes não escolares, optei logo pela creche da Fundação Humanitária Eurípedes Barsanulfo porque já tenho contato com eles há algum tempo. E em seguida, decidi desenvolver com as crianças da creche o projeto citado acima. Há alguns projetos com o mesmo título na internet, com atividades similares as que serão desenvolvidas na creche da fundação. O projeto será desenvolvido de vinte e quatro de outubro de 2011 a vinte e cinco de novembro de 2011.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Justificativa

 

Há tanto o que ensinar para as crianças. Quais são os conteúdos que são realmente relevantes para elas? Quais chamam a atenção delas? Quais os conhecimentos estão intimamente ligados à vida delas? A construção do conhecimento deve partir do particular e caminhar em direção ao geral. A criança deve conhecer ela mesma, sua origem, suas características físicas, suas características de personalidade, suas preferências, seus sonhos... Depois virão os conhecimentos sobre: família, cidade, estado, região, país, continente, mundo... Enfim, a construção do conhecimento pela criança deve partir dela mesma. Por isso é tão importante a realização do projeto: “Quem sou eu?”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivo Geral

 

Ajudar a criança a construir sua identidade e autonomia, por meio de brincadeiras, de interações socioculturais e de vivência de diferentes situações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivos Específicos

A criança irá:

1- Escrever o nome corretamente.

2- Reconhecer-se como pessoa.

3- Descobrir suas origens.

4- Perceber que é fruto do amor de seus pais.

5- Descobrir como era quando bebê.

6- Identificar características físicas atuais dela.

7- Descobrir o valor de sua massa.

8- Descobrir qual é o número de seu calçado.

9- Aprender cuidados de higiene com os pés.

10- Descobrir qual é a sua altura.

11- Identificar a cor de seus olhos e também de seus cabelos.

12- Conhecer as diversas partes que compõem seu corpo.

13- Nomear ações que podem ser feitas com seu corpo.

14- Saber que suas mãos trazem as digitais.

15- Descobrir sua brincadeira preferida.

16- Escolher dentre as várias profissões existentes aquela que mais tem a haver com sua personalidade.

17- Descobrir características de sua casa.

18- Identificar as pessoas que fazem parte de sua família.

19- Identificar os objetos e móveis que ficam em seu quarto.

20- Descobrir quais os tipos de roupas lhe agrada.

21- Identificar características de seus colegas de classe e se sua professora.

22- Identificar as características de sua escola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

METODOLOGIA

1º Dia

Comprar todo o material necessário para o desenvolvimento do projeto. Ir até a escola para conhecer as crianças e explicar, para as mesmas, o que é o projeto “Quem sou eu?”, sua finalidade e importância. Buscar o apoio de todos os funcionários da creche, principalmente da professora regente responsável pela turma.

 

2º Dia

Entregar para os alunos a primeira folha do projeto. A criança deverá preencher com seu nome (apenas o primeiro nome) o local correspondente ao autor e também o local correspondente ao ilustrador. A professora e a estagiária deverão auxiliar cada aluno na realização desta tarefa. É importante que a criança escreva seu nome corretamente.

 

3º Dia

Entregar o papel cartão (de cor laranja) para os alunos. Nele já deve estar pronto o molde da moldura para o quadro. A criança deve recortar o papel formando a moldura. Entregar o papel laminado para os alunos. Nele já deve estar pronto o molde do espelho. A criança deve recortar o papel formando o espelho. Na folha correspondente à segunda tarefa, a criança deverá colar, primeiramente, a moldura, depois, sobre ele, colar o espelho.

 

4º Dia

Ajudar cada criança a preencher a terceira folha com as informações obtidas através de entrevista com os pais das mesmas. A estagiária deve acompanhar o desenvolvimento da tarefa por cada criança. Paciência é a palavra-chave para esta tarefa. O importante é que a criança realize a tarefa com capricho e não num curto espaço de tempo.

 

5º Dia

Entregar para cada criança a folha de papel dobradura (de cor vermelha). Nela deverão estar desenhados três corações - um coração para o papai, um coração para a mamãe e um coração para a criança. A quarta tarefa consiste em recortar os três corações, colar na folha correspondente à quarta tarefa. No primeiro coração, a criança deverá escrever “papai” e fazer o desenho de seu pai. No segundo coração, a criança deverá escrever “mamãe” e fazer o desenho de sua mãe. No terceiro coração, a criança deverá escrever “eu” e fazer o desenho que corresponde a ela mesma.

 

6º Dia

Auxiliar a criança a fazer a colagem da foto dela quando era um bebê na folha correspondente à tarefa número cinco. Descobrir e ajudar a criança a escrever quatro características suas quando era um bebê.

 

7º Dia

Auxiliar a criança a fazer a colagem da foto atual dela na folha correspondente à tarefa de número seis. Ajudar a criança a escrever quatro características físicas dela hoje.

 

8 º Dia

Verificar a massa (pesar) cada criança e ajudá-la a preencher a sétima folha. Entregar o desenho de uma balança para a criança colorir. Depois, entregar uma revista para cada criança para que ela pesquise e recorte a foto de uma mulher (no caso de ser uma menina) ou a foto de um homem (no caso de um menino). Finalizando, a criança deverá colar o desenho da balança e sobre ele, colar o desenho de mulher ou de homem, como foi explicado acima.

 

9º Dia

Tire o sapatinho da criança, pinte a sola de seu pé direito com tinta verde à base de água. Você transformará o pezinho da criança em uma espécie de “carimbo”. Carimbe a folha correspondente à oitava tarefa. Limpe o pezinho da criança e recoloque nela o calçado. Pergunte a ela qual o número de seu sapatinho. Ajude a criança a escrever o número de seu sapatinho na folha, finalizando a oitava tarefa.

 

10º Dia

Na nona folha, a criança deverá escrever três frases sobre cuidados que devemos ter com nossos pés. Depois de realizar a tarefa, ensinar as crianças a cantar a música “O sapo não lava o pé”.

 

11º Dia

Medir a altura da criança, usando a fita métrica. Cortar um pedaço de lã preta de tamanho correspondente à altura da criança e pedir que ela cole na folha correspondente à tarefa de número dez. Para finalizar a tarefa, a criança deverá completar a frase “minha altura é...”.

 

12º Dia

Verificar a cor dos olhos de cada criança. Ajudar cada uma a completar a frase “Meus olhos são...”. Distribuir uma revista e uma tesoura para cada criança. Pedir que pesquisem, recortem e colem na folha de número onze uma foto de olhos humanos. Verificar a cor dos cabelos de cada criança. Ajudar cada uma a completar a frase “meus cabelos são...”. Cortar uma mecha bem pequena do cabelo de cada criança, colocar dentro do saquinho para fazer sacolé e fixar na folha onze.

 

13º Dia

Entregar para cada criança um desenho do corpo humano dividido em partes. A criança deverá recortar as partes. Em seguida, deverá colar essas partes corretamente na folha de número doze. Finalizando a tarefa, a criança deverá colorir o desenho usando giz de cera.

 

14º Dia

A tarefa de número treze consiste em escrever oito ações que podem ser realizadas com nosso corpo. A estagiária e a professora responsável auxiliarão as crianças na realização da tarefa. É importante que as crianças opinem e participem ativamente na escolha das oito ações.

 

15º Dia

Pinte a mão direita de cada criança com tinta à base de água (de cor verde). A mãozinha de cada criança se transformará em uma espécie de “carimbo”. Carimbe a décima quarta folha no local adequado. Limpe e encerre a atividade.

 

16º Dia

Entregue a décima quinta folha. Ajude cada criança a completar a frase “minha brincadeira preferida é...”. Entregue um pedaço de lixa vermelha. Este pedaço de lixa deve ter o formato de um retângulo de 20 cm x 13,5 cm. A criança deve colar a lixa na folha usando cola branca, depois fazer um desenho livre usando giz de cera. Este desenho deve ser a brincadeira favorita da criança e deve ser feito sobre a lixa.

 

17º Dia

A tarefa de número 16 é muito simples. A criança deverá fazer um desenho sobre a profissão que quer seguir quando for adulto. O desenho é livre e a criança irá precisar de lápis preto nº. 2, borracha, lápis de cor e giz de cera.

 

18º Dia

Entregue um retângulo de papel dobradura (de cor laranja) de 22 cm x 16 cm para cada criança. Ensine as crianças a fazerem uma casa usando o papel dobradura. Peça a elas que colem a casinha na folha de número 17 usando cola branca. Depois peça para as crianças desenharem uma janela e uma porta na casinha, usando giz de cera.

 

19º Dia

Na folha de número 18, a criança deverá completar a frase “Em minha casa somos em ______ pessoas”. Entregue um retângulo de papel camurça (de cor rosa) de 18,5 cm X 14 cm que deverá ser colado com cola branca na folha 18. A criança deverá fazer um desenho, representando sua família, usando giz de cera. O desenho é livre.

 

20º Dia

Entregue um retângulo de papel camurça (de cor cinza) de 11,5 cm x 9,5 cm. Ensine a criança a fazer um roupeiro usando este retângulo. Depois de pronto, a criança deverá colar o roupeiro na folha 19. Usando lápis de cor, a criança irá fazer os puxadores do roupeiro. Entregue uma revista e uma tesoura para cada criança, que deverá pesquisar uma foto de vestido (se a criança for menina) ou uma foto de calça (se a criança for menino). A foto deverá ser colada dentro do roupeiro. Entregue um palito de picolé de 11,5 cm de comprimento, um palito de 6,5 cm de comprimento e um retalho de tecido xadrez de 3,5 cm x 12,5 cm. A criança deverá colar, usando cola branca, os palitos e o tecido, formando uma cama.

 

21º Dia

Entregue um desenho no qual estarão um menino e uma menina. A criança deverá colar o desenho, usando cola branca, na folha de nº. 20. Depois, irá colorir o desenho usando lápis de cor e giz de cera. Entregue uma revista e uma tesoura para cada criança, que deverá pesquisar, recortar e colar sobre o desenho, em local apropriado, fotos de roupas (saia e blusa ou vestido e calça e camisa).

 

22º Dia

Faça o desenho de quatro bonequinhos de mãos dadas em uma folha de papel dobradura (de cor rosa-claro). Os bonequinhos representam os colegas de classe. Entregue para cada criança que deverá recortar o desenho e colar na folha de número 21 no local adequado. Finalizando a tarefa, usando lápis preto número 2, borracha, lápis de cor e giz de cera, a criança deverá fazer o desenho de sua professora e de sua escola. Os desenhos também serão feitos na folha de número 21.

 

23º Dia

Ajude as crianças a completarem a frase “Eu estudo na...”. Entregue uma folha de papel sulfite (de cor amarela) para cada criança. Ensine-as a fazer uma escola usando a folha de sulfite. Depois de pronta, a dobradura formando a escola deverá ser colada com cola branca na folha de número 22. Para finalizar a tarefa, a criança desenhará uma porta e quatro janelas na escola, usando lápis de cor e giz de cera.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Equipes e parcerias

A responsável pelo desenvolvimento do projeto é a acadêmica (Sílvia Aparecida de Souza Nascimento), sob a supervisão da professora regente da turma (Cacilda Aparecida Silva).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cronograma

DATA

ATIVIDADE

24-10

Apresentação do Projeto

25-10

Realização da tarefa número 1

26-10

Realização da tarefa número 2

27-10

Realização da tarefa número 3

28-10

Realização da tarefa número 4

31-10

Realização da tarefa número 5

01-11

Realização da tarefa número 6

03-11

Realização da tarefa número 7

04-11

Realização da tarefa número 8

07-11

Realização da tarefa número 9

08-11

Realização da tarefa número 10

09-11

Realização da tarefa número 11

10-11

Realização da tarefa número 12

11-11

Realização da tarefa número 13

14-11

Realização da tarefa número 14

16-11

Realização da tarefa número 15

17-11

Realização da tarefa número 16

18-11

Realização da tarefa número 17

21-11

Realização da tarefa número 18

22-11

Realização da tarefa número 19

23-11

Realização da tarefa número 20

24-11

Realização da tarefa número 21

25-11

Realização da tarefa número 22

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexos

No relatório final serão anexados:

- 23 folhas do projeto original de 2002 que foram utilizadas como fundamentação teórica para o desenvolvimento de projeto.

- a documentação necessária para comprovar a realização do estágio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação

A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto, observando a participação de cada aluno.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resumo

O estágio curricular IV será cumprido na Fundação Humanitária Eurípedes Barsanulfo, localizada na cidade de Capetinga-MG, mais especificamente no distrito de Goianazes-MG. O projeto “Quem sou eu?” será desenvolvido com crianças entre dois e cinco anos, provenientes de família de baixa rendas. Espera-se que os objetivos propostos sejam alcançados e que o projeto citado anteriormente contribua verdadeiramente para a construção do conhecimento e da cidadania das crianças, ou seja, colabore para o desenvolvimento pleno das mesmas. Espera-se que o projeto faça realmente a diferença na vida delas porque as crianças são as maiores riquezas de um país. Se quisermos mudar um país é necessário investir nas crianças, pois elas representam o futuro da nação.