RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do estagio clinico de psicopedagogia onde o mesmo apresenta-se em forma de pesquisa de campo. A partir de entrevista com a diretora a escola para indicação da criança, após entrevista com professores, onde os mesmos relataram suas queixas, entrevista com a mãe da criança. Aplicação da EOCA, Provas operativas, provas projetivas, teste de leitura e escrita, anamnese com a mãe. Isto traz até o estagiário um olhar diferenciado com relação ao educando que é nosso objeto de trabalho. Ao trazer à tona situações, que podem fortalecer vínculos entre professor e educando, deixando claro a importância do fortalecimento de vínculos, conhecendo a história por trás da história. Por que a criança não aprende? O que á esta impedindo de desenvolver seu lado cognitivo? Por quais entraves essa criança esta passando? Pois toda criança tem potencial de aprendizagem, basta conhecer qual impedimento está por de trás. Ai entra o trabalho psicopedagógico clinico com seu olhar diferenciado, olhando a criança na sua individualidade. Concluiu-se, através de este estágio, que é importante o olhar psicopedagógico clinico, visando a melhor qualidade de ensino-aprendizagem dos educandos.

Palavras-chave: psicopedagogia- clinica-criança -aprendizagem-olhar

INTRODUÇÃO

A psicopedagogia tem como objetivo de estudo a aprendizagem humana, visa sanar as dificuldades encontradas no decorrer da vida escola, compreendendo o processo de aprendizagem e contribuindo para soluções, evidenciando a influência do meio familiar, social, cultural na evolução de seu desenvolvimento.

Na busca de atender as necessidades da criança, faz-se necessário a intervenção diagnosticas psicopedagógico clinica, para que haja um novo olhar na forma de interagir com a criança. O presente trabalho de estagio do curso de psicopedagogia clinica está organizado por sessões onde foi descrito todas as sessões de forma bem explanada. Antes de iniciar as sessões com a criança faz-se necessário identificar a queixa sobre esse a criança onde eu a busca na instituição de ensino a qual realizou o encaminhamento e com os familiares da mesma, isso tudo através de entrevistas.

Na primeira sessões foi realizado entrevista com os profissionais da escola envolvidos diretamente com a criança. Na segunda sessão foi realizado entrevista com a mãe da criança para explicar o andamento de meu trabalho com a criança. Na terceira sessão foi aplicada a EOCA (entrevista operacional centralizada na aprendizagem) para investigar oque a criança já sabe o que ela já aprendeu. Na quarta e quinta sessão é realizado com a criança as provas operatórias para identificar a idade cognitiva da criança. Na sexta e sétima sessão foi realizado os testes projetivos com a criança para identificar como a criança de vê ela mesma, ela com o meio em que esta inserida, como esta seu eu. Na oitava sessão realizei a anamnese com a mãe da criança. Na nona sessão realizei teste de leitura e escrita com a criança para avaliar em qual nível operatório ela se encontra. Na decima sesso realizei a devolutiva para a escola e a família, na oportunidade reuni escola e família e entreguei o informe psicopedagógico e fiz os encaminhamentos necessários para melhor a qualidade de aprendizagem da criança. Por fim, realizei o meu agradecendo pelo apoio e pela presteza da escola ao me receber e pela confiança dos pais.

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

A Escola Municipal de Educação Santo Antonio com sede á Rua Santa Luzia, 127, bairro Santo Antonio CEP:89.680-000, CNPJ 00.670.294/0001-69, fone (0**49) 3432-3286, na cidade de Irani, Santa Catarina, é mantida pelo poder público municipal e integra a rede municipal de ensino.

 A Escola Isolada Santo Antonio foi fundada com a lei nº 560 de setembro de 1989 e no dia 10 março de 1990 iniciou-se as aulas, sendo que e escola da época era de madeira com uma única sala multiseriada, com apena um professor não tinha água encanada, o professore tinha que buscar água no poço.

Logo depois foi construída uma nova escola com três salas de aulas, uma cozinha, um depósito, dois banheiros femininos e dois masculinos aumentando assim o número de alunos e profissionais da escola.

Em 1994 passou a ser chamada Escola Municipal de Educação Básica Santo Antonio.

Na administração 2001-2004 houve a construção da sala de informática, que também foi utilizada como sala dos professores, e a construção da quadra coberta.

Em 2005 a escola teve sua primeira diretora Q.T.A (2005-2008)por nomeação da administração municipal e também contou com o auxilio de um estagiário em cada turno.

Em 2009 -2012 esteve como gestora da escola M. G. M. B.,

Em 2013-2016 gestão da escola esteve sob responsabilidade senhora Q.T.A. A responsabilidade da escola no ano de 2017/2018/2019 está sob a diretora M. G. M. B. A escola conta em 2019 com aproximadamente 100 alunos, da Educação Infantil (Pré- escolar) e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano.

Possui uma equipe técnica, administrativa e pedagógica formada por 01 (um) diretor geral, 01 (um) orientadora educacional efetiva. O corpo docente é constituído por 09 (nove) professores, sendo que destes 03 (três ) são efetivos e 04 (quatro) são contratados em caráter temporário.

Contam também com o auxilio de 02 (dois) estagiários distribuídos no período matutino e vespertino.

A equipe de agentes de serviços gerais é composta por 02 (duas) funcionárias com carga horária de 40 horas semanais e 01 (uma) cozinheiras com 40 (quarenta) horas semanais.

O corpo discente é formado por 101 (cento e um) alunos distribuídos em05 turmas, as turmas são compostas por: 01 de 1º ano com 15 (quinze) alunos, 01 de 2º ano com 10 (dez) alunos, 01 de 3º ano com 16 (dezesseis) alunos, 01 turma de 4º ano com 11(onze) alunos e 01 turma de 5º ano com10 (dez) alunos, na educação infantil Pré I com 24(vinte e quatro) e Pré II com  16 (dezesseis) alunos.

A unidade escolar possui 01 (uma) sala de professores, e 01 (uma) biblioteca,01 (uma) sala de informática, 01(uma) sala de recreação, 04( quatro) salas de aulas), 01(um) refeitório, 02(dois) depósitos, 01(uma) cozinha, 01(uma) Lavanderia, 01(uma) sala para a direção, 01(uma) sala para a secretaria, 01(uma) sala para orientação, 02( dois) banheiros masculinos, 02( dois) banheiros femininos, rampas de acesso mas salas de aulas, entradas, refeitório e ginásio,

A Escola Santo Antonio conta com uma área de 9.500 metros quadrados, com área construída de 496 metros quadrados.

A escola Santo Antonio possui espaço próprio para recreação sendo adequado para prática de educação física, tendo um ginásio com quadra coberta, além de possuir três salas de aula, uma copa, uma cozinha, 02 (dois) banheiro feminino e 02 (dois) masculino estes sendo adaptados para alunos com necessidades especiais. Além dos quatro banheiros possui também quatro vestiários.

 

CONVERSA COM A DIRETORA

Em conversa com a Diretora ela me relatou que a cliente E.M.L apresenta dificuldade na aprendizagem, sendo muito lenta ao realizar as atividades, se distrai com muita facilidade ficando muito tempo ociosa, sendo que a mesma esta cursando o 3ºano da turma matutino.

CONVERSA COM A PROFESSOR

Foi conversado com o professorregente da turma no qual relata a mesma informação que a diretora , reafirmando que o cliente E.M.Lapresenta dificuldade de aprendizagem e concentração, sendo lenta ao desenvolver as atividades, muitas vezes as deixa incompleta.

QUEIXA

A queixa identificada é a Dificuldade de Aprendizagem

 

IDENTIFICAÇÃO DO CLIENTE

Nome:E.M.L

Idade:8 anos

Ano escolar:3º ano                                             Repetência: sim (  ) não (  x )

Filiação:

Mãe:J.M.

Pai:N.L

 

ENTREVISTA FAMILIAR :

IDENTIFICAÇÃO

Nome do aluno (a):

Data de nascimento: Idade:

Nome do Pai: Telefone:

Escolaridade:

Local de trabalho:

Nome da Mãe: Telefone:

Escolaridade:

Local de trabalho:

Estado Civil:

Endereço: Rua: Nº

Bairro:

 

COMPOSIÇÃO FAMILIAR

HISTÓRIA GESTACIONAL ( gravidez planejada, com quantos meses descobriu estar grávida, fez acompanhamento pré-natal, usou acido fólico (complemento de ferro), usou algum tipo de medicação, apresentou pressão alta, diabete, problemas de circulação, hipo ou hipertireoidismo, sofreu algum tipo de violência (física, emocional,...)

 

HISTÓRIA DO PARTO:

( ) Normal ( ) Cesária Fez uso de fórceps : ( ) sim ( ) não

Tempo de trabalho de parto:

Tempo de internação pós parto:

APGAR da criança: 1º minuto - 5º minuto-

Comentários se o apgar for menor que 6 , quais os motivos

 

Teve icterícia neonatal ( amarelão):

Ficou em incubadora (banho de luz):

Precisou de oxigênio:

 

SONO QUANDO BEBÊ

( ) Calmo ( ) Agitado ( ) Tem insônia ( ) Outros:

SONO ATUALMENTE

( ) Calmo ( ) Agitado ( ) Tem insônia ( ) Outros:

SAUDE BEBÊ

( ) Consulta o médico regularmente ( ) Somente quando necessário

( )Convulsão ( ) Desmaios

SAUDE ATUALMENTE

( ) Consulta o médico regularmente ( ) Somente quando necessário

( )Convulsão ( ) Desmaios

ANTECEDÊNCIA FAMILIAR (alguém da família apresenta, Identifique quem)

( )Deficiência Física _________________ ( ) Deficiência Mental ___________

( ) Alcoolismo__________________ ( ) Fumo____________________________

( ) Convulsões/epilepsia______________ ( )Desmaios ________________

( ) Outros:________________________

Medicação utilizada:

 

Avaliações e tratamentos anteriores:

 

História de vida do bebê (Com que idade sentou, engatinhou, andou, falou, passou a

usar o banheiro sozinho, comer, adaptação em escolas, quem acompanhou seu

crescimento, era um bebê muito molinho, muito firme ou normal, acompanhava

visualmente e auditivamente os estímulos, fazia tentativa de pegar as coisas aos 3

meses. Questionar sobre a observação da família de algum comportamento diferente e contínuo na criança):

Situação da vida atual:

De que forma mantém contato com família/ escola:

Percepção da família frente as dificuldades/ situação presente:

Outras observações:

 

PLANEJAMENTO

De acordo com as informações repassadas pelos professores irei trabalhar com 10 sessões, trabalharei com EOCA, Provas Operatórias, técnicas projetivas, anamnese, tudo sendo observado e registrado.

 

PRIMEIRA SESSÃO:

Neste dia realizei uma visita a escola, onde sentei com a diretora e expliquei sobre meu estágio e importância que ele traz para a minha formação.

 

SEGUNDA SESSÃO 11/03/2019

       Encaminhei um convite para os responsáveis da criança para que os mesmo compareceram na escola para que possa colocar a eles sobre meu trabalho e conhecer a um pouco ahistorico da acriança. Quem compareceu nessa sessão foi a mãe da criança.

TERCERIA SESSÃO: 13/03/2019

 Esta terceirasessão teve como objetivo investigar os vínculos que ela possui com os objetos e os conteúdos de aprendizagem escolar, onde posso observar suas defesa, condutas evitativas e como ela enfrenta novos desafios. Visando perceber o que a cliente E.M.L sabe fazer e o que ela aprendeu fazer..

Foi dado o material da EOCA para a cliente para demonstrar o que faz dentro da sala de aula com esses materiais.

Para a cliente foi solicitado que citasse o nome dos matérias expostos na mesa, a qual nomeou todos.

 Em seguida foi dada a consigna: Gostaria que você me mostrasse o que sabe fazer, o que lhe ensinaram a fazer e o que aprendeu a fazer. Para isso poderá utilizar os matérias que estão na mesa.

Observação realizada por mim:

A cliente sentou e ficou balançando as pernas. Sua primeira escolha foi o cubo magico, ficou girando com os olhar fixo no cubo, não falou durante essa atividade, só respondia as questões quando questionada, apresenta dificuldade de olhar nos olhos e responde com gestos a maioria das questões. Brincou com o cubo por um tempo e colocou o de lado.

Consigna: gostaria que você em mostrasse o que mais você sabe fazer.

A cliente E.M.L teve como segunda opção massinha de modelar, usou os dentes para abrir a embalagem plástica, escolheu duas cores a preta e a rosa, primeiro usou a preta, achatou, fez um rolinho, separou em pedaços e fez bolinhas e colocou uma ao lado da outra, repetiu a mesma sequencia com a massinha rosa, e colocou as bolinhas rosa embaixo das bolinhas pretas, depois pegou as bolinhas pretas colocou uma sobre a outra achatou, separou as bolinhas e fez um novo rolinho, repetiu a mesma sequencia com massinha rosa e fez o rolinho e colocou um embaixo e parou de trabalhar com as massinhas.

Consigna: gostaria que você em mostrasse o que mais você sabe fazer.

Como terceira opção a cliente apontou com o dedo para um jogo da memoria e começamos jogar, e toda a vez que ela conseguia fazer um par ela esboçava um sorriso tímido.

Primero sistema de hipótese:

  • TDA
  • Rejeição a leitura e escrita
  • Modalidade de aprendizagem hipoassimilativa
  • Não fica muito tempo na mesma atividade
  • Preferencia por jogos e brincadeiras