INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA


MÁRCIO HONORATO DE SOUSA FILHO 


RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO ESPECÍFICO EM PROCESSOS CLÍNICOS E PSICOTERAPÊUTICOS II

 

MÁRCIO HONORATO DE SOUSA FILHO


RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO ESPECÍFICO EM PROCESSOS CLÍNICOS E PSICOTERPÊUTICOS II

 

Relatório de atividades apresentado ao Curso de Bacharelado em Psicologia, do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara- Goiás, como requisito parcial para aprovação na disciplina Estágio Específico em Processos Clínicos e Psicoterapêuticos II ministrada pela Prof. Sheila Maria Pereira Fernandes

 

1.INTRODUÇÃO

Este relatório tem o propósito de descrever a experiência do Estágio Específico em Processos Clínicos e Psicoterapêuticos II. Inicia-se com uma breve descrição sobre a rede onde o estágio foi realizado: inicialmente em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família, e em seguida no Centro de Atendimento Socioeducativo.

Após essa descrição sobre os locais onde foi realizado o estágio, expõe-se o relato da experiência. Primeiro, conta-se sobre o início do estágio na ESF e a atuação no Planejamento Familiar. Então, fala-se sobre o surgimento da demanda de um acompanhamento terapêutico para os jovens internos do CASE.

 

2.APRESENTAÇÃO DA REDE

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde no Brasil. É caracteriza por um conjunto de ações que visam promover e proteger a saúde da população, tanto em âmbito coletivo quanto individual.

Uma dessas ações pertinentes à APS são as Estratégias de Saúde da Família (ESF). Com o intuito de reorganizar a atenção básica no país, as ESF contam com uma equipe multidisciplinar para promover a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

A equipe da ESF deve ser composta por, no mínimo, um médico generalista ou especialista em Saúde da Família, um enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família, um técnico ou auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Alguns ESF podem contar ainda com profissionais de Saúde Bucal.

O Centro de Atendimento Socioeducativo é uma entidade estadual responsável pelo planejamento e execução de proteção e socioeducativos destinado a crianças e adolescentes em regime de internação, segundo o artigo 90 da lei 8.069/1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O artigo 112 do ECA estabelece que, uma vez que seja comprovada a prática de ato infracional, a autoridade competente pode aplicar, entre outras medidas, a de internação em estabelecimento educacional, como é o caso do CASE.

 

3.RELATO DE EXPERIÊNCIA

O estágio foi iniciado na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), onde o trabalho realizado pela psicologia, entre outras funções, era o atendimento psicossocial, mediar demandas, compor grupos multidisciplinares e atuar no planejamento familiar.

Num primeiro momento focou-se no Planejamento Familiar, que consiste em estratégias de orientação a homens e mulheres que não desejam mais ter filhos. A maior parte da demanda do Planejamento Familiar é de mulheres com dois ou mais filhos. Casos como o da A., 27 anos, três filhos, gestante do quarto, com a condição financeira delicada, dão conta da importância de um serviço de saúde pública como esses.

Posteriormente foi oferecida uma visita para conhecer as dependências do CASE Itumbiara. Durante a visita surgiu uma demanda inusitada da possibilidade de trabalhar música com os adolescentes da unidade. É uma atividade que ainda não haviam tido. Então marcou-se uma data para a semana seguinte para início das aulas de violão com os dois jovens internos do CASE.

Na aula, houve primeiramente a troca de cordas dos dois violões disponíveis na unidade e o início do aprendizado da música Imunização Racional (Que Beleza) - Tim Maia, que possui dois acordes. A escolha do artista foi para introduzi-los a um dos maiores artistas brasileiros e expoente do samba-soul. A interação foi boa, mas ainda distante do vínculo desejado.

Após a experiência do primeiro contato foi percebida a necessidade de uma abordagem mais completa do que apenas uma aula de violão em si. Apesar de interessante, a aula limitava a participação aos que tinham maior aptidão com o instrumento. Aqueles com menor aptidão participavam menos, ou nem mesmo podiam participar. Isto posto, a Musicoterapia, ou música em terapia, achou lugar nesta demanda.

Nos encontros subsequentes foram levados vários instrumentos percussivos além do violão, como bongô, pandeiro, ganzá, triângulo e agogô. Não mais importava se sabiam ou não tocar, mas sim a expressão do eu através do instrumento musical.

A partir de então as aulas ficaram mais expressivas, com menos tensão sobre erros ou acertos. Mesmo com a liberdade criativa, ainda eram levadas músicas em uma caixa de som para servir como base musical. Foi levada a música Um Homem Na Estrada de Racionais MC's, que aborda temas importantes possivelmente relacionados com a realidade de alguns adolescentes, além de ter uma base musical simples de tocar.

Apesar do grupo Racionais MC's ser peça fundamental na cena hip-hop brasileira e influenciar gerações, o impacto da musicalização ainda não havia chegado no seu auge

 

durante o presente estágio. Foi observado e percebido que além dos instrumentos e de executá-los, é necessária a identificação com o que estava sendo produzido. Então acontece o ápice das práticas do estágio, quando os desejos dos adolescentes e do estagiário convergem num momento de entrega à música e a experiência grupal sonora.

Inicialmente foi trabalhada a música Cavalo de Troia - MC Kevin, um artista muito conhecido dos jovens que estão na instituição. Nunca houve tanta concentração e entrega à pratica da musicoterapia realizada no estágio. Apesar da estética musical não ser o principal objetivo do encontro, a canção foi executada com total sincronia tal qual uma banda que ensaia há anos. Para completar, inusitadamente, foi decidido pelo grupo que queriam tocar samba, um ritmo e estilo genuinamente brasileiro. Trabalhou-se então a música Disritmia - Martinho da Vila, um dos grandes nomes da história do samba. Mais uma vez um momento catártico. Todos de pé tocando, cantando, batucando, sorrindo e entendendo a importância de se usar música em terapia.

 

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao trabalhar com jovens cuja socialização é restrita e que dispõem de poucas possibilidades de expressão de sua individualidade, foi possível perceber na prática os resultados da musicoterapia. Apesar de não ser a proposta inicial do estágio, a demanda que levou o percurso até o CASE foi de extrema importância para a aprendizagem do aluno.

No início do trabalho, o grupo passou por um momento de adaptação. Apesar da empolgação demonstrada pelos jovens, ainda não era tão sólido o vínculo entre eles, o estagiário e o setting do curso. Assim que se identificou que os adolescentes que não tinham prévio conhecimento ou maior inclinação para o violão, viu-se a necessidade de abordar outra estratégia para o desenvolvimento do vínculo. Isso levou a uma maior integração dos jovens, e, por conseguinte, um melhor andamento do processo terapêutico.

Cabe salientar como é importante que psicólogo esteja atento às demandas do grupo e dos indivíduos com quem trabalha. Isso requer muita fluidez e flexibilidade no planejamento do trabalho.

Ademais, vale notar que um dos principais aprendizados com o trabalho foi o de que saber tocar algum instrumento não é a parte importante do processo terapêutico, mas sim a possibilidade de expressar suas emoções e sua subjetividade através da música. A música em si é o instrumento.

Ao fim do trabalho, pôde-se perceber que os adolescentes conseguiam se expressar melhor através da música, sentiam-se mais confortáveis com o grupo e mais seguros em relação a sua própria expressão. A medida que o trabalho foi desenvolvido, o estagiário foi se adaptando com as práticas, o que o faz afirmar depois do trabalho que aprendeu muito mais do que ensinou.

 

5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). O que é Atenção Primária?. [S. l.], [2022]. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/smp/smpoquee. Acesso em: 4 jul. 2022.

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). Estratégia Saúde da Família (ESF). [S. l.], [2022]. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/ape/esf/. Acesso em: 4 jul. 2022.

 

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. [S. l.], 13 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 4 jul. 2022.