Relato de um diretor de Escola Pública 

 

 

            O presente artigo é parte de um trabalho solicitado pela Escola de Gestores do MEC, ou seja, de uma Pós-Graduação concluída no ano de2010. Aeducação é parte integrante de minha vida, pois sou professor desde 1985, sendo que ingressei no magistério público oficialmente em 1991.

Depois de dez anos em sala de aula, surgiu à oportunidade da experiência de ser diretor em escola pública, quando por meio do voto, a comunidade nos elegeu diretor de uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Esse primeiro contato foi breve, durou até o ano 1999, quando deixei a direção para estudar; entretanto, voltamos para a direção da escola em 2006 pelo voto direto de toda a comunidade escolar.

A gestão que procuramos exercer tem a participação de todos. Nossa escola conta com aproximadamente 900 alunos, distribuídos em dois períodos, matutino e vespertino, com Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Contamos com cerca de 40 professores que exercem atividades em suas respectivas áreas de formação e com 25 funcionários administrativos.

Todos trabalham em prol do avanço da educação. Temos consciência que não é tarefa fácil, mas, a cada dia, como gestor, buscamos transmitir aos colaboradores que devemos fazer cumprir nossas metas. Prova desse compromisso foi que no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – de 2007 – a escola atingiu o primeiro lugar na cidade de Naviraí – 5,0 (cinco) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e 5,1 (cinco e um) nos Anos Finais do Ensino Fundamental - meta projetada para 2011.   

Nossa gestão é pautada no diálogo e, sobretudo, pela participação de todos – os docentes são ouvidos por meio de reuniões que são traçadas em calendário escolar; os discentes traçam suas reivindicações por meio de reuniões efetivadas com os líderes de salas, com a organização do Grêmio Estudantil, na intermediação dos professores líderes das salas ou nas visitas do diretor nas salas de aula. A participação dos pais começa já no início do ano quando fazemos uma grande assembléia e são feitos os combinados com os pais, que aprovam os referidos combinados. A cada bimestre é feita uma reunião com os pais, não apenas para entregar as notas, mas, para se conversar sobre as dificuldades da aprendizagem, lembrar dos combinados e parabenizamos os alunos que se destacaram naquele bimestre. Contamos com a presença de cerca de 80% dos pais em cada reunião e, podemos perceber que a escola tem credibilidade na comunidade escolar.

Não poderia deixar de mencionar a participação da Associação de Pais e Mestres – APM – bem como do Conselho Escolar que participam ativamente da gestão democrática dando sugestões e ajudando na administração.

Esse trabalho participativo e de colaboração de todos os envolvidos com a educação fez a escola, em 2007, ter 7% de reprovação, mas ainda muito precisa ser feito é preciso trabalhar e ter consciência que o curso  de “Escola de Gestores da Educação Básica” veio num momento importante  para fazer da  escola pública o melhor local da aprendizagem .

Que Deus nos dê força e coragem para vencer todos os desafios que teremos no decorrer da efetivação dessa escola.