RELATO DE EXPERIÊNCIA: USANDO AS MÃOS - CONTANDO DE CINCO EM CINCO 
Ana Regina Donato de Moraes (SEMECETEL)[email protected] 
(1) Licenciatura Plena em Pedagogia e Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Escolar. 
Neide da Silva Vital de Barros (SEMECETEL) [email protected] 
(2) Licenciatura Plena em Pedagogia e Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Escolar, Educação Infantil e Alfabetização. 
 Olinda Maria de F. Andrade Ferreira (SEMECETEL) [email protected] 
(3) Licenciatura Plena em Pedagogia e Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Escolar 
 
Resume: 
Somos conhecedores do quanto é importante à história no desenvolvimento da criança e no processo de aquisição da leitura e da escrita, pois a criança que tem contato com as histórias no seu cotidiano tem mais habilidade de desenvolver a imaginação e a criatividade.  
 
Desenvolvimento: 
 
Acredita-se que é estimulando as crianças a  criar sua própria imaginação , que se dá um grande passo para o enriquecimento e desenvolvimento da personalidade, por isso, é de suma importância trabalhar o reconto através do desenho. SISTO, 2010, p.3 compreendemos também que através dos livros e das histórias que encantam e fascina o imaginário das crianças, elas são estimuladas a criar, imaginar, fantasiar, dantes das ideias que são lançadas pelo narrador, levando- a ressignificação da historia ouvida a atribuição de sentidos. 
É importante que o professor verifique se a história é compatibilizada ao nível dos alunos, toda história precisa ser preparada e planejada com antecedência. 
Objetivo dessa atividade foi apresentar novas possibilidades que possam incentivar a imaginação e a criatividade das crianças. 
Essa atividade foi desenvolvida com as turmas do Pé II, Sala de Recurso e Sala de articulação, foi feito a leitura do Livro Usando as Mãos - Contando de Cinco em Cinco, após a leitura foi explicado que com essa história poderíamos trabalhar varias atividades, e ao mesmo tempo apresentamos algumas delas, mas como se tratava de crianças ainda não alfabetizadas optamos trabalhar a construção do desenho. 
Dando continuidade foram desenvolvidos varias atividades em cada turma.  
Os alunos participaram ativamente das atividades propostas de maneira criativa, construíram vários desenhos carimbando as mãos em tintas demonstrando interesse em tudo o que foi realizado. 
 
A avaliação:  
 
Foram avaliados através da participação, interação e criatividade de cada participante.