RELATO DE EXPERIÊNCIA

Trabalhando as Figuras Geométricas através de história.

Neide da Silva Vital de Barros

[email protected]

 

Resumo:

Sabemos que a criança tem conhecimento com as figuras geométricas bem antes de entrarem na escola através de brinquedos pedagógicos, convivência com a família ou mesmo de desenhos na televisão.

Desenvolvimento:

Nós, professores, temos conhecimento que, em geral, as crianças têm contato com as figuras geométricas desde antes de entrarem na escola através de brinquedos pedagógicos, da convivência com a família ou mesmo de desenhos na televisão. É importante explorar as noções que a criança já tem e aprofundá-las levando-o as perceberem que a Geometria também está presente em sua realidade.

Objetivo dessa atividade foi fazer com que a criança conhecesse algumas formas e cores que estão presente em todos os ambientes em que vivemos. Identificando e nomeando as formas e cores apresentadas, desenvolvendo as percepções, reproduzindo novos desenhos.

Para desenvolver a atividade, foi feito um círculo com as crianças, onde a professora apresentou a história das figuras geométricas

apresentando as quatro formas mais conhecida, circulo, quadrado, triangulo e retângulo, e a função de cada uma delas na história. Após a contação da história foi entregue uma folha com alguns desenhos com as formas apresentadas, e, ao mesmo tempo recorte de algumas formas com cores variadas, onde cada criança com a sua esperteza e habilidade encaixou as partes recortadas em cada desenho, observando as cores e formas trabalhadas.

A avaliação:

A avaliação foi feita através da participação, interação e criatividade de cada participante.