O documentário Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade fala sobre os graves problemas que a agropecuária causa no mundo, sendo, segundo esse documentário, a indústria que mais polui o meio ambiente, causando uma série de problemas no planeta. Ainda assim, alguns veículos de comunicação, dizem que apesar de ser sim, uma grande responsável por poluir a Terra, a agropecuária se encontra, em uma escala global, atrás da queima de carvão, petróleo e gás. Contudo, é importante salientar que sendo ou não a causa que mais polui o meio ambiente, a agropecuária causa problemas que não podem passar despercebidos.

De acordo com o conceito de comportamento ecológico, um tema estudado pela Psicologia Ambiental e que tem por definição a ação humana que tem o objetivo de contribuir para proteger o meio ambiente ou ao menos minimizar o impacto ambiental de outras atividades. Levando em consideração alguns dados que o documentário mostra, realmente se faz necessário algumas mudanças para que se possa proteger o meio ambiente, ou pelo menos reduzir o impacto causado pela agropecuária feita de forma desenfreada: • A pecuária e seus derivados são responsáveis por, pelo menos, 32 mil milhões de toneladas Co² por ano, ou 51% de todas as emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo; • 2.500 litros de água são necessários para produzir 1 kg de carne; • Por dia, uma pessoa que come uma dieta vegana poupa 1.100 litros de água, 45 quilos de cereais, 2,79 m² de terrenos florestais, 9 kg de Co² e a vida de um animal. Sendo assim, com esses dados em mãos, é fato que se deve tomar alguma atitude à cerca do alto consumo de recursos naturais, como por exemplo, a água, que a agropecuária tira da natureza, criando modos para que o comportamento ecológico possa ser feito de forma eficaz. É importante salientar que o comportamento ecológico pode ocorrer de forma intencional ou não, e que pode ser aprendido e aplicado no dia a dia. Um exemplo de comportamento ecológico que o documentário oferece, é que as pessoas aderissem ao vegetarianismo, já que visa uma vida mais saudável e busca reduzir o impacto causado pelo alto consumo de carne, o que também reduziria a quantidade de recursos naturais utilizados para a criação de animais para consumo. É impossível separar consumo e meio ambiente, isso é fato, sendo que é esse meio que proporciona alimentos e recursos que mantêm a vida no planeta. Sendo assim, a natureza é fundamental para a sobrevivência de toda vida. O conceito de desenvolvimento sustentável diz respeito a procurar satisfazer as necessidades de uma geração atual, visando não prejudicar a geração posterior, deixando recursos que satisfaçam as necessidades dessa nova geração. Como é visto em Cowspiracy, para produzir apenas um quilo de carne, são necessários mais de 2.000 litros de água, com isso é possível prever que, se continuar com esse alto consumo de água, a geração futura sofrerá uma escassez desse recurso, além de causar outros problemas pela falta de água.

Sendo assim, esse documentário mostra mais uma vez que a indústria agropecuária causa problemas em longo prazo, ou seja, a agropecuária causa problemas tanto na geração atual, como também causará na próxima geração. É importante salientar alguns conceitos chave do desenvolvimento sustentável: • As necessidades essenciais dos pobres no mundo devem receber a máxima prioridade. O que realmente não ocorre, pelo menos não em uma escala global, sendo que muitas vezes, toneladas de alimentos são desperdiçados todo ano. • A noção das limitações de estágio da tecnologia e organização social impõe ao meio ambiente, fazendo impedir de atender às necessidades da geração atual e futura. Para ocorrer de forma eficaz do desenvolvimento sustentável, é necessário também aperfeiçoar alguns sistemas como o político e econômico. Com sistema político é possível fazer uma efetiva participação dos cidadãos para que seja tomadas decisões de forma responsável. Já com o sistema econômico é possível gerar excedentes e conhecimentos técnicos confiáveis para que o desenvolvimento surja de forma sem degradação. Relacionando com o conceito de compromisso pró-ecológico que diz respeito à relação afetiva ou cognitiva que as pessoas estabelecem com o meio ambiente, responsabilizando-se por ele; é mostrado no documentário alguns relatos de assassinatos de ambientalistas que, só no Brasil, somam mais de 1000 casos, incluindo o caso da Irmã Dorothy que ganhou bastante atenção na mídia, isso mostra que os atos desses ambientalistas chamaram atenção dos que viam problemas nessas ações, pois estes ambientalistas foram fundo no que queriam provar e acabaram pagando com a vida, mas mesmo assim, suas ações trouxeram frutos e mostraram que se mudarmos nossos hábitos conseguiremos mudar o comportamento do mercado e assim podemos mudar a postura da indústria perante os graves impactos que ela causa.

Referências:

ANDERSEN, Kip; KUHN, Keegan. Cowspiracy: The sustainability secret. AUM Films NS First Spark Media, 2014.

CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, Gleice A. Temas básicos em psicologia ambiental. Editora Vozes Limitada, 2017.

1 Graduando de Psicologia. Faculdade Luciano Feijão. [email protected]