“O pior pecado com nossos semelhantes não é odiá-los, mas tratá-los com indiferença. Isso é a essência da humanidade. ”  William Shakespeare

Dentro das organizações o maior diferencial são as pessoas e o principal fator de sucesso organizacional é o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, não apenas o relacionamento da organização com seu corpo de colaboradores, mas principalmente o relacionamento entre as pessoas da organização.

Diversos autores, dentre os quais citamos, CHIAVENATO, MARRAS, MAXIMIANO, CELEGUIM E ROESLER e GIL, destacam em suas obras a importância do social no ambiente de trabalho, da importância da cultura do bom relacionamento interpessoal no trabalho e das consequências negativas quando não se tem um ambiente de trabalho harmonioso e amigável.

A qualidade de vida no trabalho é fortemente afetada em ambientes onde se cultiva a indiferença e ou as relações conflituosas, o colaborador que é exposto ao sentimento de reificação se torna vulnerável a influências negativas e ao afastamento social, assumindo postura de injustiçado socialmente, se deixando levar pelo sentimento de invisibilidade.

Não recuse sua simpatia a ninguém. Dê ao outro o direito de ser visível.

A percepção de não ser visto por seus colegas dentro do ambiente de trabalho, aflora a sensação de existirmos como um objeto, de só sermos vistos e ou lembrados, quando surge a necessidade de nossos serviços e favores.

É destacado nas obras vistas que essa situação é percebida principalmente por colaboradores de funções de menor nível hierárquico, chegando inclusive, a serem notados somente como função utilitária e não como pessoa.

Não ficam fora deste isolamento os colaboradores mais velhos, mesmo os de funções intermediárias, apenas pelo fato de serem de uma outra geração, de não estarem inclusos no universo mais jovem da organização.

Essa prática de isolar colegas de trabalho, de trata-los com certa indiferença, não está vinculada a cultura organizacional, mas sim a valores individuais de cada pessoa, cabendo a organização trabalhar adequadamente seu pessoal para que essa prática seja eliminada do círculo social da organização, conscientizando-os da importância da ética e do respeito as diferenças dentro de um relacionamento interpessoal.

A invisibilidade social machuca, maltrata o coração, penaliza a alma.

Não cultive o hábito de só enxergar o outro quando dele necessitar. 

O convívio social dentro do espaço de trabalho deve existir com total ausência de preconceito, devendo ser fomentado o senso de comunhão organizacional, onde todos são parte importante do todo, onde a preocupação com o SER seja maior do que com o TER.

Existem estudos que comprovam o aumento de ocorrências de estresse ocupacional, de baixa estima e até de doenças de cunho afetivo, quando o colaborador não é aceito em um grupo social ou por um colega de destaque dentro da organização.

NOTA: Você pode ser referência para alguém, pense nisso!!

Um simples aceno, um cumprimento, pode fazer uma grande diferença na vida de outrem, principalmente para quem está com a estima baixa, sentindo-se desprezado socialmente. Você já foi ignorado? O que sentiu?

Não dispense ao outro o tratamento que você não gostaria de receber.

 

VAMOS REFLETIR SOBRE:

  • Por que sou tão seletivo com meus colegas de trabalho?
  • Será preconceito?
  • Será que sou arrogante?
  • Será que sou mesmo melhor que eles?

 

Mesmo sem saber sua indiferença pode estar prejudicando a auto estima de um colega.

  • Não construa muros sociais
  • Não evite pessoas
  • Deixe o sorriso fluir
  • Aprenda o valor do Ser
  • De menos importância ao Ter

Hoje somos diariamente condicionados a valorizar o externo, somos influenciados a acreditar em um mundo fantasioso onde o acumulo material é o objetivo maior, onde o valor do outro está naquilo que ele tem e não na pessoa que ele é, estamos cada vez mais nos distanciando de nosso interior, de nossa essência como pessoa.

Não que seja errado conquistar bens, construir patrimônio, mas não podemos esquecer de que antes de TER, devemos fortalecer o nosso SER, manter o equilíbrio entre razão e emoção é o segredo para se ter sucesso no relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

Se não temos consciência de que estamos agindo inadequadamente com os outros, vamos repetindo em nossa vida os comportamentos e muitos problemas começam a surgir e se acumular, até começarmos a perceber que há algo errado na forma que nos relacionamos com nossos colegas de trabalho o nível de sofrimento, variando de pessoa para pessoa, já estará elevado.

Se não buscarmos a compreensão de que somos parte de uma engrenagem e que devemos nos portar de forma a não prejudicarmos o todo com nossas ações, nunca colocaremos fim nesses padrões comportamentais repetitivos e inconscientes.

O relacionamento interpessoal no trabalho deve sempre ser valorizado e trabalhado de forma a ser um fator de sucesso tanto para a organização, como para o colaborador, que através do bom relacionamento terá maior probabilidade de alcançar seus objetivos, mas é preciso ter cuidado para não extrapolar nas atitudes, prejudicando o convívio no ambiente de trabalho, algumas práticas ajudam a definir um limite aceitável dentro dos relacionamentos no ambiente de trabalho.

  • Utilize-se da formalidade
  • Evite conversas fora de hora
  • Fuja da rádio peão
  • Não exponha detalhes da vida pessoal
  • Não entre em discussões improdutivas
  • Não seja intrusivo, seja discreto e prestativo

Com os avanços tecnológicos e o crescimento da população de usuários de redes sociais, os relacionamentos dentro do ambiente de trabalho vem sofrendo uma mudança significante, deixando cada vez menos aparente a fronteira entre o pessoal e o profissional, obrigando as organizações a serem mais rígidas na regulamentação do uso destas ferramentas dentro do espaço corporativo e aos colaboradores a ficarem mais atentos as boas práticas da convivência em sociedade.

PRATIQUE
EMPATIA HUMILDADE CIVILIDADE RESPEITO

Não julgue o outro antes de conhecê-lo, não julgue pelas referências dos outros, você pode ser enganada e deixar de ampliar positivamente seu ciclo social dentro da organização, alem de passar uma imagem de arrogância e antipatia afastando assim possiveis oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.

Não deixe o estrelismo subir à cabeça, mantenha os pés no chão, respeite suas origens, como já pautado, vamos valorizar o Ser.

  • Não custa nada Ser gentil
  • Não custa nada Ser educado
  • Não custa nada Ser cordial
  • Não custa nada Ser simpático
  • Não custa nada Ser tolerante
  • Não custa nada Ser feliz

São com pequenas atitudes e educação que construimos relacionamentos prosperos e verdadeiros, entendendo que cada pessoa traz em sua história crenças e valores diferentes dos nossos é um bom começo para se criar um relacionamento interpessoal respeitoso.

Não negue ao outro o seu bom dia, use e abuse da boa educação, enxergue também com o coração, não espere correção e cobrança em relação ao seu comportamento, seja você a responsável por sua mudança, converse com sua consciência, seja grata por aqueles que mesmo que indiretamente te auxiliam e te proporcionam um ambiente de trabalho agradável e seguro.

Educação é uma questão pessoal e não organizacional.

Cabe a cada pessoa dentro da organização a tarefa de construir um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo, sendo que para se alcançar êxito, devemos ter a consciência de que ninguém é melhor que ninguém, que somos todos parte de uma mesma engrenagem e que nosso relacionamento interpessoal é fator decisivo para obtermos sucesso e nos desenvolver profissionalmente.

Nosso crescimento profissional e pessoal nunca deve estar atrelado ao comportamento nocivo de ignorar o outro, ao preconceito funcional, ao sentimento de superioridade, enfim, todo relacionamento interpessoal deve ser balizado dentro do respeito, da ética, da educação e da aceitação das diferenças.