Existe um programa televisivo chamado “Largados e Pelados”, o protagonista da façanha tinha que sobreviver em uma ilha por mais de cinquenta dias sem roupa, sem provisão de alimentos, sem se quer um abrigo, ou seja, sem nada. E ainda para piorar as coisas ele tinha que filmar toda sua saga, suas angustias, seus medos e suas conquistas e realizações. Passou por diversos dissabores, frio, fome e chuva, mas aos poucos foi alcançando os meios básicos para sua sobrevivência. Quando faltava um dia para terminar sua aventura, ele disse: “O que mais senti falta foi de ter alguém para conversar!”.

O ser humano foi criado com a necessidade básica de relacionar-se com o outro que não consigo mesmo. Muitos em situação de isolamento acabam por perder sua normalidade mental, ou seja, ficam debilitados mentalmente, ficam loucos.

A pergunta é: Por quê? Por que o ser humano não consegue viver isolado de outros seres humanos?

Existe no interior de todas as pessoas algo que foi implantado pelo próprio Criador, esse algo é o Amor. O Amor no ser humano exige um relacionamento de amor com o outro ser humano.

O Amor é mais do que um sentimento, é uma necessidade, é um relacionar-se com. O Amor é, portanto, atitude, ação, e, por isso é um verbo. Não se ama um objeto, uma coisa, mas se ama alguém.

Ouvimos algumas vezes as pessoas dizerem que amam seu carro, sua cama, seu quarto, e coisas assim. Mas, será que amam? Não, isso não é e nem pode ser amor, pois o Amor exige um relacionamento, uma correspondência.

O Amor platônico, o amor não correspondido, não é amor em si, falta um relacionamento, não há correspondência. Algumas pessoas fazem uso de bonecas infláveis para de alguma forma tentar preencher sua solidão, mas será que isso funciona de fato? Não tem como funcionar, pois não há um relacionamento efetivo, não há uma correspondência de sentimentos, de completude, de satisfação. Essa pessoa está satisfazendo a si própria, está amando a si mesma. Uma boneca inflável não tem e nem expressa sentimentos.

O ser humano é feito para relacionar-se!

Deus, evidentemente, não sente solidão, pois Deus é perfeito em si. Mas, uma pergunta se inquieta, Deus necessita sentir Amor?

Deus não necessita sentir Amor, pois Deus é Amor! O ser humano não é Amor, mas necessita de Amor, portanto, o ser humano só se completa com o Amor da outra pessoa. O amor de uma pessoa por outra indica que essa pessoa tem Amor, mas não é Amor. Se o ser humano fosse Amor, ele não necessitaria do Amor do outro, pois já estaria completo. Isso suscita uma questão: Deus é amor, assim como Deus é perfeito. Então, Deus precisa do Amor das pessoas? Deus precisa do meu Louvor? Não! Absolutamente! Deus não necessita de nada, Ele é completo em si. Deus não necessita nem mesmo do meu Louvor. O Louvor não é uma necessidade de Deus, mas uma necessidade minha em Louvá-lo! Eu preciso Louvá-lo pelo que Ele é! Eu tenho que sentir necessidade de Louvar a Deus! Ele me ama por isso. Ele estufa o peito e diz: “Esse é meu filho amado, em quem me comprazo”, ou, “Viste o meu servo Jó?”.

Deus não necessita do meu Amor, eu necessito do Amor de Deus!

Deus não necessita do meu Louvor, eu necessito Louvar a Deus!

Deus não necessita de Glória. Ele já a tem! Eu necessito da Glória perdida de deus em mim. (Destituídos estamos da Glória de Deus).

O ser humano é carente de Amor. Carente do Amor de Deus em si, e carente da Glória de Deus em si. Carente do Amor do próximo a si.

Somos carentes de Amor, então, como posso dar Amor? Interessante que Amor para dar, nós temos. Essa é a provisão de Deus, quando dou amor Deus me enche de Amor!

Não é possível dar aquilo que não se tem! Logo, o Amor que dou é o Amor que Deus me dá. Ou seja, o Amor é a expressão de Deus em todos os seres humanos.

Quer Amor? Ame!