RELAÇÃO HOMEM-TRABALHO: ASPECTO MODELO DE GESTÃO


1. INTRODUÇÃO


     Este projeto de pesquisa aborda o modelo de gestão e a relação do Homem com o trabalho no contexto organizacional, principalmente a partir da era industrial, onde as organizações perceberam que precisavam de gestão em seus serviços e produtos, estando atrelado diretamente com as pessoas e seus respectivos trabalhos. Desde então, temos contribuições de grandes Homens e suas abordagens, como: Taylorismo, Fordismo, Fayol, Mayo, Weber e Descartes. Com esses pensamentos e modelos de gestão, houveram mudanças de cultura, postura e atitude, tanto por parte das organizações como das pessoas. E para que isso aconteça, é fundamental possuir um modelo de gestão adequado. O objetivo desse projeto de pesquisa é discutir os desafios do modelo de gestão dentro das organizações, o que impacta diretamente nas relações do homem com o trabalho.


2. REFERENCIAL TEÓRICO


     A inserção de um colaborador no mercado atual e futuro está se tornando uma tarefa cada vez mais complexa. Isso se deve às profundas transformações ocorridas ao longo do tempo entre organizações e indivíduos.
     Hoje, as organizações procuram contratar e manter em seus quadros colaboradores envolvidos em comprometidos com o modelo de gestão proposto pela empresa.
     Todo modelo de gestão auxilia na melhoria dos processos internos, isto é, envolvendo capacitação, monitoramento e a satisfação dos colaboradores e clientes.
    Todo o trabalho executado pelo “Homem”, seja ele em serviços ou produtos, tem sempre por trás uma boa ou ruim gestão, impactando diretamente na entrega ao cliente. A adoção de um modelo de gestão sempre é vantajoso para as organizações, pois lhes confere maior confiabilidade, produtividade e organização do colaborador, aumentando a sua competitividade no mercado.
     Se remetermos o atual modelo de gestão do século XXI, até a época que vivíamos como nômades há como observar que a relação “Homem-trabalho”, sempre esteve e se mantém atrelada à sobrevivência humana até os dias atuais.
     No início dessa relação, o Homem procurava alimentos se deslocando de uma parte para outra, quando seus recursos acabavam. Depois, com a era da agricultura, o Homem controla e manipula seus recursos. Já na era industrial, o “novo Homem” e o novo mundo, têm profunda mudança estrutural, sendo assim, inicia-se a fase da gestão e economia mundial. O Homem passa a receber salário, começando assim uma nova etapa da relação do Homem com o trabalho.
      Tudo evolui, e passamos da era industrial para a era da informação. Nessa nova era, o modelo de gestão dentro das organizações fica cada vez mais complexo, pois envolve maior número de áreas dentro das organizações e há o desafio de fechar uma lacuna entre colaborador e trabalho. Lacuna essa que foi diminuindo com o avanço dos séculos, mas hoje em dia dando maior atenção ao recurso humano. Visto que atualmente as organizações visam lucros, muitas vezes gigantescos, a atitude, postura e comprometimento dos colaboradores, é fundamental para a implantação ou implementação de um modelo de gestão eficaz.
     Tentar mudar a cultura e a rotina das pessoas em seu ambiente de trabalho, não é algo simples. A área de recursos humanos das organizações tem papel fundamental nessas alterações. As organizações que conseguem englobar “Homem-trabalho”, ou seja, modelo de gestão e colaboradores tem uma vida administrativa muito mais saudável e eficiente.


3. CONSIDERAÇÕES FINAIS


     A vida saudável das organizações num cenário globalizado e competitivo depende muito de uma relação entre Organização e colaborador. As duas partes precisam estar em sintonia.