Introdução

A obra literária se constrói como uma rede de relações estabelecidas com textos literários que a antecedem. É neste sentido que Kristeva, a quem se atribui a criação do termo intertextualiadade, afirma que: […]todo o texto se constrói como mosaico de citações, todo o texto é absorção e transformação de um outro texto[…] (Kristeva, 2005:68). Nesta perspectiva, a obra literária nasce do seu relacionamento com outros textos e estruturas da própria linguagem.

 A intertextualidade é factor da literariedade, isto é, é o que dá forma a um texto verdadeiramente literário. Portanto, pretendemos no presente trabalho abordar essa relacão dialógica entre a pintura e a literatura mais concretamente a poesia. Com diferentes enfases, o diálogo entre a literatura e outras artes é referido como estratégia positiva para a formação estética em geral. Diante disto o trabalho busca analisar e reflectir em torno desta relação e avaliar de certa forma até que ponto esse diálogo acontece em determinadas obras. A pintura e a literatura, duas expressões de artes que apesar de diferentes, reservam pontos em comum. A aproximação entre o universo da escrita e o mundo das imagens é evidente. E a questão que surge é como é que dois códigos aparentemente tão diferentes podem convier e se relacionar. Qual o papel das artes na representação da realidade.

O artista plástico e ensaísta Arlindo Daibert, destaca em seu estudo de literatura comparada, (Arte e literatura, em cadernos de escritos (1995)), a importância desse panorama histórico afirmando que na verdade palavra e imagem sempre estiveram em contacto ao longo da história da pintura ocidental, quer através de legendas e das inscrições da pintura medieval ou do primeiro renascimento; quer de maneira mais subtil e dissimulada, nos títulos que acompanham as pinturas, explicitando, ampliando ou restringindo o poder narrativo das imagens.

São vários os exemplos de diálogo entre a literatura e as artes plásticas, como afirma AGUIAR apud PELEGRINI, (2003:10) podem se tornar como textos as manifestações literárias como as artes plásticas, pois uma imagem mesmo estática, faz parte de uma estrutura narrativa de longo alcance.

A intertextualidade promove o diálogo entre textos que podem ser expressos em diferentes linguagens e estéticas, proporcionando uma ampliação dos seus sentidos.

O trabalho encontra-se estruturado da seguinte forma: uma introdução que situação a nossa abordagem, de seguida o embasamento ou a teoria de base do tema em análise e por fim as conclusões e constatações seguidas da bibliografia. [...]