A base do processo é a cultura organizacional, que incentiva a colaboração e a confiança – A necessária releitura dos conceitos para garantir a perenidade. 

A realidade das organizações muda, o ambiente de negócios se modifica, a sociedade se transforma. Transitar pelo novo, respeitando o legado e tendo como alicerce valores sólidos, é um desafio constante para as empresas, especialmente aquelas que nasceram há muitos anos, em um contexto bem diferente do atual. Entre elas, há as que se mantém surpreendentemente rejuvenescidas, porque conseguem se reinventar permanentemente. “Cada negócio tem seus fundamentos, que devem ser mantidos e respeitados, mas há aspectos da cultura organizacional que demandam revisitas á luz da evolução das pessoas, das tecnologias e da sociedade”.

Para se ter uma empresa vencedora, é preciso ter um norte e contar com valores que permeiem o dia a dia e a estratégia corporativa. A empreitada exige uma liderança que preze a comunicação e que funcione como exemplo.

Para disseminar valores – Coerência entre discurso e a prática permanece sendo a melhor forma. Valores claros compõem a essência das organizações de sucesso, mantenha-se fiel aos seus princípios, utilizando-se como filtro para balizar as tomadas de decisão, elas criam condições para a perenidade. 

Mudar pressupõe testar caminhos, em um ambiente que permita experimentação. Quem se fecha para o novo, sem disposição para rever e atualizar conceitos cai na obsolescência.

 

Nádia Januário

Bacharel Administração com Habilitação em Marketing

MBA em Gestão de Pessoas

Pós em Sociologia