O Rei Mohammed VI de Marrocos dirigiu um discurso, Domingo 29 de Julho de 2018, por ocasião do 19º aniversário do Dia do Trono, no qual o rei apresentou um balanço de realizações e de implementações ao longo das duas décadas de seu governo.

Os comentários de diferentes atores sociais anotaram  que, por ocasião deste acontecimento extraordinário, o  rei de Marrocos dirigiu um discurso forte que comtém  mensagens  muito claras, ou seja um discruso perspicaz e responsável, dirigo ao seu povo e ao Reino de Marrocos.

Para o povo marroquino, a Sua Majestade o Rei Mohammed VI,  o mais engajado do que nunca, é o melhor defensor da unidade do reino, o verdadeiro protector do povo marroquino, consciente de desafios sociais e  da responsabilidade. Ele revela o seu apego para trabalhar em prol do Progresso social e em prol de cada um de seus súditos.

E se o balanço econômico expecional do Reino de Marrocos é uma realidade que nenhum pode negar, foi graças aos diferentes programas e iniciativas de investimento. As quais  foram lançadas sob a sua liderança, embora os desafios sociais e econômicos permanecem iminentes.

Como mencionou o Rei: os programas de apoio a escolarização, do desenvolvimento humano e da cobertura medical. Além da parte do lançamento da terceira parte da Iniciativa Nacional para o Desenvolvimento Humano. O que é possível através da implementação do programa e da promoção do diálogo social, e  da melhoria das condições de vida do povo em geral.

Considerando que a nova iniciativa anunciada pelo rei Mohammed VI relativa  ao projeto do censo social unificado,  parte de uma grande iniciativa, uma vez ela tem por objetivo garantir uma protecção social eficaz, tanto para os cidadãos como para o reino, consolidando a unidade,  a estabilidade e a segurança, bem como a luta pela preservação dos recursos naturais do país .

A construção de 30 barragens nos últimos 18 anos e o Plano Nacioal de Águas para os próximos 30 anos constituem, mais uma vez, uma forte engajamento do rei em prol  do desenvolvimento do país e de suas energias mais limpas, sustentáveis e sem afetar o meio ambiente. 

Esta política de preservação da água permite as regiões marroquinas mais remotas ter acesso a esta matéria vital, cuja seca constitui para o reino um dos desafios majores do pr[oximo ciclo.

O rei sublinhou no seu discurso que  uma de suas prioridades é  envolver sempre todos os marroquinos nestas reformas, entre outros o desenvolvimento da infraestrutra socioeconômica. Mantendo  a solidariedade e a responsabilidade, de todos os actores económicos e sociais do Reino, convidados a criar empresas  e negócios no quadro de desconcentração administrativa, mantendo os investimentos e defender-se contra todos os típos de corrupção,  administrativa ou financeira.

O povo marroquino recorda, orgulhosamente, os 19 anos da década do Rei Mohammed VI, através deste discurso caracterizado, mensagem de esperança e de confiança.

Lahcen EL MOUTAQI