Rei de Marrocos e de Jordania discutem maneiras de combater o extremismo e terrorismo.

 Casablanca – O monarca marroquino, Mohammed VI e jordaniano, Abdullah II, discutiram nessa quarta-feira em Casablanca, na margem de uma reunião particular,  as maneiras de "combate o extremismo e o terrorismo", conforme informado o vice-primeiro ministro de Relações Exteriores da jordania, Nasser Judeh.

 O monarca marroquino discutiu com o seu homólogo jordaniano a forma de "combate o extremismo e terrorismo".

A agência de notícias marroquinas considerou ´qualidade´ a visita do monarca jordaniano para Marrocos, caracterizda tanto uma "relação de fraternidade e de parentesco entre o Rei Mohammed VI e o rei Abdullah II Ibn Al Hussein," como "relação íntima entre suas famílias reais, fraterna e histórica entre os dois povos irmãos."

 Indicando, por outro lado, que os dois reis discutiram assuntos de caráter internacional e regional, enquanto que a "étapa que se atravessa é cheia de desafios para o Magrebe Árabe e o mundo inteiro".

 Esses assuntos discutidos envolvem o combate o "extremismo e o terrorismo, ou tudo que tenta a religião islâmica para manchar sua imagem", lembrando que " há uma responsabilidade histórica" para os Majestades  " defender esta grande religião islâmica, de tolerância, de convivência e de aceitação ,.,  denunciando todas as tentatives que visam manchar sua imagem tolerada e moderada"

Entre outros assuntos levantados, disse o ministro jordaniano, durante esta visita, do mundo árabe, principalmente " os acontecimentos do Iêmen contra a legitimidade " e "ausência de uma solução política e que acentua a violência, a destruição e a propagação do terrorismo e de extremismo na Síria", face  aos "desafios que enfrenta  Iraque, apesar da intervenção neste país para instaurar a paz e estabilidade", e numa situação de instabilidade na Líbia.

 Marrocos e Jordânia, dois aliados do ocidente, participam em ataques aéreos da coligação contro "Estado islâmico" no Iraque e na Síria. Marrocos presente por parte da coalizão sob a liderança dos Emirados Árabes Unidos.

 O monarca Abdullah II, entronizado em 1999, mesmo ano em do rei Mohammed VI, o qual tem realizado a quarta visita a Marrocos, único reino árabe que não pertence ao Conselho de Cooperação do Golfo (CCG).

 Em 2011, em meio da Primavera Árabe, os líderes do CCG apelaram para um período de Marrocos e Jordânia para integrar o Conselho de Cooperação do Golfo, antes de criar o fundo de interesse por um financiamento no valor de cinco mil milhões de dólares.

Para manter as relações entre os dois países, "considerados " históricos, distintos e fraternos, chamam outros para o mesmo objetivo ", conforme descreveu a qualidade de visita  para incrementar acordos de livre comércio e relações avançadas em termos económicos e estratégicos em prol dos povos de dois países.

 O comércio entre Marrocos e Jordânia vai conhecer um impluso, 40 milhões de euro  em 2014. com novas medidas, acordos e parcerias de negócios.

Lahcen EL MOUTAQI