RESUMO: O tecido muscular se regenera mediante à estímulos de estresse por meio da ativação das células satélites que iniciam e auxiliam nesse processo de recuperação tecidual. Em virtude disso, esta revisão integrativa tem como objetivo de apresentar os aspectos relacionados a recuperação do músculo e como as células satélites desempenham esse papel no tecido.

PALAVRAS CHAVE: Células satélites, recuperação muscular e hipertrofia.

INTRODUÇÃO

As células satélites são pequenas células miogênicas, em estado quiescente, ou seja, permanecem em repouso até serem solicitadas e se encontram localizadas entre o sarcolema e a lâmina basal das células do músculo. Durante a vida extra-uterina estas células permanecem em estado quiescente, porém dependendo de certos estímulos, como em caso das microlesões, elas são ativadas, sintetizando diversas proteínas que contribuem para modificar o status desta célula. A partir daí elas podem se diferenciar em mioblastos, dividir-se, migrar e se unirem, passando a contribuir assim para a regeneração e/ou crescimento do tecido muscular (BECCAFICO et al., 2007; TAJIKA et al., 2007).

Sabe-se que as células satélites são fundamentais no processo de recuperação do tecido muscular lesionado. Lesões inferidas ao sarcolema fazem com que essas células migrem até o local afetada onde podem se agregar às fibras musculares que não sofreram com o trauma ou posicionar-se no tecido se diferenciando em células precursoras de células musculares denominadas mioblastos. A fusão da célula satélite com a consequente “doação” de seu núcleo permite um aumento na formação de proteínas, o que aumenta as chances de recuperação do tecido. Daí a diferenciação em mioblastos irá contribuir para o aparecimento de novas fibras preenchendo e recuperando a região lesada (BAKER et al., 2007; MCFARLAND et al., 2007).

Portanto, a presente investigação busca abordar os aspectos de como o músculo esquelético pode regenerar e desenvolver-se frente a uma lesão. Sendo esta pesquisa uma revisão integrada a partir de artigos inseridos através do motor de busca MEDLINE com os termos satellite cells, muscle recovery and hypertrophy., na qual foram utilizados o que parecia ser mais interessante para a conclusão deste trabalho.