REFUTAÇÃO A VÍDEO DE UM REVERENDO ASPERSIONISTA

 

Os que abandonam a lei louvam os ímpios; mas os que guardam a lei pelejam contra eles.” (Pv.28:4)

Trata-se de uma refutação ao vídeo intitulado COMO DEIXAR UM BATISTA CONFUSO?, apresentado pelo reverendo aspersionista Augustus Nicodemus Gomes Lopes e postado no Youtube no dia 25/12/2013.

Começo dizendo que, não obstante o gracejo adrede alvejado, eu creio que qualquer tentativa de confundir os batistas, ainda que venha da parte do diabo, será reputada como estéril e debalde. Ora, se o diabo não conseguiu, em mais de dois milênios, não será um desenxabido filme de menos de dois minutos de duração que conseguirá. O título dado ao vídeo aduz um estrepitoso malogro, porquanto os batistas têm um Deus, que NÃO É DEUS DE CONFUSÃO, mas sim de paz.” (1Co.14:33); e Ele nos garante: e saberás que eu sou o Senhor, e que os que por mim esperam NÃO SERÃO CONFUNDIDOS.” (Is.49:23). “Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma Pedra de tropeço; e uma Rocha de escândalo; e QUEM NELA CRER NÃO SERÁ CONFUNDIDO.” (Rm.9:33). “Porque a Escritura diz: NINGUÉM QUE NELE CRÊ SERÁ CONFUNDIDO.” (id.10:11)

Diz o reverendo aspersionista: “… No Novo Testamento, tem hora que você tem a impressão de que o batismo é por aspersão, derramando água na cabeça; mas, às vezes, tem hora que se tem a impressão de que era por imersão. O que é que isso, né? No dia de Pentecostes se batizaram três mil pessoas. Duvido que o prefeito de Jerusalém tinha deixado os Apóstolos levar três mil pessoas para batizar no tanque da cidade, né? Onde é que eles batizaram três mil pessoas em Jerusalém, lá? Que tanque eles foram batizados? Então, me parece mais provável é que foi nem por aspersão, mas afusão, né? Os Apóstolos lançaram água, não sei como eles fizeram isso. Aí é a questão de como. A Bíblia também não é clara. (…) Os presbiterianos dão uma mãozada, assim, de água; cobrem, e já está resolvido.”

Uma pergunta: Porventura as palavras supracitadas demonstram confusão em quem? Quem tem a IMPRESSÃO de que, numa hora, o batismo é por aspersão; noutra, é por imersão?

Os batistas não tiveram, não têm e nunca terão impressão (= opinião vaga) a respeito de como efetuar o batismo. Muito pelo contrário! Eles têm certeza de que o batismo é por imersão. Aliás, os batistas não são confusos neste e noutros assuntos espirituais, porque possuem a unção da parte do Santo, e não a catequese impressionante de um catequista confuso: “Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento. E quanto a vós, a unção que dEle recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina A RESPEITO DE TODAS AS COISAS, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nEle permanecei.” (1Jo.2:20,27)

Batismo por imersão… Que tonitruante pleonasmo!

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa assim define o vocábulo BATISMO: Latim BAPTISMUS, do grego BAPTISMÓS, IMERSÃO. E IMERGIR, segundo o mesmo Dicionário, significa: MERGULHAR; ESTAR IMERSO; ENTRAR; AFUNDAR-SE. Portanto, aplicando-se o real e devido significado da palavra, é impossível alguém batizar uma pessoa sem mergulhá-la, sem imergi-la; sem deixá-la entrar; sem afundá-la na água. Qualquer intenção batismal fora desta realidade, é reles caricatura.

Com efeito, o aspersionista, para ser coerente, deveria suprimir do seu vocabulário a palavra batismo e aplicar somente a palavra sacramento, que lhe é tão familiar. Então, quando um aspersionista diz que vai “batizar por aspersão” uma pessoa, ele está simplesmente dizendo que vai mergulhar a pessoa e, ao mesmo tempo, aspergir (= borrifar com gotas de água) a cabeça dela…

Um lance assaz esdrúxulo, não?

Corroborando: BATISMO POR IMERSÃO significa, literalmente, IMERSÃO POR IMERSÃO; um pleonasmo! E, BATISMO POR ASPERSÃO significa, literalmente, IMERSÃO POR BORRIFO; uma estranheza!

Por isso os batistas não têm a menor impressão a respeito desta imprescindível Ordenança do Senhor Jesus Cristo, porque eles possuem a Palavra Viva e Eficaz de Deus (Hb.4:12), e nela buscam diariamente (Is.34:16; At.17:11; Rm.15:4; 2Pd.1:19), e é ela a sua única porque toda suficiente regra de fé e prática (Is.8:20; Lc.16:29; Jo.5:39). Então, ao examinarem, com fé, as Escrituras Sagradas, os batistas veem que João batizava as pessoas onde havia MUITAS ÁGUAS, e não numa “pia batismal”: “Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali MUITAS ÁGUAS; e o povo ia e se batizava.” (Jo.3:23)

E, tanto o batizador quanto o batizando, ao chegarem ao local onde havia água, DESCIAM E SAÍAM da água: “E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? (…) Mandou parar o carro, e DESCERAM ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou. Quando SAÍRAM da água…” (At.8:36,38,39). “Batizado que foi Jesus, SAIU logo da água…” (Mt.3:16; Mc.1:10)

Ora, se valesse o recurso aspersório, por que ambos desceram à água? Por que Filipe não o conduziu à cidade, a um lavabo?

É só ler com os olhos da fé e praticar conforme se lê com os olhos da fé!

Continua o reverendo aspersionista: “… No dia de Pentecostes se batizaram três mil pessoas. Duvido que o prefeito de Jerusalém tinha deixado os Apóstolos levar três mil pessoas para batizar no tanque da cidade…”

De fato, At.2:41 informa-nos que ocorreram a conversão, o batismo e a agregação de quase três mil almas; daí, imaginar que essa multidão foi obstada por um prefeito e, por conseguinte, “batizada por aspersão”, é viajar, absorto, no mundo da conjetura e se perder no labirinto dos sofismas…

Eu creio que a multidão não foi batizada açodada e desleixadamente, mas no tempo de Deus, e do modo correto, consoante ensino do Evangelho. O Senhor Deus sempre providenciou e providenciará os meios necessários para que seus servos façam sua Obra com perfeição. Não nos esqueçamos de que Ele é Yahweh-Jireh (Gn.22:14).

Ora, se em nossas lavagens cotidianas, visando à purificação do nosso corpo, temos o desvelo de nos lavarmos completamente, por que em nossa lavagem espiritual, feita uma única vez, haveríamos de nos purificar incompletamente? Por isso a Palavra de Deus nos adverte: “Há gente que é pura aos seus olhos, e contudo NUNCA FOI LAVADA DA SUA IMUNDÍCIA.” (Pv.30:12)

Está escrito: tendo-a purificado com A LAVAGEM DA ÁGUA, pela Palavra.” (Ef.5:26); nos salvou mediante O LAVAR da regeneração e renovação pelo Espírito Santo.” (Tt.3:5); “Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? Este é aquele que veio por ÁGUA E SANGUE, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam.” (1Jo.5:5-8)

Ao dizer que Jesus Cristo veio por Água e Sangue, o Apóstolo certamente reporta-se ao que ele viu na cruz do Gólgota e registrou no seu Evangelho: “Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu SANGUE E ÁGUA.” (Jo.19:34). Portanto Jesus Cristo, nosso Bendito Salvador, verteu na cruz, por nós, Sangue e Água PLENOS!

Ora, se não recebemos parcialmente o Espírito (Jo.3:34), visto que Ele nos foi dado plenamente (Rm.5:5; 2Co.1:22; Gl.4:6; Ef.1:13,14); se não recebemos parcialmente o sangue de Jesus Cristo, visto que Ele o verteu plenamente por nós, até que lhe saísse água (Jo.19:34); igualmente, não podemos receber a água de forma parcial, reduzida, “Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam.” (1Jo.5:8). Estes três concordam, isto é, estão em perfeito acordo; e acordo é concordância de sentimentos ou ideias; concórdia.

Finaliza o reverendo aspersionista: “… Os presbiterianos dão uma mãozada, assim, de água; cobrem, e já está resolvido.”

Leiamos: Fomos, pois, SEPULTADOS com Ele pelo BATISMO na morte…” (Rm.6:4); e “tendo sido SEPULTADOS com Ele no BATISMO…” (Cl.2:12)

À luz destes textos, considerando que o batismo simboliza A MORTE E O SEPULTAMENTO do velho homem, da velha natureza adâmica, do corpo do pecado, para RESSURGIR o novo homem, pergunto: Suponhamos que em algum lugar ocorresse uma catástrofe de proporções gigantescas e morressem três mil pessoas, e um adepto da aspersão fosse pessoalmente realizar os sepultamentos…

Então, ele colocaria todos os mortos nas covas e daria apenas uma “mãozada” de terra nas cabeças de cada um, deixando todos os corpos insepultos, mas considerando-os sepultos? Caso positivo, essa obra não seria o “sepultamento” mais insepulto que uma sepultura já recebeu e que o povo já presenciou?

Finalizo este trabalho com este ensino do Apóstolo Paulo, no qual ele diz que HÁ “um só Senhor, uma só fé, UM SÓ BATISMO.” (Ef.4:5). Logo, se HÁ UM SÓ BATISMO, dentre tantos praticados mundo afora, eu creio que o batismo ensinado pelo Batista (Mt.3:6; Mc.1:5; Jo.1:28) e pelo Senhor Jesus Cristo (Mt.28:19; Mc.16:16) e praticado pelos batistas e por todas as denominações evangélicas sérias, é o batismo segundo o Novo Testamento das Escrituras Sagradas, muito bem eternizado neste belo Hino: “… As águas nos encobrem, / Assim também, Senhor, / As águas Te cobriram / De morte e de furor; (…) Contigo sepultados, / Queremos nós aqui / Renunciar o mundo, / E só viver por Ti;…” (Hino OBEDIÊNCIA NO BATISMO, nº 147 do Cantor Cristão, Hinário das Igrejas Batistas da Convenção Batista Brasileira).

Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar, e nada se lhe pode tirar; e isso Deus faz para que os homens temam diante dEle.” (Ec.3:14). Amém!

Lázaro Justo Jacinto