RESUMO

O presente artigo traz informações acerca do reforço escolar, e, sua contribuição para o processo ensino aprendizagem como ferramenta de auxilio na formação do individuo, a fim de sanar as dificuldades decorrentes de vários fatores - externos e internos - que comprometem o letramento e a alfabetização desta criança. Este estudo tem como objetivo geral: investigar de que maneira o reforço escolar tem contribuído para o processo ensino aprendizagem e como objetivos específicos: estimular o aprendente a localizar os erros; permitir ao aluno que compreenda seu potencial; criar condições favoráveis que levem os aprendentes a aproximar-se mais do conhecimento e criar novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades as quais os alunos apresentam dificuldades. É uma pesquisa bibliográfica, para tanto, se pesquisou autores que tratam destes assuntos em seus livros, como: Tiba (2012), Emilia Ferreiro (2010), Sisto (2009), Chraim (2009), Scoz (1994), Paulo Freire (1979) e outros. O reforço escolar é uma abordagem complementar e não somente a repetição do que não foi aprendido na aula, ele deve oferecer nova perspectiva nas relações sociais da escola e a possibilite ao aluno a oportunidade de combater as próprias deficiências e potencialize sua aprendizagem. A escola busca parceria com acompanhamento especializado e com a família para trabalhar as diversas dificuldades que apresentam seus educandos.

Palavras - chave: Reforço Escolar. Processo Ensino Aprendizagem. Abordagem Complementar. Acompanhamento Especializado.

INTRODUÇÃO

A pesquisa partiu da vivência do pesquisador com o reforço escolar, que se questionou se este realmente auxilia os educadores, então desenvolveu a pesquisa bibliográfica em cima deste questionamento, onde se pretende investigar de que maneira o reforço escolar tem contribuído para o processo ensino aprendizagem.

 A escola busca parceria com a família para trabalhar as diversas dificuldades que apresentam seus alunos, e para tal processo acontecer de modo satisfatório, foram elencados alguns objetivos acerca do reforço escolar.

Este estudo tem como objetivo geral: investigar de que maneira o reforço escolar tem contribuído para o processo ensino aprendizagem e como objetivos específicos: estimular o aprendente a localizar os erros; permitir ao aluno que compreenda seu potencial; criar condições favoráveis que levem os aprendentes a aproximar-se mais do conhecimento e criar novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades as quais os alunos apresentam dificuldades.

A contribuição do reforço escolar durante o processo ensino aprendizagem desenvolve-se procurando sanar as dificuldades decorrentes de vários fatores - externos e internos - que comprometem o letramento e a alfabetização desta criança. Pode-se questionar dentro desta perspectiva, como o reforço escolar pode contribuir para superar as dificuldades de aprendizagem de crianças nas series iniciais do ensino fundamental?  

Para fins de conclusão, serão apresentadas colocações de ordem geral sobre o reforço escolar e sua contribuição para o processo ensino, onde é necessário que a escola e a família, compartilhem critérios educativos que facilite o crescimento harmônico das crianças, e o reforço escolar é uma ferramenta de grande valia para este processo, e colabora para que a educação aconteça dentro e fora da escola, a fim de estabelecer uma relação de apoio ao processo educativo.