A Medicina Alternativa tem servido para facilitar a vida de pacientes com doenças sérias e que não possuem a acessibilidade de proceder com um atendimento particular ou o uso da compra de remédios, essa outra linha tem um melhor custo benefício e incita a promoção a saúde de modo direto, pois conta com profissionais que sabem lidar com o paciente, não só fisicamente, mas mentalmente, trazendo para ele um conforto psicológico e ausência de dores.

Reflexologia é um estudo baseado nos reflexos humanos, ela determina que cada ponto nervoso do corpo é interligado a algum órgão do mesmo, fazendo assim com que haja estímulos sobre zonas específicas e que essas zonas repassem algum resultado para uma possível dor ou desconforto; é bastante admirada no quesito de materiais, pois não precisa de nenhum para efetivar as ações. De origem milenar esse estudo é uma terapia totalmente natural, uma prática Chinesa, há mais de 5000 anos (Bressler, 1996). Documentos antigos comprovam que essa terapia era utilizada também pelos egípcios como forma de recuperar a saúde dos enfermos, outros povos que também aderiram a terapia foram os índios americanos que faziam o uso para fins terapêuticos, (LEITE;ZÂNGARO,2007) mas, de fato, os egípcios que fizeram comprovação histórica de dados à Reflexologia.

A Reflexoterapia promove para o corpo um bem estar, o equilíbrio total, alivia tensões em toda musculatura, melhora a circulação do sangue e estimula a produção de endorfina, ao aplicar a tensão nas próprias mãos e passar essa tensão para o corpo do beneficiado, ele entrará em um grande relaxamento, e a dor ou incômodo que sentia antes, serão substituídas por conforto. Isso acontece porque ao aplicar com os dedos a pressão certa na zona (meridiano) certa, esta faz com que o corpo receba a mensagem pelo sistema nervoso e faz com que ele descontraia e fique totalmente relaxado. Para conseguir realizar as técnicas de aplicação, é necessário que se conheça todas as zonas de reflexologia do corpo e saber qual reflexo possui cada membro ao ser pressionado.

Essa técnica terapêutica alternativa e natural é eficaz segundo pesquisas, pois ela trabalha apenas com a fisiologia e neurologia, além de ser considerada uma arte, pois não é necessário apenas o conhecimento dessa técnica, mas também a habilidade e a total interação de dinamismo entre o aplicador e em quem é aplicado. Uma pesquisa feita no Centro de Fonte de Pesquisa de Medicina Complementar, University of Western Sydney, traz resultados de que a Reflexologia auxilia no alívio da ansiedade no trabalho de parto. Mas, também cita a necessidade de mais estudos sobre o assunto. (SMITH et al., 2012)

Ribeiro (2009) relata em sua pesquisa sobre pós-operatório de cirurgia cardíaca que os pacientes após receberem a reflexoterapia se sentiram mais relaxados, sonolentos e em total conforto, frisou também que tal feito só foi possível pois o profissional e o paciente tinham uma interação mútua, o que possibilitou a aceleração do processo.

O profissional chamado de Terapeuta Holístico é o Terapeuta que lida com práticas naturais onde busca principalmente o equilíbrio e o bem estar do paciente, e a Reflexoterapia está incluída nesse tipo de prática. É uma técnica em que todos podem se beneficiar e alcançar o real equilíbrio e repouso, o ideal é aprofundar melhor as pesquisas e consultar profissionais que possam trazer o que há de melhor nessa prática, buscar informações sérias e que estas sejam disseminadas para total conhecimento de quem realmente precisa.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

                                                 

BRESLLER, Harry Bond. Zone therapy.The Willianas Printing Company. Richmond. Virginia –U.S.A. 19962-LEITE, F.C.;

ZÂNGARO, R.A. Reflexologia: Uma Técnica Terapêutica Alternativa. IX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e V Encontro Latino Americano de PósGraduação Universidade do Vale do Paraíba, 2007

OXENFORD, Rosalind. Reflexzone Therapie. Antwerpen: Ars Seribendi, 1998.

SMITH, C.A, LEVETT, K.M, COLLINS, C.T, JONES, L. Massage, reflexology and other manual methods for pain management in labour. Centro de fonte de pesquisa Medicina Complementar, University of Western Sydney, 2012.

RIBEIRO, J. A. O cuidado de enfermagem no pós-operatório de cirurgia cardíaca: as percepções da pessoa que recebe reflexoterapia. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. FLORIANÓPOLIS ,2009