REFLEXÕES SOBRE O TEXTO FERNÃO CAPELO GAIVOTA - RICHARD BACH
Por Tatiana Akari Simões Rodrigues | 12/08/2016 | EducaçãoNOME: Tatiana Akari Simões Rodrigues
EMAIL: tatinha_tatinha@globo.com
RESUMO
Pensando em um texto que nos mostrasse alguma motivação no nosso cotidiano, nos deparamos com o texto Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach que colabora com o nosso viver e nos faz trabalhar numa perspectiva de nunca desistir de nossos sonhos.
Acreditamos que esta é uma leitura fundamental para que possamos pensar um mundo diferente e que podemos realizar muitos de nossos sonhos. A mensagem que fica é que desafios podem e devem ser vencidos e para isso necessita de nossas realizações. No decorrer desta reflexão deixaremos nossas considerações e o resumo desta obra.
REFLEXÕES SOBRE O TEXTO FERNÃO CAPELO GAIVOTA - UMA LIÇÃO DE VIDA Primeiramente, gostaria de iniciar minha interpretação dizendo que esta é uma grande história de descobertas, desafios, realizações e acima de tudo, uma grande lição de vida.
Fernão Capelo Gaivota era uma gaivota diferente de seu bando, talvez a mais evoluída, enquanto uma multidão de sua espécie lutava por migalhas, ele lutava contra seus próprios limites, como em nossa sociedade, onde muitos de nós aceitamos nossas condições sem questioná-las , achando assim que o que temos é o bastante.
Mas para Fernão, não !!! 2 Fernão foi capaz de lutar pela sua felicidade, pelo seu crescimento pessoal e espiritual, uma gaivota disposta a ajudar sua espécie a evoluir, desprendido de tudo e de todos, mas capaz de ajudá-los em sua evolução.
Infelizmente as pessoas ou até os animais não estão preparados para "tal evolução", e muitas vezes somos mau interpretados por este crescimento interior, e foi isso que aconteceu com Fernão, excluído pelo líder mais velho de sua espécie, a se retirar do grupo, já que não seguia os costumes das outras gaivotas.
O que para ele não foi tão difícil, já que era desapegado, sozinho ele viveu toda a sua vida mais feliz por ter realizado suas vontades e ultrapassado seus limites.
Foram muitos anos sozinho, sem lamentações, Fernão viveu uma vida longa sem tédio, medo ou ira.
Estava pronto para subir ao céu, acompanhado por duas irmãs, mais parecidas com estrelas brilhantes, Fernão percebeu naquele momento seu corpo reluzente como uma prata polida, havia alcançado o céu em sua perfeita glória.
Gaivota iluminada, logo percebeu ao chagar no paraíso, que da vida não sabia nada e que precisava aprender mais e mais.
Um momento incrível desta obra é que descubro que feliz do homem que descobre não saber de nada e dentro de uma humildade brilhante descobre que precisa continuar buscando por novos aprendizados.
De coração aberto e pronto para aprender, Fernão passou a ouvir os ensinamentos do Sr.
Chiang, seu líder no paraíso.
Chiang passou seus maiores ensinamentos à Fernão, como um mentor espiritual lhe ensinou sobre passado e futuro, bondade, amor e perdão.
Mas a evolução de Chiang lhe fez elevar-se ainda mais, deixando seu bando refletindo sobre os princípios da vida. Fernão passou a refletir muito pelas gaivotas da terra e sempre com o coração cheio de amor, não lhe saia da cabeça a vontade de retornar a terra e ajudar as gaivotas, com a ajuda de Henrique, ele percebeu que o amigo tinha razão, quando dizia: " _ Vê mais longe, a gaivota que voa mais alto." 3 E assim Fernão retorna a terra, não só com seu aprendizado de saber voar em alta velocidade ou por ser rápido, mas com a maior missão da sua vida, quebrando os costumes e conceitos estabelecidos pelo seu bando, mas mostrando sua mensagem de paz, igualdade e amor.
Fernão Capelo Gaivota marca em nossa alma seus ensinamentos, buscar a perfeição, testar nossos limites, aceitar novos aprendizados, superar obstáculos e o principal deles :
" perdoar para ter a paz interior tão desejada." Uma grande história!
[...]