REFLEXÕES SOBRE A PSICMOTRICIDADE E SEU USO EM SALA DE AULA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PEDAGOGIA

*Lorena Lima Ribeiro

Estudos atuais abordam que um desenvolvimento motor traz bons resultados na vida das crianças em seus aspectos: social, intelectual e cultural. O termo desenvolvimento motor refere-se a interação existente entre o pensamento consciente e inconsciente, assim como aos movimentos realizados pelos músculos, com o auxílio do sistema nervoso. Assim, estudar o desenvolvimento motor implica em compreender as transformações que ocorrem continuamente por meio da interação dos indivíduos entre si e com o meio em que vivem. Sobre isto Gallahue (2005) afirma :

O desenvolvimento motor está relacionado às áreas cognitiva e afetiva do comportamento humano, sendo influenciado por muitos fatores. Dentre eles destacam os aspectos ambientais, biológicos,familiar, entre outros. Esse desenvolvimento é a contínua alteração da motricidade, ao longo do ciclo da vida, proporcionada pela interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente. (GALLAHUE, 2005, p. 03).

AS primeiras tentativas de estudo do desenvolvimento motor foram realizadas numa perpesctiva maturacional. Esses estudos foram conduzidos por Arnold Gesell (1928) e Myrtle Megraw (1935), que tornaram-se os mais conhecidos na pesquisa do desenvolvimento motor. Durante o período da Segunda Guerra Mundial(1939-1945) surgiu uma nova geração de estudiosos das questões motoras, estes liderados por Anna Espenshade, Ruth Glassow e G. Lawrence Rarick que concentraram seus estudos na descrição das capacidades motoras de crianças em idade escolar.

No século XX, o desenvolvimento motor humano passou a ser estudado detalhadamente por profissionais da área da educação física, que trouxeram nossa perspectivas na compreensão da relação desenvolvimento motor e aprendizagem. A partir dos estudos desses pesquisadores pode-se melhor compreender sobre os estágios de desenvolvimento dos indivíduos e de suas funções psicomotoras, essas relacionadas as suas faixas etárias, sendo considerado também que cada pessoa possui habilidades motoras diferentes, que se evoluem de acordo com suas necessidades.

Durante anos a Psicologia buscou compreender e dar soluções que pudessem ajudar no desenvolvimento da criança, entendendo que na medida em que ela cresce e amadurece fisicamente, sua inteligência também se desenvolve mudando seu comportamento social e emocional. Assim, surge a educação psicomotora, entendida como uma metodologia de ensino que serviria para instrumentalizar o movimento humano enquanto meio pedagógico. De acordo com Airton Negrine (1995) :

A educação psicomotora é uma técnica, que através de exercícios e jogos adequados a cada faixa etária leva a criança ao desenvolvimento global de ser. Devendo estimular, de tal forma, toda uma atitude relacionada ao corpo, respeitando as diferenças individuais (o ser é único, diferenciado e especial) e levando a autonomia do indivíduo como lugar de percepção, expressão e criação em todo seu potencial. (NEGRINE, 1995, p. 15).

Através de estudos, acredita-se que a psicomotricidade ajuda o aluno para uma melhor assimilação das aprendizagens escolares. Dessa forma, foram levados para a sala de aula os recursos com movimentos que envolviam a educação psicomotora, os quais abrangem a aquisição do domínio corporal, definindo a lateralidade, a orientação temporal e espacial, desenvolvimento da coordenação motora grossa e fina, equilíbrio e a flexibilidade. Para Le Boulch (1984),

“O objetivo central da educação pelo movimento é contribuir para o desenvolvimento psicomotor da criança, da qual depende, ao mesmo tempo, a evolução de sua personalidade e o sucesso escolar.”. Isso signifca que quanto mais cedo as questões motoras forem abordadas no ambiente escolar, mais os alunos poderão conhecer-se melhor, desenvolvendo a maturidade, a consciência e a inteligência.(LE BOULCH,1984, p. 24).

Desde pequenas, as crianças por natureza própria são inseridas no mundo dos movimentos. Porém, faz-se necessário que no decorrer de toda sua vida escolar, esses movimentos sejam aprimorados possibilitando ás mesmas um maior avanço e extensão de seus limites. Por isto, é fundamental que os educadores que atuam na educação infantil tenham conhecimentos sobre a psicomotricidade, para que as atividades desenvolvidas nos espaços escolares possam proporcionar uma ampliação psicomotora e portanto um maior desenvolvimento em todos os aspectos da criança, como: psicquico, afetivo, emocional, cognitivo, além das questões físicas.

Para Negrine (1995,) um dos elementos que justificam a educação psicomotora na educação básica é a evidência sobre seu papel na prevenção das dificuldades de aprendizagem, ou seja é o momento em que a criança constrói os principais instrumentos internos de que servirá primeiramente de maneira inconsciente e depois conscientemente no processo de interação consigo mesma e com o outro.

Outro importante papel atribuído a educação psicomotora é a de prevenção, que segundo Fonseca (2004, p. 10) :” (…), pode ser vista como preventiva, na medida em que dá condições à criança desenvolver melhor em seu ambiente. É vista também como reeducativa quando trata de indivíduos que apresentam desde o mais leve retardo motor até problemas mais sérios. É um meio de imprevisíveis recursos para combater a inadaptação escolar “. Assim, entendemos que a psicomotricidade, em sua ação educativa, pretende atingir a organização da noção do corpo como marco espaço temporal, uma vez que, é fundamental ao processo de aprendizagem, pois, busca conhecer o corpo nas suas múltiplas relações.

A teoria Piagetiana afirma que a inteligência se constrói a partir da atividade motora das crianças, principalmente em seus primeiros anos de vida, até os sete anos, em que o conhecimento e a aprendizagem, centram-se na ação da criança sobre o meio. Contudo, em se tratando de educação psicomotora é importante destacar que o professor precisa conhecer sobre o desenvolvimento infantil e as funções psicomotoras, para poder compreender em que momento poderá através da psicomotricidade estar auxiliando seu aluno a aprender melhor, assim como a superar suas dificuldades.

o médico e professor de Educação Física Le Boulch (1984) , destaca á importância de dois aspectos para o desenvilvimento das funções motoras nas crianças, que são o aspecto funcional e o afetivo , pois ambos contribuem para que o desenvolvimento infantil seja completo. Nesse sentido, o professor tem um papel muito importante na construção da aprendizagem dos alunos, uma vez que sua função ganha destaque quando se trata da educação infantil, pois, é nesse período que o vinculo aluno-professor fica mais forte favorecendo assim a aprendizagem. É através do olhar do professor, enquanto mediador do processo que se perceberá a evolução do processo de construção do conhecimento do aluno, assim como as dificuldades geradas por ele,realizando um importante trabalho de prevenção em relação as dificuldades de aprendizagem, procurando descobrir as potencialidades e limitações, afim de que possam ser melhor trabalhadas. Segundo Oliveira (1997),

É pela psicomotricidade e pela visão que a criança descobre o mundo dos objetos, e é manipulando-os que ela redescobre o mundo: porém esta descoberta a partir dos objetos só será verdadeiramente frutífera quando a criança for capaz de segurar e de largar, quando ela tiver adquirido a noção de distância entre ela e o objeto que ela manipula, quando o objeto não fizer mais parte de sua simples atividade corporal indiferenciada.(OLIVEIRA, 1997, p.34 )

Nesse sentido, a Psicomotricidade consiste na a relação entre pensamento e a ação, envolvendo as emoções, considerando-se a educação psicomotora uma modalidade educativa necessária a toda criança. Acredita-se que o jogo dentro da expectativa lúdica e ou educativa, pode contribuir para uma melhor aprendizagem tanto de crianças sem deficiência, quanto crianças com deficiência, uma vez que favorece ações de satisfação e prazer levando a uma aprendizagem significativa.

A psicomotricidade é uma ciência que busca sobretudo através do movimento humano mostrar as relações que são estabelecidas interna e externamente, destacando as possibilidades e os limites de como vivenciar através do corpo experiências que levem o sujeito a perceber-se, assim como tudo que o cerca. Mais do que puro movimento, a psicomotricidade se delineia a partir de processos físicos, emocionais e intelectuais, os quais possibilitam o desenvolvimento da inteligência emocional, elemento fundamental no decorrer do processo de desenvolvimento das crianças durante todo seu processo de formação.

Referências

GALLAHUE, David L; OZMUN John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2005

LE BOULCH, Jean. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: psicomotricidade: alternativas pedagógicas. Porto alegre: Prodil, 1995.

VAYER, Pierre. A Criança Diante do Mundo na Idade da Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987