O trabalho traz como objetivo analisar as causas das desigualdades sociais no Brasil e suas consequências. Fundamentado na pesquisa bibliográfica, a pesquisa mostra que em qualquer lugar do Brasil aumenta o desconforto com a condição de desigualdade social que vem colocando de fora parte significativa de segmentos da população brasileira do acesso a condições mínimas de dignidade e cidadania. O indecoroso título de campeões mundiais da desigualdade, resultado de uma herança de injustiça social, mobiliza a arena pública para a discussão de uma realidade social contundente e aterrorizadora. A pobreza é a problemática mais urgente que o Brasil precisa solucionar. A grande quantidade de pessoas pobres encontra-se imerso em um país cuja renda per capita possibilita considerá-lo pobre. O Brasil encontra-se, logo, no quarto mais rico do mundo. O Brasil, apesar de está entre as dez maiores economias do mundo é um dos campeões em desigualdade social. Tal situação é resultado de um longo percurso de descaso e conformismo de toda sociedade.

Palavras-chave: Brasil. Desigualdade social. Questão social.

1 INTRODUÇÃO

A desigualdade social se tornou uma questão social. O principal conceito de questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade. A questão social surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente.

O processo de urbanização e industrialização deu origem ao empobrecimento da classe operária, e acabou por conscientiza-los das condições em que trabalhavam, onde a questão social acabou atingindo contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que recorreu à implementação de políticas sociais.

A atual questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações e etc.

 A questão social é muitas vezes vista como um objeto do serviço social. O conceito de questão social está relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida.

O interesse pelo tema decorre da necessidade de buscar informaçõessobre a desigualdade social no Brasil, visto que é um problema real onde se origina vários problemas como o desemprego, sequestros, violência, problemas que causam desequilíbrios no clima político e social brasileiro.

Fundamentado na pesquisa bibliográfica trouxe como problemática: o que causa a desigualdade social no Brasil?

Assim, traz como objetivo analisar as causas das desigualdades sociais no Brasil e suas consequências.

2 O AGRAVO DA POBREZA E DAS DESIGUALDADES SOCIAIS COMOPRODUTO DE UM SISTEMA

No decorrer do século XVIII, o capitalismo teve um enorme crescimento, com a ajuda do processo da industrialização, surgindo assim as relações entre o capital e o trabalho, logo o sistema capitalista, que era o grande patrão, e o trabalhador assalariado passaram a ser os principais atores desta organização.

A causa encontrada para estenovoperíodo foi o liberalismo que se fundamentava na defesa da propriedade privada, comércio liberal e igualdade dianteda lei. Assim, a velha sociedade medieval estava sendo totalmente modificada, assim o nome de homem de negócios era enaltecido como pessoa de boas qualidades, de virtude, e eram-lhe fornecidas todos os créditos uma vez que ele poderia praticar o bem a toda sociedade.

A pessoa de negócios era elogiada, ou seja, era o êxito total e mencionado para todas as pessoas como exemplo para os demais membros da sociedade, a riqueza era mostrada como êxito pelos seus empenhos, diferente do principal embasado da desigualdade que era a pobreza, sendo esta o fator essencial do fracasso pessoal.

Então, naquelafase, os menos favorecidos deveriam unicamente cuidar dos bens do dono do estabelecimento, máquinas, ferramentas, transportes e outros, e supostamente Deus era testemunha do empenho e da dedicação do homem trabalhador ao seu patrão. Enfatizava que a pobreza se ocorria pelo seu fracasso e pela falta de benefício, então o pobre era pobre porque Deus o quis assim, era seu destino.

A classe dos pobres serviam apenas e de forma exclusiva para trabalhar para seus patrões e tinham que lucrar somente o essencial para sua sobrevivência, eles não podiam melhorar suas condições de vida, pois poderiam não se submeter mais ao trabalho para a classe detentora do poder, a existência do pobre era defendida pelos ricos, pois os ricos são ricos as custas dos pobres, ou seja para poderem ficar ricos eles necessitam dos pobres realizando os trabalhos para eles, assim pode-se dizer que os pobres não podiam deixar de serem pobres. Ficariam na classe tida subalterna (HOFFMANN,1998).

Assim, percebe-se que as mazelas e as desigualdades marcam a história de diversos países e de milhões de pessoas há séculos, e muitos pesquisadores acreditam que a partir do capitalismo, a desigualdade tornou-se mais manifesta.

Diversas teorias surgiram no século XIX criticando as elucidações sobre desigualdade social, nesse sentido, um dos relevantes nomes da história no debate do problema é o filósofo Karl Marx (1818-1883), que interpreta a miséria como umaferramentausada pelas classes que estão no poder. Para ele, a desigualdade é consequência da divisão de classes – entre aqueles que possuem os meios de produção e a classe trabalhadora, que só possui a força de trabalho para assegurar a sobrevivência.

Conforme Marx (1988) enfatizou, para que esse sistema funcione adequadamente é preciso a existência de trabalhadores desprovidos dos meios de produção; a desigualdade, logo, depende da forma como a sociedade estrutura a produção e a distribuição dos bens que consome.

Segundo Marx (2006) aborda que as desigualdades sociais como resultado de um conjunto de relações fundamentada na propriedade como um aspecto jurídico, e também aspecto político. O poder de dominação é que dásurgimento a essas desigualdades. As desigualdades são provenientedessa relação contraditória, refletem na apropriação e dominação, dando surgimento a um sistema social, neste sistema uma classe produz e a outra mantem a dominação, dando-se origem as duas classes sociais: as operárias e burguesas.