REFLEXÃO SOBRE O NATAL!

PROFESSOR CIRO JOSÉ TOALDO

 

            Chegamos ao natal, uma data que nos leva a refletir a respeito da existência e, por tratar-se de algo vinculado ao encerramento de um ano, a dimensão deste momento torna-se ainda mais magnífica!

            Dois mil e vinte e três, ao menos para este que vos escreve, foi um ano repleto de desafios, onde conquistas e tribulações fizeram-se presentes, contudo, o amparo da espiritualidade maior permitiu que chegasse ao final de mais um ciclo!

            Portanto, natal é envolvimento em uma magia estupenda que se enlaça com a religiosidade, memória e o encerramento de um ciclo da existência. A religiosidade, pois lembra Jesus, essa é a grandeza desta celebração natalícia do Mestre e Guia dos homens de boa vontade. Infelizmente tanto no passado como no presente, muitos não entenderam sua mensagem de paz, perdão, amor e, principalmente não julgar o seu semelhante. Não basta emocionar-se com Jesus em sua manjedoura, frente ao presépio, cantando ‘noite feliz’ e esquecendo-se do seu natal durante todo o ano, isto ocorre quando não lembramos os mais necessitados e fechamo-nos em nosso pequeno mundo, imaginando que somente os outros devem mudar a triste realidade deste planeta!

            A memória é outro fator importantíssimo relacionado ao natal, entretanto cada criatura terá a sua própria experiência! Quantos amigos, parentes ou conhecidos têm a visão negativa desta data, justamente pela experiência vivida e guardada na memória com algo triste relacionado ao natal! Agradeço a espiritualidade maior, pois tenho lembranças positivas deste período, seja da infância, adolescência e até das vivenciadas com meus filhos, pois preservei e passei para frente os valores recebidos de meus pais! Ainda a respeito da memória, infelizmente há muita confusão e até polêmica, uma vez que há o relacionamento do natal com o Papai Noel, essa figura trouxe outro contexto, tornando o natal em algo meramente consumista! Amo de paixão este bom velhinho, uma vez que me traz boas lembranças da infância, além de ser a alegria da criançada, mas devemos entender todo o contexto natalino!

            Por fim, natal é vinculado ao encerramento de um ciclo da existência. Estamos dando adeus ao ano de 2023, partimos para uma nova jornada que será concretizada em 2024. Neste sentido a presença de Jesus em nossas vidas e a importância da memória, sobretudo das boas experiências cultivadas devem se fazer presentes neste novo ciclo. Tenho a convicção que ao entrelaçar estas três dimensões, o natal terá sentido especial e não será mera data de calendário.

            Ainda que tenhamos muitas igrejas que não celebrem o natal de Jesus, sob a alegação de muitos fatores (aqui não irei discutir), contudo, a magia desta data deveria envolver todos, pois referimo-nos a Jesus, um ser de muita luz que é caminho, verdade e vida.

            Que na celebração do natal exista muita luz, paz e envolvimento com a espiritualidade. Não esqueça e tenha atenção para a forte tendência da atualidade: ter natal sem a presença do anfitrião que é Jesus!

            Que tenhamos forças para fazer valer as leis de Jesus: amor, paz e disseminação do bem. Façamos o nosso melhor e ajudemos esse mundo evoluir; obviamente não iremos salvar o mundo, mas podemos melhorar alguma coisa, especialmente a nossa vontade em fazer a nossa reforma íntima. Pratique a caridade, envolva-se em algum programa para ajudar seu semelhante. Saia de seu mundinho e de seu comodismo e, não imagine que alguma porta de igreja irá te fornecer sua salvação.

Feliz e abençoado natal para todos! Que dois mil e vinte e quatro seja um ano muito produtivo!

Até a segunda quinzena de janeiro!