Mais um ano escolar tem início. Novos desafios serão enfrentados e, como bom brasileiro, a esperança se renova para que se vislumbrem melhorias no sistema educacional; aliás, uma das questões que não permite nosso crescimento é pelo fato de nossa sociedade e, também na educação, vivermos de aparências, faz de conta e de bem-estar momentâneo. Quantos professores desanimados e quantas famílias quenão se empenham em ajudar seus filhos a ter gosto pelo estudo e, por conseqüência, ter gosto pela escola. Não queremos discriminar ninguém, apenas argumentar que devemos nos preocupar mais com a educação, pois, o ato de educar não pode ser um mecanismo individual, cada um só vendo seu lado; devemos ampliar a nossa visão de sociedade, rompendo com o individualismo e mero consumismo. Deveríamos entender que as crianças de hoje, são os adultos do amanhã e, caso não sejam instigados para viver num mundo diferente, perderam a oportunidade de ter, tanto na escola, como na família, a ajuda que vai estabelecer o fundamental na existência humana: capacidade seconviver com os outros e de entender que ninguém é melhor que os demais.

Entretanto, muitos delegam a tarefa de educar apenas para a escola. Onde fica o papel dos pais na arte do educar? Qual o tempo que a família destina para educar e formar seus filhos? Será que os meios de comunicação, especialmente a televisão não anda substituindo o papel dos pais? Creio que todos devem começar a rever pontos relacionados coma educação dos filhos para apaziguar mazelas desse mundo em que vivemos e, se isso não for feito, perderemos trabalhos de gerações que já fizeram sua parte junto a boa educação dos filhos.

Não ressaltamos pessimismo, bem sabemos que muitas famílias continuam acreditam nos valores e na tradição dos costumes de seus antepassados e acreditam no verdadeiro papel da escola. O importante épensar como anda a educação dos filhos e, que a escola também faça essa reflexão; de modo especial não podemos perder a dimensão de que os nossos 'pequeninos' só poderão aprender, por exemplo, o que é amor e solidariedade, caso vivenciem esses atos. Quem bem conhece crianças bem sabe que elas "copiam" comportamentos. Pensemos muito nisso. Como ressaltamos a educação, não devemos enfatizar apenas a criança: todas as fases da vida precisam ser levadas para essa reflexão. Quantos filhos maiores de idade e até casados, não chegaram à maturidade e ao desenvolvimento e se tornam assombros, tanto para a família como para sociedade? Será que algo não esta errado?

Sem sombras de dúvidas o início do ano escolar torna-se o grande momento para nos irmanarmos com a escola e, juntos, refletirmos sobre a importância da educação na vida do ser humano. Nossa trajetória junto à educação demonstra que quando escola e família se juntam na busca da melhoria da educação o sucesso é garantido. O inverso também apresenta suas conseqüências: quantas crianças perdem um ano escolar, pois os pais simplesmente as "depositam" na escola e lá ficam apenas aos cuidados de professores, diretores, coordenadores. Bem sabemos que sozinho ninguém educa.

Caros pais e os preocupados com o vislumbrar de uma sociedade aonde todos possam se tornar pessoas dignas que saibam respeitar seu próximo e possam exercer sua liberdade. A família e a escola devem buscar alternativas para formar com dignidade e hombridade as crianças e os jovens. A bem da verdade: não será proporcionando a realização de todos osdesejos dos filhos que conseguiremos faze-losvencer na vida, mas, ao contrário, devemos fazer com que aprendam a obedecer e ouvir um não, obviamente sabendo dosar o não e o sim. Esse é um dos primeiros ensinamentos que os pais devem dar aos seus filhos. A boa educação vem do berço.

Vivemos no mundo da constante transformação e da evolução, contudo devemos saber aonde queremos chegar, principalmente com a educação de nossos filhos. Importa é acreditar na escola que os colocamos e juntos (família e escola) avançarmos no processo da aprendizagem. Como já afirmamos em um artigo: tudo que fizermos, relacionado com a educação de nossos filhos, estaremos fazendo a nós mesmos, ao destino de nossa família, de nossa geração e da sociedade em que estamos inseridos. Ajude seu filho (a). Todos agradecem.