REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Altina Costa Magalhães

A prática pedagógica moderna exige que o processo de ensinar e aprender considere as características da sociedade atual marcada pela tecnologia, pela agilidade na produção, circulação e abrangência de informação e comunicação com diferentes linguagens e diferentes competências e habilidades a ser desenvolvidas no contexto educativo. O professor hoje não é somente o detentor do conhecimento, é um organizador de processos de aprendizagens que tem a sua disposição novos recursos através dos meios virtuais. Então é necessário que ele detenha o conhecimento, mas sobretudo saiba compreendê-lo, organizá-lo, e transpô-lo para situações didáticas.
Nesta perspectiva a proximidade com os recursos tecnológicos devem configurar a prática do educador moderno que deve mais do que ensinar, isto é deve mobilizar os educandos para a construção de aprendizagens por meio de estratégias que privilegiem a produção de idéias, e a resolução de problemas. Neste caminho a interação entre os envolvidos no contexto e o ambiente de aprendizagem deve permitir que o aluno seja ouvido, questionado, orientado, para que o seu conhecimento de mundo possa facilitar a construção de suas aprendizagens.
Nestes moldes o trabalho por projetos envolvendo toda a comunidade escolar torna-se satisfatório por favorecer novas relações entre educando e educador, entre ensinar e aprender, isto favorece que se realize um trabalho privilegiando as diferentes áreas do conhecimento, integrando as disciplinas, potencializando a interdisciplinaridade, criando elos entre professor/tecnologia/conhecimento/aluno. Esta nova maneira de educar promove a integração das mídias no desenvolvimento de projetos e claro provoca a conscientização sobre a necessidade de desenvolver uma nova gestão da prática pedagógica que agora requer uma postura colaborativa entre os membros da comunidade escolar. Parceria é agora a palavra de ordem para que se alcance êxito no âmbito da escola, onde cada um vai contribuir com suas responsabilidades, capacidades e habilidades possibilitando ao aluno novas formas de se relacionar com a escola, com as mídias, com o conhecimento, adquirindo novas formas de se comunicar integrando oralidade escrita em uma mesma situação de comunicação nos diversos ambientes virtuais, novas formas de pesquisar utilizando o hipertexto, novas formas de produzir, organizar e estocar o conhecimento adquirido.
Estas novas mudanças forçam o professor a assumir uma postura reflexiva e investigativa no seu fazer pedagógico e trabalhar no sentido de promover uma abordagem interdisciplinar, integrando o uso das mídias, construindo seu projeto de ação de forma a incentivar o trabalho colaborativo, no tocante ao planejamento, tema, uso das tecnologias, respeito aos diferentes estilos e ritmos de aprendizagens dos alunos.
A tecnologia nas escolas é uma necessidade urgente, pois impulsiona contextualizar situações locais e global para produzir novas idéias a fim de solucionar as problemáticas sociais da atualidade. Neste modelo de educação a escola propõe alternativas de mudanças do cotidiano através da formação de um indivíduo permeável aos inúmeros problemas e desejoso de solucioná-los construindo assim uma cidadania mais plena e uma sociedade justa e solidária.