PROFESSOR Me. CIRO TOALDO

            Acabamos de ouvir duas passagens bíblicas que são as mais significativas da vida de Jesus Cristo, sua morte e sua ressurreição. Creio que todos nós que trabalhamos nessa escola somos cristãos, disso tenho certeza, pois, todos os dias fazemos à oração que o próprio Cristo nos ensinou – o Pai Nosso. Por isso, há um grande motivo para aqui estarmos, nesse momento, reunidos em nosso ambiente de trabalho – esse motivo é celebrar a Páscoa – Para os Judeus – Páscoa, isso no Antigo Testamento significava a passagem – do Egito para a Terra que o Senhor Deus havia preparado para seu povo – mas, a nossa Páscoa é a de Jesus Cristo que tem seu maior significado, pois, Jesus vence a morte – portanto, hoje celebramos a vida, a esperança, a certeza que venceremos todos os males, todos os rancores... E meus colegas, quantas pessoas neste exato momento são sedentas de vida, de paz, de harmonia e de conciliação.. Quantas pessoas continuam vivendo como os discípulos de Emaús que não conseguem sentir e nem ver Jesus Cristo que acabamos de ouvir e basta pegar a bíblia para lermos, que esse momento pelo qual Jesus passou, deve encorajar-nos e animar nossa caminhada. Caros colegas, com toda a certeza, Jesus também engoliu sapos, foi esbofeteado, humilhado, mas com Ele podemos reafirmar nosso compromisso de fé e esperanças tendo a certeza que tudo o que fazemos neste mundo tem valor e nada será em vão. Devemos é continuar acreditando no que fazemos bem.  

Para encerar, deixo algumas idéias destas passagens bíblicas que ouvimos que sempre me chamaram atenção:

1. Há certa contradição que Deus nos apresenta: quem quer viver plenamente precisa morrer, numa sociedade apenas da aparência e do luxo, somos chamados, a exemplo de Jesus há ceder um pouco, a não querer aparecer tanto, ser mais humilde... Portanto, quem não morre todo dia um pouquinho, não vai partilhar a grande vida que Jesus nos mostra;

2 – O projeto vivido por Jesus não é o caminho para a morte, mas o caminho aprovado por Deus que, através da morte nos leva para a vida...

3- Por fim o nome das mulheres - aquelas que eram tanto discriminadas entre os judeus, na época de Jesus, são as primeiras a ver e entender o mistério de Jesus em sua mensagem “Somos filhos amados de Deus”.

Que Deus nos abençoe, abençoe nossa escola, nos dê força e coragem para avançarmos na vida e que todos tenham uma boa páscoa com Jesus. Amém.