REFLEXÃO SOBRE A MORTE DO PAPA JOÃO PAULO II

PROFESSOR CIRO TOALDO

 

Estimados irmãos, diante de tantas notícias negativas, o mundo recebe hoje a notícia da perda de um grande líder religioso que ensinou com sua vida e também com sua morte o quanto Deus é importante em nossa vida.

Desta forma temos a plena confiança que o Papa João Paulo II, ele que quando esteve no Brasil, acabou sendo chamado carinhosamente de ‘João de Deus’, ele jamais será esquecido por todos os brasileiros, na verdade ele sempre será lembrado por sua determinação, por sua autenticidade e pela coragem e, principalmente sua peregrinação – no Brasil esteve quatro vezes e atraiu multidões quando aqui esteve.

Quem conhece a vida deste que também foi chamado de João de Deus, sabe que ele foi uma criatura sofrida e lutadora, inclusive por viver em um país que não aceitava o cristianismo, a Polônia que viva sob a tutela da União Soviética.

 Este saudoso Papa nos demonstra que precisamos acreditar naquilo que fazemos nessa terra, precisamos levar com mais seriedade nossa religião; não importa se vamos virar pó, mas o que importa, independentemente da posição religiosa, política, social ou econômica são as ideias, as teorias e as doutrinas que guiam o ser humano, essas sim vão permanecer, como sempre demostrou com sua vida, João Paulo II.

Que possamos apreender com ‘João de Deus’ que precisamos acreditar em alguma coisa nessa vida e que por essa crença devemos lutar e, saibamos também agradecer ao Deus da vida e da misericórdia pelos bons exemplos que ainda podemos presenciar nesse mundo (nem tudo está perdido).

Com certeza a caminhada de Karol Wojtyla – ‘João de Deus’- demonstra que o ser humano, enquanto carne e osso, ele desaparece, mas suas ações, convicções, idéias e o seu modo de vida, independente da questão religiosa ou de outras posições, essa será a marca da imortalidade do ser humano.