A leitura é uma janela que guarda milhares de sonhos, fantasias, criações, viagens para terras onde jamais se imaginou existir.

A partir do momento em que tal janela é aberta, o ser não permanece mais o mesmo, pois sua mente é arejada por novos saberes, que possibilitam conhecimentos importantes para a construção de si mesmo e do mundo em que vive.

Importante perceber que a leitura nesse ponto citado, se trata do   ato de ler as palavras e compreender seus significados, ato enriquecedor para a vida, porém, há outro tipo de leitura que é realizado até mesmo por analfabetos, que é a leitura lato, ou geral, onde a partir do que se vê é possível entender o que está passando a sua volta.

Fascinante, portanto, é entender como a janela da leitura explorada, possibilita entender o mundo de uma forma mais completa, nos dois sentidos que ela propõe: leitura de mundo e leitura propriamente dita, permitindo a criação, vivência e abertura da imaginação para receber ideias inovadoras.

Pode-se concluir que a leitura é importante na formação do indivíduo, pois ao abrir essa janela, é possível habitar à casa do saber, onde a porta da alma se mantém sempre aberta para a construção de um ser mais sensível, inteligente, sociável, que buscará sempre mais, entendendo que uma vez que se praticou a leitura de forma entusiástica, a vontade de fazê-la novamente, será infindável.