Busca-se a reinterpretação sobre a alfabetização e letramento com processos metodológicos para ensino da escrita e leitura.

 Observa-se que o procedimento de alfabetização são atividades distintas, porém inseparáveis e requer do professor uma visão contínua e sistematizada, visto que a criança convive em uma sociedade letrada e que exige avanços no meio escolar.

 Pois, ler escrever atividades amplas partindo dessa constatação é de extrema importância, dentre outros aspectos estudos, reflexos e analise, para que tais procedimentos tornem eficientes como sendo tarefas complexas que dependem de processos perceptivos, cognitivos e lingüísticos.

Escrever, são mais do que um simples ato mecânico de decifração de signos gráfica são, antes de tudo orientar o aluno a saber diferentes formas de raciocínio no sentido de construção e interpretação das palavras, frases provimentos dos conhecimentos prévios do aluno.

 A possibilidade do aluno a utilizar a escrita e a leitura têm fundamentos profundos nos processos cognitivos da mesma da sociedade alfabetizada, formas de simbolizar a realidade de expor seu conhecimento do mundo e de conceder novos procedimentos de adquiri-lo.

 Alfabetizar e letrar,são procedimentos metódicos, eficientes para que o aluno consiga dominar as mesmas de potencialidade cognitiva e motor.

 Nossos alunos vivenciam na escola diferentes procedimentos relativos a escrita e leitura que na maioria das vezes não correspondem aquela elaboradas por especialistas, pesquisadores e outros que buscam praticidades nessa determinada questão.

Pais; “Ler é uma atividade complexa que faz amplas solicitações ao intelecto e as habilidades cognitivas superiores da mente: reconhecer, identificar, agrupar, associar, relacionar, generalizar, abstrair [...]. Não está em pauta apenas a simples decodificação, mas a apreensão de informações explicita e implícitas e de sentidos subjacentes, e a construção de sentidos que dependem de conhecimentos previstos a respeito da língua, dos gêneros das práticas sociais de interação das diversas formas de organização textual.” (Inep.1997. Citado por grupo Prominas, 2019.p.4).                                                                              

 Observamos tais concepções citadas que existem várias iniciativas que possam promover um processo de alfabetização e letramento que possa ajudar o educando verdadeira inserção na sociedade em determinado ao desenvolvimento das competências lingüísticas indispensáveis a integração social.

 Visto que. “Alfabetizar e letras são processos distintos, mais inseparáveis” (Santos, et. al 2018, p.2). Ambos procedimentos metodológico se interagem, porém, com sentidos e práticas diferenciadas  pois não dizem somente a respeito, envolve construção de significados, conhecimentos anteriores adquiridos, suas motivações o sentido que aluno atribui a palavra, objeto, pensamentos e outras habilidades (Ribeiro, 2000).

 Diante disso cabe- nos conceituar tanto alfabetização quanto letramento e a relevância de interação para uma prática significativa. Vale ressaltar que a alfabetização e letramento são, procedimentos metodológicos distintas, porém indissociáveis independentes e simultâneas.

Referências

Grupo Pro minas prática de alfabetização e letramento, material didático. www.faculdadeunica.com.br MG. 2019.

Santos, Ana Claudia Siqueira dos: Alfabetização e letramento: dois conceitos um processo.Diogo, Emili Moreira (etc) UEPG [email protected]. Gorette, Milena da silva-UEPG [email protected]: letramento e alfabetização: uma pratica pedagógica de qualidade x congresso nacional de educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná-Curitiba, 2011.

ADRIANA PERES DE BARROS, graduada em Pedagogia: Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.

JANE GOMES CASTRO, Graduada em Ciências Biológicas; Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.

RENATA RODRIGUES DE ARRUDA; Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.