VIVEMOS POR PRINCÍPIOS MORAIS E ÉTICOS?

Numa visão social, uma pergunta  poderia ser formulada:

- Onde está arraigado o mal do ser humano?

No estudo da Teologia Moral, para o teólogo Bauman (1997), é possível observar que o mal-estar na atual civilização está associado a um estilo de vida que conduz as pessoas à ausência de si mesmas.

Interessante perceber que dos animais viventes sobre o globo terrestre, somente o “homo-sapiens” foi o ser que se degenerou socialmente. Nenhuma outra espécie se anti socializou em seu meio social, suas comunidades. O que levou  o homem a este estado de conduta?  

Sem dúvida nenhuma, o vazio da alma. A Palavra de Deus já mencionara: Que se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma alma sobreviveria (Mc 13.20)

O ser humano na ânsia de TER mais do que o SER, não mede, não para mais para perceber as consequências de seus atos. É o mundo do vídeo game. Tudo pode, tudo é permitido, é só apertar uma tecla, um ENTER imaginário. O mundo do faz de conta. Quantos estão dando um DELETE nas pessoas, como se tudo fosse banal e descabido da compreensão.

A banalização da vida, a incompreensão sobre DOM GRATUÍTO de Deus. Estamos vivendo um tempo de relativismo. Uma compreensão pagã do Deus que está distante e que nada pode nos alcançar. A falta do temor ao Criador.

Culturas que matam seus semelhantes por meras ideologias, literalmente crivando-os de projeteis, como se fossem inimigos vorazes, separam suas cabeças de seus corpos, quando simplesmente, estes são devorados por apenas pensarem diferentes daqueles. Observemos a sociedade que o mundo criou. E o inimigo de nossas almas tem ceifado inúmeras vidas.

Observe-se a isto a constatação da quantidade de jovens aprisionados em pequenos recintos prisionais. Eis que cedo aplicaram suas vidas ao mundo do engano, do descaminho e da degeneração humana. Quantos jovens optaram por atitudes onde princípios éticos e morais nunca fizeram parte de  suas mentes. Enveredaram pelo mundo do consumo das drogas, do tráfico e o comércio de subterfúgios sociais. Outros pelo caminho da prostituição, contraindo para si e espalhando doenças incuráveis. Valores morais de efeitos catastróficos sociais.

Uma coisa levando à outra e todas colaborando ao aprisionamento de suas vidas, suas consciências, e da anulação de seus valores éticos.

Ficamos imaginando, como deixamos esta sociedade neste tempo, chegar neste ponto?

Sabemos o início disto tudo e o seu legalismo:

Por primeiro, o clamor de uma minoria desequilibrada e egoísta, influencia na elaboração de leis, aparentemente aceitáveis, mas com um cunho perversamente destrutivo.

Daí por conseguinte, as tradições, e os comportamentos éticos e morais são banalizados e destruídos por aquela pequena minoria que se impõe como instrumento do mal. A falta de discernimento da grande massa humana, que descuidada na sua visão ao continuísmo humano como raça, fica apática em suas atitudes contrárias. Perversamente levando à sociedade ao falimentar legado social.

Que mundo estamos criando para nossos descendentes?

Que tipo de julgamento humano estaremos incluídos amanhã?

Com Deus, com certeza já estamos sendo medidos pela displicência coletiva de uns para com os outros. A própria Palavra de Deus menciona em Lc 7.31:  E Jesus terminou, dizendo: —Mas com quem posso comparar as pessoas de hoje? Com quem elas são parecidas?    

Se Jesus sendo Deus, conhecedor dos intentos humanos e os desígnios do coração dos homens, já fez esta pergunta o que diremos nós, apenas mortais pecadores?

Precisamos rever nossos conceitos: Familiares, Religiosos, Políticos, e a tudo que isto envolver ser pessoas que pensam e agem.

Valdir Carvalho – Cascavel-Pr, 14.10.2014