REFERENCIAL TEÓRICO

A assistência prestada à mulher com qualidade durante o trabalho de parto tem sido reconhecida na prevenção de complicações obstétricas que podem levar a um aumento da morbi-mortalidade materna, perinatal e neonatal (Oliveira et al, 2008).Os profissionais necessitam periodicamente aperfeiçoar-se e capacitar-se em mundo que vive em constante transformação (Mainardes e Domingos, 2013). A qualidade de produtos é medida pela satisfação do cliente (Carvalho e Tonet, 1994)

.As Organizações tem se preocupado em investir em programas de treinamento de qualidade. (Carvalho e Tonet, 1994).No contexto da assistência ao parto o enfermeiro se destaca na assistência qualificada, pois é um agente que expressa: sensibilidade, subjetividade e intersubjetividade no ambiente do cuidado. (Lucena et al, 2015).

Os serviços de saúde apresentam dificuldades na mensuração dos resultados, pois apresentam fatores de difícil controle, como dor, a autonomia dos profissionais, recuperação da saúde enquanto bem-estar físico, psíquico e social, além disso o cliente é co-participante do processo de produção, interferindo na qualidade do resultado(Inojosa e Farran, 1994). 

Existe uma dependência do cliente em relação ao saber dos profissionais, dificultando os resultados e também a relação da qualidade com as expectativas e a necessidade do cliente (Inojosa e Farran, 1994).Ainda falta melhor compreensão do paciente sobre a qualidade, incluindo eventuais especificidades da realidade brasileira, porém mesmo o paciente, apresentando dificuldades, ele não deixa de avaliá-la quando se trata de cuidados à saúde. (Urdan, 2001)

A assimetria da informaçãopor parte do cliente ocorre quando uma das partes sabe algo que a outra desconhece ou seja, sabe algo que a outra não sabe (Koetz, Santos, &Kopschina, 2009). A falta de informação por parte do cliente sobre o serviço prestado pela empresa representa um problema na hora de selecionar um provedor de serviço (San Martín &Camarero, 2005). Quando essa situação acontece, os clientes podem fazer inferência sobre os produtos e serviços oferecidos pelas empresas, de acordo com as informações ou evidências que cada uma destas opta por apresentar.

A qualidade nos serviços públicos de saúde implica em lidar com a estrutura de valores da sociedade, pois o que varia, são os critérios com os quais a qualidade é julgada. (Inojosa e Farran, 1994).É preciso que os papéis e relacionamentos entre a mulher, sua família e a equipe de saúde se originem de propósitos claros e objetivos. (Carraro, 2008). A prática de enfermagem tem se dado de maneira evolutiva, mas sem visibilidade necessária alguns estudos demonstram que a sociedade não reconhece a profissão(Mendes et al, 2011)

A profissão de enfermagem sempre existiu, mas nunca teve a preocupação de demonstrar para a sociedade, como uma marca, um estilo próprio de trabalho, que na realidade só é reconhecido apenas por aqueles, que precisam de seus cuidados.Hoje percebe-se que há necessidade de se desenvolver características próprias e individuais para se trabalhar em equipe. No mundo do trabalho as empresas procuram identificar essas habilidadesnos profissionais, e o marketing é essa ferramenta (Gentil, 2009).