REENCARNAÇÃO

Autor: Milton Rodrigues dos Santos

 

A teoria da reencarnação é um assunto debatido na maioria das religiões. Tema que por ser um tanto controverso, sem explicações, e sem fundamentos físicos que prove sua veracidade, levaram a questionamentos mais profundos, uma vez que ninguém tem uma resposta absoluta, somente conjecturas baseadas nos escritos, ou em promessas miraculosas professadas por sacerdotes.

 

Dentre esses questionamentos se podem citar os seguintes: - De onde surgiu tal idéia relacionada à reencarnação? E como ocorreria esse fato?

A questão primeira na qual se baseia tal dúvida é: se nos primórdios eram poucas as pessoas que povoavam o mundo, então se pergunta: - De onde surgiram as demais pessoas, matéria necessária para que acontecesse a reencarnação? A quem pertenciam as almas que supostamente reencarnavam? Como se formaram tais almas e onde se encontravam se não estavam encarnadas?  E na medida de tais questionamentos, veio então à busca por respostas, a ânsia por compreender tais fatos.

 

 E essa busca se depara com a Bíblia, mais precisamente o livro da Gênesis, onde está transcrito que Deus foi o criador de Adão e Eva, e mais, afirma que eram unos. E novamente a dúvida permeia, uma vez que a Bíblia não faz menção da criação de Caim, Abel e Set, filhos de Adão e Eva, e que, portanto, se não eram criações, seriam reencarnações? Mas de quem seriam as almas reencarnadas neles, se Adão e Eva eram os únicos humanos da Terra?

 

Mediante tais dúvidas voltei aos escritos bíblicos, para leitura mais atenta, e um ponto do texto sagrado referente a criação humana, levou-me a uma reflexão mais profunda, ponto este que se refere ao mandamento: - “crescei-vos e multiplicai-vos”, onde a orientação Divina é para que ocorra a multiplicação sem menções a possibilidade de reencarnações.

Assim, busquei significações para a palavra continuidade e segundo dicionários da Língua Materna, continuidade tem como significação:- a não interrupção; ato constante; que se repete sempre. E de acordo com tais significações pude concluir que seres humanos segundo a Gênese são contínuos, ou seja, sou a continuidade de meu pai, meu pai a de meu avô e assim sucessivamente.

 

 Outro ponto que pude notar nos textos desse mandamento é que ele é puramente físico, ou seja, segue a ideia de que o homem nasce a partir de multiplicação celular, a Mitose, na qual segundo estudiosos da Biologia é onde ocorre a divisão de células, e a partir dessas, a formação de novas células, formando assim várias formações novas, mas carregando sempre a mesma carga genética. Nesse processo a célula mãe envelhece e morre, mas não antes de produzir uma nova que dará continuidade a multiplicação da espécie.

 

No entanto, a comprovação científica de que o homem se multiplica através da mitose, vem dar veracidade aos textos escritos pelas doutrinas espíritas de que as almas se reencarnam e sempre nos mesmos grupos familiares.

 O que torna verdadeiro tal fato, é que são todos os indivíduos que encarnam numa mesma família fazem parte da mesma mitose celular, uma vez que, os que encarnam recebem a carga genéticas de seus antecessores, assim permanecendo com as características presente neste último, o que dá a impressão de ser a reencarnação daquele que se foi. Neste ponto a continuidade pode ser entendida como sinônimo de reencarnação.

Contudo as almas que reencarnam verdadeiramente são denominadas Avatares ou Mestres do Mundo, tais como: Jesus, Buda, Abrão e Moisés, Maomé, e que têm por missões guiarem povos por caminhos que os levem a atingirem o objetivo que se pretende, assim como um mestre se incorpora a fim do desenvolvimento de uma vacina, e também para outros setores da ciência humana.  Estes mestres não precisam passar por fases da vida humana como: nascimento, infância, puberdade. Esses mestres adotam suas encarnações em indivíduos em fase adulta e previamente preparadas para esta finalidade.

Aquele que incorporará uma destas entidades terá que estar absolutamente preparado para este fim, sem apegos materiais, possuidor de pureza e conhecimentos profundos. Este é o ideal daquele que servirá como ferramenta evolutiva da espécie.

Através dessas reflexões cheguei à conclusão de que há seres sutis e de outros planos e mundos diferentes destinados à melhoria da espécie humana.

Todavia os pensamentos aqui expostos não querem dizer que tenham que ser tomados como verdades, já que cada ser humano em sua mitose celular é um universo a parte, e sendo assim, sua verdade pode não ser a minha. Mas uma verdade é incontestável, a de que não estamos aqui por mera diversão e que há uma razão, mesmo que por hora não a compreendamos.