REDES SOCIAIS: Você usa ou é usado(a) por elas?

Pesquisadores da universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos observaram que os mais viciados em redes sociais tem o triplo de chances de se tornarem depressivos.

Ao ficar navegando nas redes sociais e observar as postagens dos seus amigos(a) levando uma vida de curtição, esbanjando felicidade, uma bela casa, roupas, viagens, trabalho, desperta inconscientemente  uma sensação de que a vida deles(a) é melhor que a sua, de que nunca conseguirá levar aquela vida, ter aquele trabalho, viver aquelas emoções.

Observar, comparar as curtidas naquela foto escolhida a dedo, e perceber que o(a) outro(a) recebeu o dobro, o triplo de curtidas, ou ainda ter que aturar as piadas de mal gosto, preconceitos, são situações inaceitáveis, difícil de encarar para muitos que veem nas redes sociais a única alternativa de uma vida mais atraente.

Existe ainda a possibilidade de ficar horas a fio, navegando, conversando, vendo vídeos, ouvindo áudios, e quando se dá conta já se passaram horas, e ai você percebe o tempo que perdeu, as atividades que deixou para trás, o tempo precioso de ficar ao lado de quem você ama, e que ganhou em troca? Nada!

As pesquisas não confirmam que as redes sociais causam depressão, mas sinalizam que quando exageramos, essas chances aumentam, e isto pode ser o estopim para uma profunda crise existencial.

Se você percebe ou tem a sensação de que os outros são mais felizes que você, sente inveja da vida, dos relacionamentos daqueles(a) que tem como amigos(a) nas redes sociais, se irrita e percebe que perdeu preciosos minutos ou tempo navegando. Fique atento! Você está correndo um sério risco, e essas interações e percepções negativas podem vir a lhe causar depressão.

Use as redes sociais com sabedoria, parcimônia. Como na vida real também existem no mundo virtual pessoas que gostam de você, mas que também não te suportam. E às opiniões, comentários, curtidas, em nada devem servir de pretexto para conclusões precipitadas.

Você é único(a) e especial, criado a imagem e semelhança de Deus, e nunca deve deixar que influências externas te tirem do eixo.

Sucesso sempre.                  

Professor Júnior Silva