EMENTA: REDES SOCIAIS. ABUSO. FUTILIDADES. VÍCIO NA NOVA GERAÇÃO AOS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS. PERDA DE TEMPO NO VIRTUAL. FALTA DE EXPERIÊNCIAS REAIS E CONCRETAS. O presente artigo tem por intenção demonstrar que com as redes sociais as pessoas podem acabar pensando que não vivem sua vida de maneira correta pois vê diariamente outros ostentarem sua felicidade. A manipulação da massa pelas grandes páginas, preocupando-se com futilidades e não assuntos críticos sobre o mundo. O tempo gasto na vida com o mundo virtual, de maneira excessiva.

 

Com o advento das redes sociais, ou anteriormente, com a internet, muita coisa mudou. Obviamente, hoje em dia é muito mais fácil realizar pesquisas, checar as notícias e realizar qualquer forma de comunicação instantânea, facilitando e muito a vida das pessoas, garantindo maior agilidade. Houve um processo de evolução quanto aos meios utilizados, inciou-se basicamente com o MSN (messenger) e Orkut, substituindo a clássica forma de comunicação frente aos e-mails, geralmente dotados de maior solenidades.

Progredindo-se no lapso temporal, novos veículos midiáticos surgiram, como os mais comuns atualmente: Facebook e whatsapp. São plataformas distintas, uma destinada a publicações abertas e outra basicamente para conversas privadas, que todos estão familiarizados.

Porém é preciso analisar os efeitos que isto surte na vida das pessoas. No Facebook, por exemplo, a exposição de um indivíduo é gigantesca, sendo que muitos usuários delatam extensivamente suas atividades rotineiras e geralmente suas configurações de privacidade são totalmente públicas, podendo qualquer um ter acesso. E muitos aceitam pessoas que realmente não conhecem, tendo, muitas vezes, estranhos. Fácil constatar que pessoas de má fé podem se aproveitar muito dessas informações providas voluntariamente, devendo-se atentar à segurança.

Além disso, cria-se um hábito de diariamente checar as redes para ver o que os "amigos" estão fazendo.  Ao abrir o feed se depara com pessoas em festas, tendo seus momentos, e também muitas reflexões expondo seus comentários.  A priori, pode parecer agradável este contato com os amigos, tendo maior proximidade e saber o que está acontecendo em suas vidas, mas na realidade, nem tudo são flores. 

Observa-se que nas mídias sociais os usuários maquiam suas vidas, dando uma falsa impressão de estar feliz ao tempo todo, aproveitando sua vida ao máximo, enquanto você, lendo os posts do feed chega a se questionar se realmente está tendo experiências proveitosas, vivendo a filosofia do "carpie diem". Nítido está que há uma grande seleção sobre o que será postado nestas redes, indo apenas os momentos felizes, com imagens editadas e frases filosóficas de legenda. O internauta quer deixar o seu mural bonito, não quer postar os momentos de briga e desavenças, tristezas e inseguranças e todas as facetas remotas de sua psique, quer apenas deixar "legal" e parecer descolado.

A plataforma social ofereceu, também, uma grande possibilidade para o exercício de liberdade de expressão, havendo exposição dos pensamentos, ideias, opinião de forma simples, atingindo um público razoável. O problema reside no conteúdo disso, pois qualquer um tem acesso, postando coisas sem sentido, sem senso crítico e na pior das hipóteses, absolutamente falsas. Ficou fácil de realizar a manipulação do povo com este instrumento, principalmente perfis e páginas com grande número de seguidores, que geralmente não desenvolveram seu senso crítico de análise, sendo influenciados.

Neste mundo atual que as redes e tecnologia tornou-se uma extensão de nossas vidas, é preciso ter ciência da virtualidade dela. Muito do que aparenta lá não é real. Havendo estudos que comprovam que quem passa muito tempo nas redes têm tendências a desenvolver problemas como a depressão, por ver todos ostentando a felicidade, enquanto você não está totalmente neste espírito de plenitude como os supostamente os outros estão.

Portanto, os sentimentos de isolamento e frustração acabam se tornando comum ao utilizar estes veículos. Deve-se buscar usá-los com moderação, cortando abusos e excessos. Viver apenas no virtual e esquecer do real, da vida em si e como ela é é um dos piores equívocos que pode-se cometer. É preciso buscar experiências concretas, contato direto, não ficar apenas nas futilidades do instrumento o dia todo, não podemos nos olvidar de nossas obrigações, responsabilidades, e não devemos esquecer, sobretudo que há outras formas de lazer, como aproveitar uma tarde de domingo com os familiares, degustar uma comida nova, ler um bom livro ou algo do tipo. Coisas singelas mas que agregam na nossa vida, que dinamiza os dias e nos faz crescer.