Nesta semana uma imagem assustadora, que tirou o fôlego do Brasil, aconteceu em Brasília e foi gravada por um vizinho. Uma criança sozinha no parapeito de uma janela era sustentada somente por uma rede de proteção.

A cena dá aflição, a criança anda pela janela no terceiro andar do prédio. Ela passeia de um lado a outro por 40 segundos pela janela, até que uma pessoa a puxa para dentro. Na imagem feita pelo vizinho da frente, não dá para ver muito bem que há uma rede de proteção instalada. Mas os bombeiros dizem que tinha sim havia a instalação das mesmas, senão a criança teria fatalmente despencado pelos movimentos que fez.

Mesmo com as redes de proteção não se pode descuidar. A mesa fica pertinho da janela. Escalar a cadeira é fácil, fácil. 

Em uma situação como essa é necessário que o proprietário do imóvel coloque dificuldades para a criança e principalmente estar atento pra ver o que a criança pode tentar para ser repreendida logo no ato. Importante também que a rede tem que estar instaladas em todas as janelas.

As redes de proteção têm que ser instaladas respeitando as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABTN., que diz que que os riscos das redes estão associados à instalação, inspeção e manutenção, e que essa responsabilidade é das autoridades estaduais e municipais.