REDENÇÃO DA HUMANIDADE

 

Romanos 5.18 resume o tema da Queda e Redenção da Humanidade.

‘Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.’

Romanos 5:18


 

SEQUÊNCIA DA QUEDA

A primeira parte do texto acima citado fala de uma sequência, destaco três palavras que formam três elementos desta sequencia da Queda.

Elemento 1: 'Ofensa'. Ela revela a Realidade da Personalidade Influente. Adão, o primeiro ser humano abre a porta e permite o ingresso da maldade na humanidade.

A palavra grega usada aqui é 'paráptoma' 'cair para o lado'

Elemento 2: 'Juízo'. Isto aponta para a Realidade da Decisão Divina. Este ato de Adão provocou o Juízo de Deus sobre os homens.

Elemento 3: 'Condenação' . Este elemento revela a Realidade da Condição Humana. É assim que os homens se encontram, encerrados na condenação, por sofrerem os efeitos da desobediência do primeiro homem.

Todos foram separados da glória de Deus, como também Paulo diz em Romanos 3.23.

A pessoa que herdou toda essa carga de Adão está separado de Deus e não pode se aproximar a não ser pelo que vemos na Sequência da Redenção.


 

SEQUÊNCIA DA REDENÇÃO

Se houve queda, houve também redenção para livrar os homens do mal.

Elemento 1: 'Ato de Justiça': Como na Queda este elemento revela também a Realidade da Personalidade Influente, mas agora é Jesus Cristo que assume esta influência que livra os homens do erro e do engano. Jesus vem a este mundo como descreve João 1.14, 'e o verbo se fez carne...' Ele vem ao encontro do perdido e com o ato de justiça da cruz muda a realidade do caído. Notem que não é uma organização religiosa, um prédio ou placa ou ainda um sistema de códigos ou leis, mas uma pessoa, o Filho de Deus. Jesus Cristo “Eu sou o Caminho...” Ele disse. (João 14.6).

Elemento 2: 'Graça': Se a Decisão Divina no período antes de Cristo foi juízo agora é graça, uma graça que é abundantemente derramada sobre os regenerados. O Ato de Justiça sobe aos céus e os céus respondem com graça sendo derramada sobre os que aceitam e creem nesta obra.

Elemento 3 'Justificados': É usada aqui nos originais a palavra grega ‘Dikáioma’ que fala de atribuição de justiça a uma pessoa injusta.

Uma nova condição humana surge, os homens que apenas nasceram de Adão, Unógenos. (‘Uno’: um. ‘Genos’: nascimento) agora podem nascer de novo, seres humanos Duógenos, nascidos duas vezes de Adão e agora de Cristo, assumindo uma nova categoria de seres humanos, chamados de 'filhos de Deus', como descrito em João 1.12, e ‘coparticipantes da natureza divina’ ( 2 Pedro 1.4)

Não precisamos ficar na condição de condenados, mortos no pecado, tristes, depressivos, longe de Deus, Jesus Cristo, o último Adão proveu a solução para este problema humano. Existe uma saída!