RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS

Roberto Cesar Resende

Prof. Natã Pereira Germano

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Matemática (MAD 0360) – Seminário da Prática III

09/12/2017

RESUMO

O presente trabalho realizado na Uniasselvi para aquisição de nota parcial para a disciplina de seminário da Prática III teve como objetivo estudar os recursos didáticos aplicados no ensino para o conceito de representações geométricas. Os recursos didáticos oferecidos pela escola e os professores são uma ferramenta importante no processo de aprendizado do aluno, tornando o ensino uma aprendizagem qualitativa. O instrumento utilizado pelo professor pode facilitar o entendimento do aluno em determinado tema em estudo.Os recursos didáticos são ferramentas que podem ser demonstradas através de imagens, vídeos, sons, instrumentos, etc. A utilização do recurso didático facilita a compreensão, tornando as ideias mais nítidas, favorecendo o estudante a visualização e melhor assimilação do conteúdo.Segundo SANT’ANNA (2004) a utilização dos recursos Didáticos no Processo de aprendizagem se faz necessária e precisa estar embasada em uma filosofia, em uma teoria, para que se façam presentes no planejamento e na sala de aula, que saiam do papel para a pratica docente de forma organizada, coerente e concreta.A utilização somente de livro, quadro e giz é muito limitada no ensino de conceitos geométricos, o aluno precisa entender e visualizar em 3 dimensões, por isso a prática pedagógica deve contar com outros recursos didáticos.Nacarato (2005) em seus estudos disserta que, os materiais concretos são objetos ou coisas que o aluno é capaz de sentir, tocar, manipular e movimentar.

Palavras-chave: Recursos didáticos. Representações geométricas. Geometria.

1 INTRODUÇÃO

No passado o homem utilizou as idéias geométricas com o objetivo de resolver seus problemas e facilitar a sua sobrevivência.

Grando (2008) define que:

Buscando a origem do desenvolvimento da geometria nos primórdios, com o homem primitivo, podemos imaginar que o conhecimento das configurações do espaço, formas etamanhos tenham se originado, possivelmente, com a capacidade humana de observar erefletir sobre os deslocamentos, com a construção de estratégias de caça e colheita dealimentos, com a criação de ferramentas e utensílios, visando satisfazer suas necessidadesbásicas.Ao fixar moradia, com a divisão do trabalho, outras necessidades foram surgindo e aprodução do conhecimento geométrico se ampliando. A necessidade de fazer construções,delimitar a terra levou à noção de figuras e curvas e de posições como vertical, perpendicular, paralela.

Para kaleff (1994), a Geometria surgiu das necessidades dos habitantes que viviam às margens dos rios Nilo, Eufrates e Ganges. Essas sociedades precisavam medir terras devido às inundações desses rios e, também, pela necessidade de calcular os impostos referentes a essas áreas.

Portanto as representações geométricas estão presentes ao nosso redor, estudar e compreender é de extrema importância para o aluno, e para assimilar esse conhecimento o professor deve buscar o uso de recursos didáticos capazes de estimular a imaginação.

Estudaremos neste artigo alguns recursos didáticos que podem facilitar o professor no ensino dos conceitos de representações geométricas e como a utilização de recursos tecnológicos podem ser valiosos no processo de ensino e aprendizagem.

Nesta perspectiva o trabalho apresenta assim organizado:

A primeira parte será apresentado algumas considerações sobre a geometria e seu campo de estudo, na segunda parte será abordado o ensino na representação geométrica e o ensino da geometria, na terceira parte os recursos didáticos que podem ser aplicados no ensino da matemática e por fim as considerações finais.