duplicação de cdEm maioria das vezes, depois de algum tempo que se utiliza Cds e DVDs, eles acabam riscando, e até mesmo chegam a ficar inutilizados.

Isso poderá acontecer por vários tipos de motivos, sejam pelos manuseios incorretos, os excessos de exposição, e ainda o contato com a sujeira, enfim, são diversos fatores relevantes que deverão ser levados em conta.

Independente da forma que acontece, normalmente isto é um grande problema, pois poderão gerar perdas praticamente irreparáveis de dados importantes. Por este motivo a seguir daremos algumas dicas de como recuperar estas mídias e as duplicar.

Leve como algo muito importante

É importante deixar bem claro que nem sempre os métodos que iremos apresentar deverão funcionar de forma completa, e por isso não podemos nos responsabilizar por possíveis danos que possam vir a acontecer nas mídias.

A recuperação de Cds e DVDs

A primeira coisa que deverá ser levada em conta é lavar os Cds ou DVDs com água e o deixar escorrer um pouco antes de o secar para não gerar mais riscos. O original é claro.

Depois disto, procure o apoiar em algo firme e com uma pasta de dente branca ou massa polidora fina de automóveis aplique na mídia, desenhando assim círculos como se fosse um leitor, procurando fazer pouca pressão.

No passo a seguir procure pegar um pano macio realizando a repetição da operação, e removendo assim todo o excesso de massa ou pasta em seu CD ou DVD. Procure o levar até a pia e lave novamente com cuidado, retirando assim todas as possíveis sobras que ficarem de pasta. Finalizando o processo procure secar bem se certificando de que não restou mais resíduos do produto ou da água.

Apesar de ainda ser possível visualizar os riscos, você acabou de recuperar a sua mídia, bastando ver se deu certo. Se sim aproveite e faça uma cópia de segurança mantendo a original guardada, já que a legislação brasileira sempre permite a realização deste tipo de cópia que se tenha uma versão original. Com isto você já tem os passos para a duplicação de Cds ou mesmo DVDs.