Recuperação de Emulsões e Óleos
Por Marcelo Candido da Silveira | 17/01/2016 | TecnologiaRecuperação de Emulsões e Óleos
Atualmente o uso da agua nos processos em geral tem uma preocupação tanto ambiental como comercial, pois as grandes empresas têm grandes consumos e por isto tem grandes taxas sendo cobradas diretamente ou indiretamente pelo volume de agua utilizado. E quando digo diretamente quero dizer a compra de agua encanada ou extraída de poços artesianos perfurados no terreno da empresa e indiretamente quero dizer a agua comprada de empresas que a fornecem com os conhecidos caminhões pipa, porem esta agua do caminhão é relativamente barata mais é sobre taxada na conta de agua encanada. E nem falamos da crise hídrica que acrescenta aumento de taxas pelo consumo de maneira que busca incentivar a economia da mesma oferecendo um impacto econômico com os preços cobrados.
Mais muitas vezes não temos a opção de escolha e assim precisamos buscar maneiras de trazer benefícios econômicos ao processo no que se refere a agua utilizada. Neste caso temos duas grandes oportunidades de busca de um aproveitamento interno da agua utilizada:
- Reutilizar a agua tratada na estação de tratamento de efluentes
- Recuperar o óleo solúvel e soluções refrigerantes utilizados nos processos de usinagem
A reutilização da agua tratada tem que ser avaliada com analises da agua tratada e assim deve ser feita pelo laboratório que faz as avaliações rotineiras, pois cada Estação tem características especificas.
E assim irei tratar da recuperação do óleo solúvel e soluções refrigerantes:
Recuperação de emulsões aquosas, soluções refrigerantes e protetivas
Atualmente, inúmeras empresas não possuem processos eficientes e baratos para a recuperação destas soluções ou emulsões. Sendo assim recorrem a empresas que cobram pelo descarte completo desta emulsão.
O resultado é que se perde um item valioso que é a água presente e o produto que tem que ser novamente comprado.
Com ensaios rápidos pode se avaliar as emulsões criando opções de tratamento que permitem essa recuperação, garantindo economia do componente ativo da emulsão e também da água presente na mesma.
Com o uso de equipamentos específicos, mão de obra especializada e dispondo de tecnologia ágil através de processos físicos e químicos, podem ser separadas as diferentes fases contaminantes presentes na emulsão, preservando seu princípio ativo.
Emulsões contendo óleo de corte solúvel, emulsões oleosas diversas, água de limpeza de pisos industriais, de limpeza de tanques combustíveis e de lavagem de peças são descartadas ou podem ser recuperadas. Outros tipos de emulsões não mencionadas devem ser avaliadas previamente para checar a viabilidade de aproveitamento.
Recuperação de óleos lubrificantes industriais
Na maioria das vezes, após uso intenso os óleos ou fluidos industriais estão contaminados e perdem a capacidade original de lubrificação ou outras propriedades técnicas específicas.
Contaminações comumente encontradas nos óleos e seus efeitos :
- Presença de água nas fases dissolvida, livre ou saturada: provoca a imediata alteração da constituição do óleo;
- Produtos químicos corrosivos: provocando corrosão no sistema hidráulico ou não, acionamentos, válvulas e sistemas em geral;
- Alteração da viscosidade dinâmica: qualquer tipo de contaminante, além de trazer danos ao sistema onde o óleo está inserido, seja num circuito ou em contato direto com uma peça, por exemplo, traz alterações significativas nos processos de fabricação.
Através de processos de centrifugação e filtragens específicas se obtém o óleo regenerado, com o retorno de suas características originais. Nessa operação são retirados diferentes materiais particulados, água e outros tipos de contaminantes.
Essa operação resulta em economia para sua empresa, alongando ainda a vida útil do óleo.
Estudos realizados mostram que próximo de 80% das falhas em sistemas hidráulicos são originadas devido à contaminações altas do fluido de trabalho.
O surgimento de contaminação por partículas sólidas são responsáveis pelo desgaste e pela quebra dos componentes, mas também são responsáveis pela falha completa do sistema onde está inserido.
Através dos processos de centrifugação e filtragens específicas indicadas após uma prévia avaliação, é possível fazer com que seu fluido/óleo, seja ele desde um óleo hidráulico até um óleo de têmpera, reestabeleça sua característica original, traduzindo em ganhos significativos para sua empresa.
Podem ser regenerados através deste processo óleos hidráulicos, óleos lubrificantes em geral, óleos de corte integrais, óleos de têmpera e óleo térmico entre outros.
Espero que possa ter levado um pouco de conhecimento e criado uma oportunidade para tornar possível a recuperação de emulsões aquosas, soluções refrigerantes e óleos lubrificantes e a Candido Representações fica a disposição para auxiliar a sua empresa neste processo.
Marcelo Candido da Silveira - Bacharel em Química
26 anos desenvolvendo trabalhos na área de pintura