O Recrutamento e Seleção, uma técnica utilizada nas organizações para iniciar o processo de contratação de funcionários para diversas áreas e funções. É essencial verificar as necessidades que a organização está precisando, a seguir recrutar e fazer seleção de pessoas na qual cabe ao setor de recursos humanos, gerentes,  diretores se responsabilizar pela contratação de novos funcionários. é um sistema de informação para atrair possíveis candidatos, os quais serão selecionados os melhores e aptos a serem futuros colaboradores da organização. É a maneira de atrair candidatos interessados, potencialmente qualificados e capazes de assumirem cargos dentro de uma organização tendo como prioridade essa primeira etapa do processo, buscando atração de mão de obra para a organização.

Existe duas formas de recrutamento, a interna e externa.

Interna é quando a organização da oportunidade para os colaboradores de dentro da empresa, é quando a mesma demonstra preocupação e cuidado com seus colaboradores, dando novas oportunidades para os mesmos. Suas vantagens é que o colaborador esta ambientado, desempenho é conhecido, o processo de seleção é mais rápido. Já as desvantagens é que com o recrutamento interno não há renovação de ideias na organização. Mas isso não quer dizer que não possa existir renovação de ideias entre as pessoas que já estão atuando na organização. A organização pode estimular oferendo seminários, cursos, dando a oportunidade para o colaborador estudar mais e ampliar sua visão.

Externa são candidatos recrutados de fora da empresa, busca-se perfil adequado para a vaga. Neste recrutamento onde surgem novas ideias vindo de fora, visão diferente.

Outra forma é apresentação espontânea onde o candidato se apresenta na organização, onde ele quem procura se existe alguma vaga para seu perfil, a empresa pode arquivar seu currículo para uma possível vaga, porém muitas empresas de tempos em tempos descartam estes currículos.

Algumas organizações preferem fazer suas seleções através de indicações, seus próprios colaboradores indicam amigos, ou profissionais os quais podem ser qualificados para a vaga em aberto. De certa forma ajuda no processo, pois geralmente se indica pessoas de confiança, não se erra muito. Mas a indicação deve servir para que o candidato participe do processo de seleção, sem garantias de que este será escolhido.

Para definir qual estratégia o recrutador vai usar é necessário que se identifique as capacidades necessários valores, atitudes, habilidades, conhecimentos e experiência necessários para contribuir para a competência da empresa.

A seleção ocorre posteriormente ao processo de recrutamento começamos a seleção, inicia-se o processo de escolha, é o momento que fica claro para candidato que foi escolhido ao cargo oferecido. Será o candidato que atende os quesitos para ocupar a posição que está em aberta, analisam-se suas competências, características e habilidades.  A seleção não é apenas um processo unilateral e assim como a empresa faz suas exigências para contratar ela também deve atender as necessidades do candidato, Fontes Pontes (2010).