Aspectos históricos: A recreação se originou na era pré-histórica, onde era de hábito dos primitivos, festejarem e se divertirem, principalmente quando encontravam uma nova caverna para habitarem, ou até mesmo no início de temporada da caça, sendo assim, um tipo de recreação onde envolviam todos do grupo, em prol de um único objetivo, que, no entanto era o de festejar. As recreações e atividades realizadas pelos adultos eram repassadas para as crianças em formas de brincadeiras.

Conceito de recreação e lazer: O termo “recreação”vem do Latim “Recreare”, e significa recriar, reinventar, restaurar, portanto para atender os seus objetivos de raciocínio e desenvolvimento físico e lógico, necessita de uma recreação construtiva, com um objetivo definido e que busca ser alcançado. A recreação é um dos meios em que a criança passa a conhecer a realidade, vivenciando variados tipos de ocasiões e brincadeiras, que as ensinam a realidade, ajudando-as a reinventar, recriar, e explorar, de forma dinâmica e interativa . Então, necessariamente seja por isso que a recreação esteja inteiramente ligada com a educação, à escola, e principalmente ao ensino primário, pois usavam, e até hoje a usam comoum meio de ensino nas escolas, e creches para educarem as crianças, que pra tudo existe um tempo, e assim, depois de todas as tarefas de rotina e todas as atividades de sala realizadas, proporcionavam um momento de recreação como uma forma de recompensa. Podendo ser utilizada também como uma atividade de educação cívica e moral para jovens e adultos. Já o lazer está mais ligado ao descanso, pois é tirado parte de um tempo para se dedicar á algo que tanto gosta de fazer, a algo que se aprecie, o tempo livre ao qual o homem não quer saber de deveres, tira aquele tempo sagrado para fazer suas vontades, e descansar. Uma definição simples e objetiva para lazer seria, a junção de tempo mais um espaço(local), somados com a recreação, e então, certamente o que se originará é o lazer, ou seja, é necessário um período de tempo, um espaço apropriado, e principalmente atividades lúdicas e recreativas somadas também com a vontade da pessoa em executar aquela atividade, e fazendo assim a interação e recreação em um espaço de lazer. De forma objetiva e simplificada, pode se dizer que um indivíduo pode estar participando de alguma atividade recreativa, mas que não esteja gostando daquilo, no entanto isso para ele, não seria um momento de lazer. Assim como também podemos dizer que um indivíduo pode estar em um momento de lazer, mas que não está vivenciando nenhum tipo de recreação. Fazendo assim fica fácil diferenciar a recreação do lazer.

Ruas de lazer: São espaços reservados para a execução de atividades recreativas que incentivam a sociabilidade e a interação dos mais novos para com os mais velhos, trocando assim experiências, construindo conhecimento, e fazendo com que as crianças aprendam a respeitarem regras, desenvolvendo assim, a comunicação, e principalmente sendo incentivadas ao hábito da atividade física, para se obter uma vida saudável quando a mesma for inserida no seu cotidiano.

Colônia de férias (Acampamentos/Acantonamentos): Chegam às férias, e as famílias já estão cansadas das correrias do dia a dia, portanto o único jeito de fazer pra tentar relaxar e descontrair, é procurar um lugar afastado da cidade, e que os fará esquecer-se dos problemas da vida, e interagindo assim com a natureza. Nessa temporada de férias muitos recorrem aos acampamentos, ou até mesmo aos acantonamentos. Na verdade muitas pessoas confundem esses dois termos, e que pra começar eles possuem sim, algumas diferenças. Vamos lá, acampamento é o local(espaço) onde se acampa, sendo comum ocorrer em fazendas, e sítios, é de permanência provisória, e que possui poucos recursos, onde montam se barracas para passar a noite. Já os acantonamentos também são comuns em sítios e lugares mais afastados, porém, possui um pouco mais de recursos como: água, energia elétrica, alojamentos e refeitórios, é apropriado para todos os tipos de idades, podendo conter atividades de camping variadas, trilhas, animais e lagos também podem ser admirados, interagindo assim com a natureza, sendo um local apropriado para o descanso e a descontração com a família e amigos.

PORTAL, Colunista; Acampamentos e Acantonamentos. Colunista Portal Educação: Rio de Janeiro, 2013.

GODTSFRIEDT, Jonas; Prática do Lazer: Uma Revisão de Conceitos, Barreiras e Facilitadores. Revista Digital: Buenos Aires, n° 142, mar. 2010.