ANA PAULA SLOBODA HAUCK 

RECICLAGEM:

UM PENSAMENTO SUSTENTÁVEL  

SORRISO-MT

2017

  • APRESENTAÇÃO 

            Por estarmos conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente, por conhecermos a acelerada destruição dos recursos naturais do nosso planeta e entendermos que reduzir, no sentido de diminuir a quantidade de lixo produzido, desperdiçando menos e consumindo só o necessário, sem exageros; reutilizar, dando nova utilidade a materiais que na maioria das vezes consideramos inúteis e jogamos no lixo, e reciclar, no sentido de dar “nova vida” a materiais a partir da reutilização de sua matéria-prima para fabricar novos produtos, a partir da reciclagem e reutilização de papel, uma vez que entendemos que estes mecanismos são saídos ecologicamente corretos de preservação ambiental, pois assim estaremos combatendo o desperdício e criando mecanismos que possam assegurar um mundo habitável para as gerações futuras.

            Esta ideia de reciclagem e reutilização de papel surgiu a partir do momento em que observamos o desperdício de papel e outros materiais recicláveis no âmbito do Campus da FAIS, bem como da nossa preocupação com a questão ambiental. Estamos vivendo momentos cruciais, os noticiários denunciam a possível falta de água potável, crise energética, desmatamento desordenado, poluição do ar, dos rios, além de doenças degenerativas, causadas pela falta do conhecimento de causa.

            Sabemos que os problemas ambientais em um mundo globalizado representam um grande desafio para o ser humano na tentativa de equacionar um desenvolvimento econômico e social e em paralelo preservar os recursos naturais, possibilitando seu usufruto para as gerações futuras e mantendo sua qualidade de vida como elementos presentes no conceito de desenvolvimento sustentável.

  • Problematização

                O que tem sido realizado pelas escolas nas atividades na Reciclagem de Lixo vem demonstrando melhoria nas condições socioeconômicas e ambientais, com inclusão social e geração de trabalho e renda?
  • Hipótese

                A atuação dos alunos nas atividades de Reciclagem de Lixo na produção de reciclados, irá demonstrar o seu desempenho como propulsoras do Desenvolvimento Sustentável, Fonte de Geração de Trabalho e Renda.
  • OBJETIVOS

4.1- Objetivo Geral

     Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende da conservação do meio ambiente;

4.2- Objetivos Específicos

- Despertar o interesse das crianças para o consumo exagerado das embalagens;

- Dar oportunidade aos alunos de aprender a construir seus próprios brinquedos através das embalagens;

- Criar, na escola, a conscientização da  importância do meio ambiente.

-Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana; devido a grande quantidade de lixo jogado nas ruas, rios e matas.

- Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.

- Capacitar por meio de oficinas de reciclagem de papel, plástico, metais e vidros e reuso do óleo de cozinha saturado para produção de sabão, os líderes comunitários, representantes de escolas, cooperativas e prefeituras, tornando-os multiplicadores junto as comunidades carentes.

  • Justificativas

            Um número crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos.

            Neste contexto, a conscientização do meio ambiente escolar pode ser um valioso instrumento educativo.

            O contato com as embalagens no preparo dos brinquedos serão levados para casa e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, com encanto das brincadeiras. Estas vivências podem transformar pequenas embalagens trazidas de casa para a escola e serem transformadas em aprendizado para todas as idades.

            E que nos ensina os valores da emocionalidade com o meio ambiente: a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação, e para nós acadêmicos esta pesquisa trará uma grande relevância em nossa bagagem acadêmica e teremos certeza que não só para nós e sim os educandos.

  • REFERENCIAL TEÓRICO

6.1- Reciclagem

            Frente a este quadro de crise social e ambiental de dimensão planetária, verifica-se a formulação de diferentes propostas de modelos de desenvolvimento ambientalmente sustentáveis (“desenvolvimento sustentável”). Entretanto, devemos estar atentos às concepções existentes sobre desenvolvimento sustentável, pois estas estão ancoradas em diferentes matrizes teóricas que informam a intenção de efetivar distintos projetos políticos, segundo os interesses em confronto, que se refletem nas abordagens se práticas educacionais.

            As questões relacionadas ao inadequado descarte dos resíduos sólidos e a implementação de medidas que incorporem programas de gerenciamento desses resíduos sejam no campo ou na cidade, seriam de difícil resolução se não relacionarmos com propostas de Desenvolvimento Sustentável, voltadas para com os cuidados inerentes a limitação do Planeta Terra e seus finitos recursos naturais, buscando com isso diminuir o volume de lixo nos aterros controlados, aterros sanitários dos centros urbanos de Sorriso MT.

             A disposição final desse lixo, muitas vezes, leva um contingente de pessoas excluídas da sociedade a fazerem do mesmo sua única fonte de renda e sobrevida. Nesse sentido, depara-se com a exclusão social em que se encontram bilhões de seres humanos, provocada pelo próprio sistema capitalista, concentrador. Essas pessoas, por sua vez, têm formado cooperativas para reciclagem do lixo, com a finalidade de melhor serem aceitas na cadeia produtiva, dentro da perspectiva do reaproveitamento de materiais recicláveis.

O crescimento populacional via modernidade tecnológica é sentida hoje nas grandes metrópoles que abrigaram uma grande massa de pessoas vinda dos campos, das áreas rurais, à procura de melhor qualidade de vida nas cidades. Com isso temos 47% da população mundial vivendo nas grandes cidades do mundo. Tal consequência se reflete em maior consumo e geração de lixo, exaurindo, cada vez mais com mais “fome” os recursos naturais do planeta. (CONCEIÇAO, 2003, p. 27).

            Um número incontável de pessoas à margem do mercado de trabalho e que se encontram envolvidas nas atividades relacionadas à coleta seletiva de lixo e sua comercialização, tem obtido com essas atividades recursos financeiros ou seja o mínimo para suprir suas necessidades básicas com dignidade como seres humanos. Essas atividades proporcionam redução expressiva nas toneladas de resíduos sólidos que seriam jogados ao meio ambiente.

            A reciclagem de lixo possibilita a economia de energia, água, matéria prima. Quando se descarta os resíduos sólidos sem controle, estes poluem o meio ambiente, contribui para o efeito estufa, o aquecimento global, a poluição dos lençóis freáticos, dos rios e provocam emissão de metano.

            Apesar da geração de trabalho e renda com a comercialização dos materiais descartados e recolhidos em Cooperativas de Lixo, estes não são suficientes para promover melhoria expressiva nas condições de vida dos seus cooperativados (ex-catadores, famílias que sobrevivem de catar lixo pelas ruas) são necessárias políticas públicas, capacitação com novas gestões nos procedimentos operacionais das cooperativas, no sentido de poder produzir com os materiais descartados separadamente, novos opções de produtos a serem oferecidos no mercado. A mão de obra desqualificada, as desigualdades sociais representam um regime de trabalho precarizado no processo de reaproveitamento e comercialização dos materiais reciclados.

            Algumas alternativas são necessárias para que se busque por meio de cooperativas de reciclagem de lixo os recursos disponíveis para implementação de novas opções de produção, atendendo as exigências do mercado, além de sua comercialização com a venda dos materiais descartados e separados.

            Os espaços melhor estruturados com o apoio de políticas públicas, gestão empresarial, participação institucional de órgãos governamentais e não governamentais e da comunidade podem contribuir também para poder avançar na concretização dos trabalhos de reciclagem de materiais descartados.

            Sabemos que existe aqui em nossa cidade de Sorriso MT, um Projeto Cooperativa de Catadores que visa à inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis. Diante da política de erradicação do lixão do município e construção do aterro sanitário, dezenas de famílias ficariam desamparadas, sendo assim, a Cooperativa de Catadores é uma das alternativas de geração de emprego e renda. A destinação dos resíduos sólidos para a reciclagem, através da coleta diferenciada, melhora a qualidade de vida de toda a população e do ambiente urbano.

            São considerados Resíduos Sólidos, aqueles que se apresentam nos estados sólido, semi-sólido e os líquidos não passíveis de tratamento convencional, resultantes de atividades humanas. A proposta do Anteprojeto de Lei que Institui a Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos estabelece diretriz e normas para o gerenciamento dos diferentes tipos de resíduos sólidos e enfatiza a promoção de campanhas educativas e informativas junto à sociedade sobre a gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos e sobre os efeitos dos processos de produção e de eliminação de resíduos na saúde e no meio ambiente.

  • Metodologia

            A pesquisa deste projeto será feita através de bibliografias, debates, através de palestras com profissionais da área será baseada numa pesquisa qualitativa, incentivando o aluno a separação dos lixos, para que os mesmos tenham o seu destino correto.

Referências

COLLA, Camila; KANAAN, Hanen; MORONA, Walter. Perfil Sócio-econômico e Ambiental dos Catadores de Materiais Recicláveis da Cidade de Criciúma - SC. Relatório parcial de disciplina minsitrada pelo Prof. Mario Ricardo Guadagnin. Criciúma: UNESC, 2002.

CONCEIÇÃO, Márcio Megera, Os empresários do lixo - Um Paradoxo da Modernidade, Campinas - SP, Editora Átomo, 2003.

DAGNINO, Ricardo de Sampaio, Um olhar geográfico sobre a questão dos materiais recicláveis em Porto Alegre: sistemas de fluxos e a (in)formalidade, da coleta à comercialização. / Ricardo de Sampaio Dagnino - Porto Alegre : UFRGS, 2004.

GONÇALVES, P. A Reciclagem Integradora dos Aspectos Ambientais, Sociais e Econômicos. Rio de Janeiro: Fase, 2003.

LEFF, Enrique, Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

LOUREIRO, C. F. B. O Movimento Ambientalista e o Pensamento Crítico: uma abordagem política. Rio de Janeiro: Quartel Editora & Comunicação Ltda, 2003.

MEDINA, N. M.; SANTOS, E. da C. Educação Ambiental: uma metodologia participativa de formação. Petrópolis: Vozes, 2001.

SANTOS, S. Boaventura, et alii. Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,2002.