INTRODUÇÃO 

A pesquisa tenta compreender a relação da qualificação do profissional, sendo este o principal responsável do bom gerenciamento de uma recepção hoteleira. O recepcionista deve possuir diversas características, todas importantes, no desenvolvimento do seu trabalho no dia a dia. O setor hoteleiro não depende somente do bom trabalho desenvolvido pelos recepcionistas, o estabelecimento deve ter condições físicas em sua estrutura que promovam o bem estar do hóspede e a realização do trabalho do profissional.

O trabalho tem como objetivo analisar o profissional de recepção hoteleira e sua importância na operacionalização dos meios de hospedagem na cidade de Fortaleza – Ceará, sendo destino esse de muitos turistas o ano todo, e especialmente, sua rede hoteleira.

A cidade oferta vários atrativos para o recebimento dos turistas, possui uma faixa litorânea com famosas praias. Neste trabalho analisaremos o profissional em recepção hoteleira e sua qualificação, bem como sua importância na sua operacionalização apesar do setor hoteleiro ofertar vários postos de trabalho, a nossa pesquisa irá focar no profissional a recepção.

Apresentaremos como deve ser promoção do bom atendimento aos hóspedes dependendo das condições físicas do estabelecimento, e quais serão os profissionais, e suas devidas funções, para essas realizações.

Ao realizarmos esta pesquisa buscarmos compreender um fato curioso que acontece na área de recepção da maioria dos hotéis da rede hoteleira na cidade de Fortaleza relativo a intensa rotatividade que ocorre envolvendo os profissionais do setor de Recepção.

Considerando o real valor deste profissional de recepção em um dos setores chaves de um equipamento hoteleiro e a imagem deste profissional tanto para a empresa como para o hóspede, sendo o primeiro e último contato, destacamos dessa forma a relevância em entender a importância de contar com um profissional devidamente qualificado e preparado para atender a um público exigente e cheio de expectativas.

Um atendimento pode encantar e fidelizar um cliente como também pode deixar uma imagem negativa e difícil de ser revertida, implicando em prejuízos para o empreendimento hoteleiro. O perfil profissional do recepcionista requer habilidades e competências múltiplas, condizente com o público em referência.

O mercado de trabalho exige um conjunto crescente de novas atribuições requerendo desse profissional maior nível de especialização para uma satisfatória prestação de serviço. Dentre as atribuições estabelecidas pelo empregador de pequenos meios de hospedagem destacam-se: obrigação de conhecer todos os serviços de hospedagem, conhecer todas as características das unidades habitacionais do seu hotel, caixa, faturista, telefonista, supervisionar os mensageiros e manobristas, estar atento às questões de segurança e golpes para segurança sua e dos seus hospedes, conhecer os atrativos turísticos do lugar onde é seu local de trabalho, indicar serviços na cidade, ser no mínimo bilíngue, etc., já os hotéis de grande porte nem sempre precisam desses profissionais polivalentes.

A busca por um profissional com esse nível de qualificação é registrada por todos os empresários, não havendo, todavia a necessária valorização de um profissional com esse padrão de qualificação. O mercado de trabalho na área de hotelaria exige do profissional qualidade, comprometimento e eficiência. Por outro lado o profissional também tem suas expectativas que englobam além do salário, ambiente saudável, benefícios, segurança e ascensão profissional.

Conforme anteriormente destacado, a Recepção é considerada o coração do hotel, pois é através dela, que praticamente, toda a dinâmica do hotel é direcionada. Se na mesma, o grupo de recepcionistas não está habilitado a exercer a função, o hotel não fluirá de forma eficaz.

O mercado terá que reavaliar sua postura e tratamento em relação ao recepcionista, devendo promover a valorização e qualificá-lo.

É fundamental ressaltar que o foco dessa pesquisa analisa as atividades realizadas por este profissional e que sem uma Recepção eficaz é impossível o hotel funcionar, e que mesmo assim a sua valorização não é reconhecida.

REFERENCIAL TEÓRICO 

Umas das capitanias hereditárias criadas na época da colonização Portuguesa, apenas índios habitavam o local aonde viria a surgir Fortaleza. Nos dias atuais uma cidade bem povoada, que tornou-se um dos destinos mais visitadas pelos turistas.Com belas praias, uma cultura diversificada, um clima Tropical, com todos esses requisitos, a cidade vem crescendo de forma significante no ramo turístico.

A história de Fortaleza é provavelmente mais antiga que a do próprio descobrimento do Brasil, em 22 de abril de 1500. Historiadores de Brasil, Espanha e Portugal ainda realizam calorosos debates sobre quem teria chegado primeiro ao litoral brasileiro, se o navegador português Pedro Álvares Cabral, na Bahia, ou o espanhol Vicente Yañez Pinzón, que teria estado em Fortaleza, em 26 de janeiro ou 02 de fevereiro de 1500, na Ponta do Mucuripe.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Fortaleza tem mais de 2 milhões e 400 mil habitantes, sendo a quarta capital do país em população. De acordo com o IBGE o meio ambiente de Fortaleza tem características semelhantes às que ocorrem em todo o litoral do Brasil. O clima é tropical, quente, com temperatura anual média de 26,5 °C. Mesmo nos meses mais frios, de maio a julho, quando a temperatura nos estados do Sul e Sudeste chega a menos de dez graus, a temperatura média em Fortaleza fica acima de 25 graus.

O Guia Quatro Rodas (2010) afirma que a beleza natural de suas praias e a proximidade com o clima frio das serras próximas à capital cearense, como Maranguape, Baturité e Guaramiranga, estão entre os destaques que atraem grandes grupos de turistas à  cidade. Nas praias, a água morna e o sol, quase o ano inteiro, são bons motivos para a escolha do deste destino para as temporadas de visita.

Outro destaque, segundo o Guia Quatro Rodas está na culinária cearense, peixada, caranguejo e o tradicional baião de dois estão entre as iguarias mais apreciadas. Provenientes do interior do estado estão o carneiro cozido, a carne do sol, a panelada, rabada e mais uma dezena de pratos regionais. 

O Panorama do Turismo na Cidade de Fortaleza

Fortaleza está localizada estrategicamente logo abaixo da linha do Equador. Segundo a Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (SETUR-CE, 2012), É a rota mais curta do Brasil para Europa, Estados Unidos e África, distante apenas 6 horas e meia de voo, além de ter fácil acesso para se chegar a outros estados brasileiros. Por tudo isso, Fortaleza se credencia como portão internacional aéreo e marítimo da América do Sul para turismo, negócios e eventos. O Aeroporto Internacional Pinto Martins que liga Fortaleza às principais cidades do Brasil e do mundo está em reforma para ampliação, De acordo com a INFRAERO (2012), o projeto prevê a ampliação do terminal, que passará dos atuais 38,5 mil m² para 90,4 mil m². O pátio, por sua vez, chegará a 57,7 mil m², com mais nove pontes de embarque. No total, o aeroporto terá 16 após a conclusão da primeira fase de obras. O local terá ainda mais seis posições de estacionamento remoto de aviões.

Gráfico 1: SATISFAÇÃO DOS RECEPCIONISTAS

Fonte: Autoria da equipe, através dos questionários. 

O gráfico acima mostra que 93% dos entrevistados demonstram satisfação com o que estão fazendo, mas 7% não estão satisfeitos. É interessante mencionar que mesmo com esse alto índice de satisfação mais de 70% afirmaram em outros questionamentos, que se tivessem oportunidade de mudar de área ou setor, mudariam.

Sobre Ascenção profissional tivemos os seguintes resultados: 

Gráfico 2: ASCENSÃO PROFISSIONAL

Fonte: Autoria da equipe, através dos questionários.

Cerca de 68%, reconhecem que podem ter um crescimento profissional na empresa a qual estão trabalhando no momento. 38% dos entrevistados acham que a empresa não dispõe de um programa que possibilite um crescimento dentro da mesma. Foram feitas algumas observações, tipo: a carga horária é cansativa, muito estressante, não possibilidade da “vida social”, entre outras.

No gráfico a seguir encontramos um dos gargalos da rede hoteleira em Fortaleza, Salários:

Gráfico 3: REMUNERAÇÃO

Fonte: Autoria da equipe, através dos questionários. 

Como 75% dos entrevistados acham que sua remuneração não condiz com sua formação/qualificação, apenas 25%, acham justo o salário que estão recebendo. É importante salientar a importância do perfil desse profissional, pois neste estudo descobrimos que 90% são bilíngues, 40% falam mais de dois idiomas e 70% tem nível superior.

Nesse gráfico mostramos o quanto os resultados obtidos pelos funcionários são reconhecidos:

Gráfico 4: RECONHECIMENTO DE RESULTADOS

Fonte: Autoria da equipe, através dos questionários. 

Encontramos 60% dos entrevistados que acham que a empresa reconhece os resultados alcançados pelo seu staff, já os outros 40% restante, pensam diferente. Destacamos que 35% discordam plenamente, os participantes afirmam que as empresas não estão muito preocupadas em reconhecer os resultados alcançados pelos funcionários.

O gráfico abaixo mostra a estrutura ofertada pelos hotéis para a execução das funções dos recepcionistas: 

Gráfico 5: AMBIENTE ADEQUADO

Fonte: Autoria da equipe, através dos questionários.

Este demonstra que 60% dos entrevistados garantem que, a estrutura oferecida pelas empresas permite a realização de suas tarefas de forma adequada. 35% discordam e 5% não responderam. Entre os itens que foram citados como deficiente, exemplificamos a telefonia, seguida dos elevadores e por último o sistema operacional que é lento e ultrapassado, afirmaram alguns entrevistados.

Os dados obtidos nesta pesquisa são importantes para análises ou estudos futuros, porém um ponto chama atenção, é que os hotéis pesquisados encontram-se entre os maiores e mais estruturados da cidade. Não foram coletados dados de hotéis menores, pousadas ou flats. Questiona-se que em uma pesquisa que contemplasse um universo mais amplo esses resultados seriam diferentes.

[...]