A felicidade é construção pessoal, porque cada um de nós é UM. Nos bilhões de pessoas existentes no planeta, existe apenas Um você. Por isso, não perca tempo comparando-se a outras pessoas embora, é claro, possa haver muitos pontos comuns entre as pessoas. Mas, você é incomparável; por isso, não fique comparando-se com outrem: ele é mais inteligente, mais bonito, mais charmoso, mais magro, mais rico. Esta medição é uma das grandes fontes de infelicidade.

Também não perca tempo cultivando mágoa, ressentimento, raiva, sentimento de inferioridade, tristeza, porque no passado sua vida foi dura, porque alguém o criticou, o ofendeu, porque alguém lhe bateu, porque você quis isso ou aquilo e não conseguiu, porque você amou e não conseguiu unir-se á pessoa amada. O passado é passado e já nada mais podemos corrigir ou melhorar nele. Além de que nossa mágoa, ressentimento, raiva, frustração, tristeza, desespero, só magoam a nós mesmos e não as pessoas que deram causa a tais emoções perniciosas; somente nós somos as vítimas de nossas emoções, porque elas além de roubarem nossa felicidade ainda fazem mal ao coração, fígado, rim, estômago... Então, o sensato é perdoar todo o passado, todas as pessoas e experiências amargas passadas, ou seja, solte o passado e liberte-o de você. Não o traga amarrado a você.

Remédio para Achar a felicidade: “Esqueça-se de si mesmo e faça o bem ao próximo o quanto puder”. Quanto mais envolvido estivermos conosco mesmo, mais preocupantes e dolorosos são nossos problemas e decepções e, portanto, mais agudas nossas dores e ansiedades. Então, esqueçamos-nos de nós mesmos e sejamos benção e luz para o próximo, seja ele quem for. E não se esqueça: faça o bem, sem cobrança e sem esperar recompensa. Ai, então descobrirá que dar traz mais felicidade do que receber. Faça a experiência, dando o que puder; uma boa palavra, um sorriso, um gesto de solidariedade, uma ajuda, uma esperança, um incentivo, um pensamento positivo... Você se surpreenderá, porque começará vir até você uma inesquecível felicidade: - a de dar.

È por isso que Francisco de Assis em sua famosa Prece afirma: “È dando que se recebe”. Daí... ajude e sirva sempre, derramando felicidade ao seu redor. Verá que a Felicidade sempre retornará para você.

Mantenha aceso seu ideal de felicidade. Você é incomparável, e ÚNICO. È um abençoado filho de DEUS. Portanto, ame-se, estime-se, aprove-se. Faça o melhor para si mesmo, na alimentação, no lazer, no trabalho, na moradia, na vestimenta, nas companhias...

Se você quer ser amado, AME-SE, porque ninguém pode dar o que não tem. A Lei é: se você quer ser amado, dê amor, distribua amor; mas, para isso primeiramente tem de se amar; goste de si, goste do que faz, faça tudo que lhe traga alegria, paz, conforto espiritual, desprendimento; faça tudo com beleza (e você será belo e iluminado). Afinal o amor rege a vida!