De certa forma, construir conhecimento é deixar que os outros encontrem as respostas dentro das pistas que deixamos pelo caminho. Assim, o aprender passa a ser uma imensa aventura do espantar-se e de descobrir o mundo ao seu redor. É bonito o falar, mas quando perguntamos como faz isso? A resposta quase sempre é “não há receita pronta” pois não seria melhor dizer, não sei, vamos descobrir a respostas juntos? Pois lhes digo, existe sim receita pronta, basta usar a imaginação. Veremos alguns exemplos.

1 – Construir conhecimento de finanças através da compra, venda, lucro ou prejuízo.

Comecemos dizendo que vendemos tudo o que temos para montar uma fazenda, estamos com uma bolsa cheia de dinheiro. Compra a fazenda (Retire dinheiro da bolsa), compre gado, cavalo, etc... O dinheiro acaba, vai no banco e se endivida, compra o que falta. Tempo depois, venda o gado. Agora que teve lucro, deixe que as crianças decidam o que fazer com a grana. (Se vai comprar mais gado, carro, etc...). Repita o processo e de prejuízo, faliu. Deixe que as crianças decidam o que fazer agora.

2 – Incentivar a imaginação livre da criança, construindo conhecimento através de uma história de fantasia.

Uma vez comprei um sítio.

Uma vez, eu comprei um sítio, fui plantar pimenta e nasceu diamante! Mas, o que eu vou fazer com diamante? Nem para comer dá. Você sabe o que fazer com diamante? Pois é, eu colhi os diamantes e plantei de novo, nasceu um montão de moedas de ouro! Você sabe para que serve o ouro? Nem dá para comer ele. Então eu resolvi plantar de novo, ufa trabalheira só. Nasceu um pezinho de dinheiro, tudo em dólar... como não dá para comer dinheiro, dá? Pois é, todo dia eu ia lá e colhia as folhinhas de dólar, trocava tudo por real. Depois desisti de plantar, vi que não levava jeito mesmo. Vendi o sítio e vim para a cidade dar aulas para vocês. (Deixe que as crianças falem a vontade sobre o que fazer com cada “plantação”).

Observem que nestes dois singelos exemplos podemos construir conhecimento com poucos objetos usando a imaginação. De certa forma, construir conhecimento é deixar que os outros encontrem as respostas dentro das pistas que deixamos pelo caminho. Assim, o aprender passa a ser uma imensa aventura do espantar-se e de descobrir o mundo ao seu redor. Por falar nisso, quero que tragam amanhã uma lição de casa, é bem fácil, só usar a imaginação. O tema é: Receita de bolo de vento

 

Indajaia Carlos Pires (1) Graduado em História; Professor na Rede Particular de Ensino na cidade de Campo Grande.

Adriana Peres De Barros (2) Graduada em Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e Alfabetização e Assistente de Desenvolvimento Educacional na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.

Jane Gomes de Castro (3) Graduada em Pedagogia e Ciências Biológicas; Especialista em Ecoturismo e Educação Ambiental e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.