Rogério Duarte Fernandes dos Passos

Professor da ETEC Hortolândia

Criada inicialmente como “Escola Municipal de Segundo Grau Profissionalizante de Hortolândia José Roberto Magalhães Teixeira” (1), a atual ETEC Hortolândia continua cumprindo com sua missão de educar e profissionalizar. E no intuito de divulgar alguns exemplos de ações educativas paralelas às desenvolvidas em sala de aula – e igualmente dando continuidade ao projeto de retratar a sua trajetória –, faremos um breve relato das atividades desenvolvidas no marcante e peculiar segundo semestre do ano de 2013 pelos diferentes cursos da unidade de ensino, o qual em alguns, inclusive, pudemos nos fazer presentes.

  1. Realizações.

Em 24 de Agosto, tivemos o tradicional “Festival do Folclore”, promovido pela professora Adriana Custódio Jorge e pelo professor João Henrique Aguiar, retratando manifestações culturais das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. A premiação aos vencedores ocorreu em 04 de Novembro, contando com entusiástico show do aluno e músico Bruno Filgueiras Alves.

Já em 30 de Agosto, registramos edificante e respeitosa mobilização espontânea dos alunos do Ensino Médio em favor dos professores.

O dia 09 de Setembro assinalou evento dos alunos do Curso Técnico de Administração em celebração ao Dia do Administrador, com sorteio de brindes e coquetel. Ainda, nessa ocasião, tivemos a palestra sobre a história da ETEC Hortolândia ministrada pelo professor Rogério Duarte Fernandes dos Passos.

Nos dias 13 e 14 de Setembro, verificou-se a realização do “Festival de Teatro”, com os alunos do Ensino Médio encenando peças e textos da literatura brasileira sob direção da professora Adriana Custódio Jorge, somando-se grande empenho para a demonstração dos projetos futuramente exibidos na Feira Tecnológica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (FETEPS), sob orientação do professor João Henrique Aguiar.

Ainda em 15 de Setembro, tivemos a exibição do documentário "Muito Além do Peso", através do “Projeto Braazucah" (que exibe filmes do cinema brasileiro) – contando com a presença dos alunos dos cursos de Nutrição e Administração – e tendo como debatedores os professores Renato Willian Martins de Oliveira, Rogério Duarte Fernandes dos Passos e Cíntia Couto Menezes Firmino.

Na pauta do dia 20 de Setembro, por iniciativa do professor Renato Willian Martins de Oliveira, realizou-se um evento de cultura, com encenação – sob orientação das professoras Adriana Custódio Jorge e Patrícia Rodrigues Pereira Balles Fernandes – de peça baseada no texto de “O Alienista”, de Machado de Assis, e com adaptação e atuação promovida pelo aluno Lucas Fernandes da Silva, além de apresentações musicais – inclusive com as composições do acadêmico Bruno Filgueiras Alves –, poesia e malabarismos executados pelos discentes William Frias e Gabriel Félix. Houve, também, a exibição de um vídeo informativo sobre o funcionamento de uma escola de Ensino Médio no Japão, seguida por palestra do professor Rogério Duarte Fernandes dos Passos acerca de educação no Século XXI, bem como sobre a necessidade do estabelecimento de uma cultura de paz e, mesmo, da conservação do patrimônio escolar.

O Curso de Nutrição realizou em 21 de Setembro de 2013 uma visita técnica ao Mercado Municipal da cidade de Campinas (o tradicional “Mercadão”). Nessa mesma data, sob a supervisão do professor Francisco Leite Nunes, também ocorreu a visita de alunos de diferentes cursos à sede da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), no que outros discentes, sob a supervisão do professor José Izidro Luiz Marques, compareceram ao evento “Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) de Portas Abertas” (UPA). 

Já com relação aos eventos do Curso de Informática, ainda na agenda complexa do dia 21 de Setembro, realizou-se a “1ª ExpoInfo”, com o intuito de divulgar trabalhos realizados pelos alunos e realizar palestras para o compartilhamento de conhecimentos. Na mesma ocasião, a professora Priscila Batista Martins promoveu um workshop de capacitação aos professores deste curso, havendo, também, uma exposição com a apresentação de pinturas, cenários e esculturas criadas por discentes dos cursos técnicos.

Na data de 23 de Setembro de 2013 tivemos exposição e palestra promovida pelo professor Ruy Ewaldo Wippich Coelho sobre equipamentos de proteção individual no ambiente de trabalho voltada aos alunos do Curso de Administração;

Em 29 e 30 de Setembro, o Curso de Administração promoveu a “Semana de Prevenção de Acidentes e Medicina no Trabalho” (SIPATEC), repetindo a programação na extensão da ETEC Hortolândia que funciona no município de Sumaré na Escola Estadual João Franceschini, onde também foi trabalhado o tema “Acessibilidade e Inclusão Social”. Entrementes, nas noites dos dias 28, 29, 30 e 31 de Setembro, deu-se também o “III Workshop Profissões“, sob organização dos professores Luís Eduardo Lara Phenis, João Henrique Aguiar e Francisco Leite Nunes, e que contou com a presença do ex-professor e sempre amigo Mauro Batista da Silva, e, no encerramento, com a mesa redonda “Mobilidade Urbana”, apresentada pelo professor João, e a palestra “Patrão x Empregado x Cidadão”, proferida por Rogério Duarte Fernandes dos Passos.

O dia 30 de Setembro, por sua vez, trouxe a participação do Curso de Secretariado, que promoveu evento para as comemorações do Dia da Secretária, trazendo grande envolvimento e esforço da professora Maria do Carmo Moreira Jacon.

No conseguinte dia 25 de Outubro, foi promovida uma mesa redonda sobre o tema da desigualdade social com a participação dos professores Rogério Duarte Fernandes dos Passos, Hélder Macedo de Held e Cíntia Couto Menezes Firmino.

O primeiro dia de Novembro trouxe o empenho dos professores Hélder Macedo de Held e Cíntia Couto Menezes Firmino, que promoveram uma visita orientada à “Biblioteca Central Professor César Lattes”, da UNICAMP, visitando, igualmente, o acervo do intelectual Sérgio Buarque de Hollanda (1902-1982), ali armazenado desde 1983. Nesta mesma data, sob coordenação dos professores Carlos Eduardo Ribeiro e Fabrício Braoios de Azevedo, deu-se no anfiteatro da ETEC Hortolândia uma competição virtual de robôs entre os alunos da ETEC Hortolândia e ETEC Bento Quirino, de Campinas, na qual os mesmos, mediante regras previamente estabelecidas, poderiam fazer ajustes nos programas e códigos fontes, em uma ação que trouxe consigo um entusiasmo poucas vezes visto entre os discentes do Curso de Informática do período da tarde.

Na segunda-feira do dia 04 de novembro, sob coordenação do professor Ewaldo Ruy Wippich Coelho, os alunos do Curso de Administração promoveram uma apresentação sobre a história e estrutura de alguns dos mais antigos e importantes escritórios de contabilidade dos municípios de Hortolândia e Campinas, seguindo-se os trabalhos para a “Feira do Empreendedor”, onde os estudantes criaram estandes simulando a ação operacional de empresas de diversos segmentos econômicos.

Entre 04 e 08 de Novembro, tivemos o ciclo de palestras e estudos da “X Semana de Nutrição e Dietética”, reiterando as atividades já desenvolvidas na IX Semana, realizada entre 24 e 25 de Outubro de 2012. Observe-se que alunos e professores desse mesmo curso frequentaram o “Seminário Internacional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor”, realizado na UNICAMP, participando ainda de visita técnica no “EQUIPOTEL”, evento dedicado aos setores de hotelaria, food service, alimentação e serviços correlatos.

Já nos dias 10, 11 e 12 de Novembro, teve lugar o tradicional “Festival de Dança” realizado pelas turmas do Ensino Médio e sob a coordenação e direção da professora Adriana Custódio Jorge.

Ainda no final do semestre e ano letivo, o professor Ewaldo Ruy Wippich Coelho, promoveu debate em torno do filme “Por uma outra Globalização”, dirigido por Sílvio Tendler e inspirado na obra de mesmo nome do geógrafo brasileiro Milton Santos (1926-2001), trazendo entrevistas deste renomado intelectual brasileiro.

Por derradeiro, o segundo semestre do próprio ano de 2013 assinalou a gradativa instalação do sistema “NSA Professor” na ETEC Hortolândia, substituindo a escrituração escolar e os diários de classe impressos pelos registros eletrônicos computadorizados.

  1. Considerações finais.

Em ínterim contínuo, registre-se, por derradeiro, que em 05 de Fevereiro de 2014, as funcionárias Maria Fátima da Silva e Vera Lúcia Batista Cajarana, cedidas à escola pelo Município de Hortolândia – e que trabalharam na ETEC Hortolândia desde o início de seu funcionamento – foram requisitadas pela administração local e deixaram a unidade escolar. Ainda, a professora Gislaine da Silva (1969-2016) – que da mesma forma esteve conosco desde a inauguração da então Escola Magalhães Teixeira – deixou-nos em 28 de Julho de 2016, sendo homenageada na data de 08 de Outubro do mesmo ano com o descerramento de placa que batiza o anfiteatro com seu nome (2), no que o presente texto é dedicado a todas essas voluntariosas e prestimosas amigas.

A ETEC Hortolândia continua em seu propósito de educar e prossegue com sua história, no que o professor Renato Willian Martins de Oliveira, ao longo do mês de Junho de 2016, após eleição pela comunidade escolar, assume a direção pedagógica e administrativa para um mandato de quatro anos.

  1. Notas.

1) O marco inicial da história da ETEC Hortolândia pode ser observado em placa alocada logo na entrada do prédio principal da instituição, na qual se lê: “Escola Municipal de 2º Grau Profissionalizante de Hortolândia “José Roberto Magalhães Teixeira”. Criada pela Lei Municipal nº 123/93 de 20/12/93. Inaugurada em 19 de Maio de 1996, sendo: Prefeito Municipal: Luís Antonio Dias da Silva. Vice-prefeito: Romildo Pardini. Vereadores à Câmara Municipal. Presidente: Jerônimo Francisco da Silva. Vice-presidente: Mansueto Maciel de Oliveira. 1º Secretário: Luiz Carlos Marchi de Queiroz. 2ª Secretária: Mônica Viana Romiti de Souza. Antônio Bereta. Jovelino Araújo Macedo. Antônio de Melo Costa. Luís Alves de Campos. Guiomar Hoffman. Osmar Tostes. João Batista de Oliveira. Secretário de Infra-Estrutura Urbana: Carlos Alberto da Silva. Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer: Leovegildo Duarte Júnior”.

2) O conteúdo da placa indica “Auditório Profa. Gislaine da Silva”.