REALIZAÇÃO DE SONHOS
I - INTRODUÇÃO
Não podemos prescindir de nossos sonhos. Velhos e jovens idealizam metas e etapas para a vida e isso significa pensar e agir em prol da própria felicidade. As pessoas simplesmente se esquecem de alguém que é o doador de todas as bênçãos: DEUS.
No presente tempo visualizamos coisas boas e más no que diz respeito aos anseios de cada pessoa. Com o avanço da tecnologia, muitos usufruem de equipamentos e informações privilegiadas e, até os pobres já dispõem do uso da informática nas escolas públicas e internet. Todavia, o acesso a faculdade, ao trabalho e as camadas sociais mais elevadas continuam distantes, embora os números das pesquisas falem que os números de pobres e miseráveis diminuíram.
O mercado de trabalho está super competitivo e as armas utilizadas são as mais desprezíveis para uma sociedade que se diz moderna, democrática e civilizada. Verdadeiras guerras se estabelecem nesses ambientes, principalmente nas repartições públicas, em todos os poderes da União, onde prevalecem a inveja e a injustiça para com aqueles que licitamente concorreram a um concurso público, esforçou-se para fazer uma especialização e não conseguem, se quer, isonomia salarial com os demais poderes, conforme está previsto no texto constitucional.
Esta falta de justiça tem marcado as pessoas que são levadas ao desânimo. Felizmente, temos grande parte da população da terra que têm plena consciência da existência de Deus, lêem as Escrituras Sagradas, acompanham a evolução dos tempos e exercem a fé, ferramenta indispensável para obter de Deus o socorro e o livramento nas horas de angustias e tribulações.
Se você está passando por depressão e pensa que suas forças acabaram, leia os salmos 121, 123, 125, 126 e 127, pois ali o Senhor lhe dará ânimo e direção para que continue perquirindo os seus sonhos.
Vejam o que nos diz o Salmos 126: "Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua de júbilo; então, entre as nações se dizia: grandes coisas tem feito o Senhor por eles. Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso estamos alegres. Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes do Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem anda andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes".
Poderemos tirar muitas lições desse Salmos, pois ali o salmista o descreve como uma oração de várias pessoas que clamavam a Deus enquanto peregrinavam. E o homem, desde a sua expulsão do Jardim do Edém, traz sob sua responsabilidade o trabalho árduo e difícil. Mas, Deus nos dá alívio nas tribulações e ouve todo clamor das pessoas que a Ele recorrem.
A Bíblia nos diz que "Deus habita no alto e santo lugar, mas também habita com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos" (Isaías 57:15). Portanto, levante-se ! Deus está contigo.
II- COMO ALCANÇAR OS NOSSOS SONHOS
A palavra sonho nos traz a idéia de algo impossível, com alto grau de impossibilidade de se adquirir ou possuir. Existem sonhos e sonhos e a palavra se popularizou porque até entre as mulheres costumam-se dizer que um dos nossos grandes sonhos é ter uma bolsa de tal griffe, cujo custo chega a ser um exagero e/ou exorbitante para corresponder a um juízo de valor.
Mas, podemos pensar que existem sonhos acessíveis, impossíveis ao homem e sonhos exorbitantes. Os acessíveis são aqueles que por um esforço pequeno e/ou uma quantia certa e determinada a pessoa consegue realizar. Os impossíveis são aqueles em que mesmo o homem tendo riquezas não consegue o seu intento, a exemplo de uma cura de um mal não alcançado pela medicina e/ou mesmo a aquisição de um bem, que pelo montante, a pessoa não conseguiria o recurso, ainda que trabalhasse 1000 anos, por exemplo. E os sonhos exorbitantes são aqueles em que movidos pela ganância, pessoas sonham em ter uma aeronave, um castelo, ser um Presidente da República, ser um líder religioso conhecido de todo o mundo, casar com uma mulher linda, rica e famosa e vice-versa.
O livro de Provérbios nos diz que "o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor". E no livro de Jeremias 29:11-12 nos diz o Senhor: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei".
Amados, nem sempre os nossos sonhos se enquadram em algo grandioso, espetacular, capaz de impactar alguém. Às vezes, a nossa alma almeja uma graça especial, a exemplo de uma aprovação num vestibular de um curso promissor, uma porta maior de emprego, a libertação de vícios e manias que nos incomodam. Mas, existem sonhos que nascem na alma, a exemplo do casamento e quando esses envolvem um amor por outra pessoa, aí fica complicado, porque mesmo o esforço de uma das partes não contribui para a realização de um sonho quando não há cumplicidade do outro.
Conforme já citado na palavra de Deus, nós podemos fazer planos, mas Deus é quem sabe acerca do nosso futuro, daquilo que é melhor para cada ser, bastando a nós confiar Nele. Todavia, nem sempre os nossos sonhos são impossíveis e muitos deles têm a anuência de Deus, que deseja sempre a nossa felicidade.
Os traumas causam marcas e estas afetam a cabeça das pessoas, gerando complexos de inferioridade na alma, que dificilmente têm cura, a não ser quando a pessoa tem uma tomada de posição e rompe totalmente com o passado e as limitações, que representam verdadeiros grilhões que impedem a libertação e felicidade almejada.
Uma mente sadia é como um dia ensolarado que ilumina a casa, o jardim, fornecendo cores a tudo em sua volta. Uma mente triste e frustrada é como um dia de tempestades que a pessoa pensa em estar protegida e amparada, com medo da adversidade, preferindo assim se esconder, isolar.
Os tempos modernos poderiam ser vistos como algo maravilhoso, construtivo, onde o ser humano teria a oportunidade de expressar gratidão a Deus por tudo que está sendo criado e possibilitado. Mas o homem está sempre preferindo as trevas e faz desse tempo um mar de discórdia, onde a maldade e a estultícia amedrontam, de uma forma tão real, que as pessoas vivem isoladas e com medo de enfrentar uma vida nova.
Amados, ter sonhos é ter projetos de vida, é planejar algo que possa trazer felicidade a si própria e terceiros. A solidão traz desolação, separação de almas que poderiam ajudar-se, seja no plano emocional, espiritual e material. Quantas pessoas estão praticando suicídio por viverem sem nenhum objetivo? Quantas se entregam as drogas e até viram mendigos, abrindo mão de sua própria vida?
Na minha visão, o Evangelho é para ser vivido e começa dentro de casa. Ser intolerante com os filhos e metódico, expressando uma pseuda- santidade e/ou religiosidade não se coaduna com a visão de Deus. Um bom exemplo é dado por religiões do oriente médio, onde os costumes e leis vigoram de forma injusta, penalizando as mulheres e privando-as de um crescimento intelectual. As penas, derivadas dos julgamentos de infrações, são duríssimas, a exemplo de uma jovem de 14 anos, que no mês de fevereiro presente, que foi condenada a 80 chibatadas e morreu. O crime dela foi ter sido abusada por um vizinho.
Queridos irmãos, quantos de nós pecamos e ferimos por sermos omissos? As pessoas não têm lealdade, não falam a verdade, propiciam sofrimentos, simplesmente porque são fracas e não se colocam no lugar do outro. A falta de caráter provoca descredibilidade e as pessoas passam a se afastar daquela sem atitudes. O que nos diz a palavra de Deus: "seja a tua palavra sim, sim, não, não" (Mateus 5:37).
III- CONCLUSÃO
Uma pessoa jamais deve abrir mão de seus sonhos. A vida constitui-se de uma caminhada onde ficam marcados os passos de ontem e os de hoje e os de amanhã, que poderão ser fruto de um planejamento, de um trabalho, do empenho que essa pessoa teve para alcançar a sua meta e concretizar um sonho.
Como já citado acima, há vários tipos de sonhos e formas para se alcançar e viver um grande sonho. Creio que quando Deus idealizou o homem a sua imagem e semelhança Ele nos queria ao seu lado, como filhos amados e obedientes. Daí nos deu algo significativo, que é a liberdade, a inteligência e o livre arbítrio.
Em tudo que tenho visto sobre a conduta do ser humano, aliado a palavra de Deus e suas promessas para o homem, creio que os filhos da luz já foram escolhidos antes que tudo existisse e que a criança já é abençoada no ventre da mãe (Salmos 147:13).
Deus não deixou condição escrita para que o amasse, mas fez questão de nos mostrar o amor incondicional dele, mesmo conhecendo a natureza pecaminosa do homem. Essa opção de Deus foi por ele avaliada e vista a possibilidade de que o seu Poder e Amor poderiam recuperar o homem e elevá-lo a um estágio de santidade tal que um dia estará com ele, como filho, co-herdeiro com Cristo Jesus.
Quando se toma a decisão de seguir a Jesus, estaremos nos dispondo a uma transformação, a qual se dá não pelo nosso querer, mas pela ação do Espírito Santo. O vigiar e resistir ao mal são do homem, pois cada qual tem o livre arbítrio de fazer o que bem entende. Todavia, quando nos dedicamos ao estudo da palavra, estamos dando abertura para que essa palavra aja em nos e os seus efeitos produzam frutos na nossa vida.
Paulo lutou muito com a sua natureza pecaminosa e ele se auto-avaliava, chegando a dizer: "o bem que eu quero fazer não faço, mas o mal que não quero, esse faço". Já na palavra de Deus está dito que "o fazer e realizar é de Deus", o que se conclui é que se o meu coração almeja algo precioso, posso fazer a minha parte para obter, consultando sempre o Pai para que avalie se aquilo que tanto espero é de sua vontade.
Normalmente, as pessoas abrem mão de seus sonhos por não saber perseverar nem escoimar os obstáculos que o circundam. Mas, creiam que Deus é o primeiro a lhe apoiar quando o seu sonho vier de encontro a sua felicidade e do próximo. Portanto, seja sempre uma pessoa que acredita que é capaz e que Deus o está apoiando. Paz seja com Todos!
Zenaide Alcantara de Sousa
Irmã em Cristo Jesus