O Que é Realidade Virtual

A definição de realidade virtual vem, naturalmente, das definições para "virtual" e "realidade". A definição de "virtual" está próxima e a realidade é o que vivenciamos como seres humanos. Portanto, o termo "realidade virtual" significa basicamente "quase realidade". Isso poderia, é claro, significar qualquer coisa, mas geralmente se refere a um tipo específico de emulação de realidade.

Conhecemos o mundo através dos nossos sentidos e sistemas de percepção. Na escola, todos aprendemos que temos cinco sentidos: gosto, tato, olfato, visão e audição. No entanto, estes são apenas nossos órgãos sensoriais mais óbvios. A verdade é que os seres humanos têm muito mais sentidos do que isso, como um senso de equilíbrio, por exemplo. Essas outras entradas sensoriais, além de algum processamento especial de informações sensoriais por nossos cérebros, garantem que tenhamos um fluxo rico de informações do ambiente para nossas mentes.

Tudo o que sabemos sobre a nossa realidade vem por meio dos nossos sentidos. Em outras palavras, toda a nossa experiência da realidade é simplesmente uma combinação de informações sensoriais e nossos cérebros de mecanismos de criação de sentido para essa informação. É lógico, então, que, se você puder apresentar seus sentidos com informações inventadas, sua percepção da realidade também mudaria em resposta a isso. Você seria presenteado com uma versão da realidade que não está realmente lá, mas da sua perspectiva, seria percebida como real. Algo que nos referimos como uma realidade virtual.

Assim, em resumo, a realidade virtual implica apresentar nossos sentidos com um ambiente virtual gerado por computador que podemos explorar de alguma forma.

Em termos técnicos ...

Responder “o que é realidade virtual” em termos técnicos é direto. Realidade virtual é o termo usado para descrever um ambiente tridimensional gerado por computador que pode ser explorado e interagido por uma pessoa. Essa pessoa se torna parte deste mundo virtual ou está imersa nesse ambiente e, enquanto estiver lá, é capaz de manipular objetos ou realizar uma série de ações.

Como a realidade virtual é obtida?

Hoje a realidade virtual é geralmente implementada usando a tecnologia da computação. Existe uma gama de sistemas que são utilizados para este fim, como fones de ouvido, esteiras omnidirecionais e luvas especiais. Estes são usados ​​para realmente estimular nossos sentidos juntos a fim de criar a ilusão da realidade.

Isso é mais difícil do que parece, já que nossos sentidos e cérebros são desenvolvidos para nos proporcionar uma experiência finamente sincronizada e mediada. Se alguma coisa é ainda um pouco fora, geralmente podemos dizer. É aqui que você ouvirá termos como imersão e realismo entrando na conversa. Essas questões que dividem experiências de realidade virtual convincentes ou prazerosas de experiências chocantes ou desagradáveis ​​são parcialmente técnicas e parcialmente conceituais.

A tecnologia de realidade virtual precisa levar em conta nossa fisiologia. Por exemplo, o campo visual humano não se parece com um quadro de vídeo. Temos (mais ou menos) 180 graus de visão e, embora você nem sempre esteja consciente de sua visão periférica, se ela fosse embora, você perceberia. Da mesma forma, quando o que seus olhos e o sistema vestibular nos seus ouvidos dizem estar em conflito, pode causar enjôo. O que acontece com algumas pessoas em barcos ou quando leem enquanto estão em um carro.

Se uma implementação de realidade virtual consegue obter a combinação de hardware, software e sincronicidade sensorial, ela alcança algo conhecido como um senso de presença. Onde o sujeito realmente se sente como se estivesse presente naquele ambiente.

Por que usar a realidade virtual?

Isso pode parecer muito esforço, e é! O que faz o desenvolvimento da realidade virtual valer a pena? O valor potencial de entretenimento é claro. Filmes imersivos e videogames são bons exemplos. A indústria do entretenimento é, afinal, uma multi-bilionária e os consumidores estão sempre interessados ​​em novidades. A realidade virtual também tem muitos outros aplicativos mais sérios.

Há uma ampla variedade de aplicativos para realidade virtual que incluem:

  • Arquitetura
  • Esporte
  • Medicina
  • Segurança
  • Arte
  • Entretenimento

A realidade virtual pode levar a novas e excitantes descobertas nessas áreas que afetam nosso dia a dia.

Onde quer que seja muito perigoso, caro ou impraticável fazer algo na realidade, a realidade virtual é a resposta. De pilotos de treinamento de caça a cirurgiões estagiários de aplicações médicas, a realidade virtual nos permite assumir riscos virtuais para ganhar experiência no mundo real.

À medida que o custo da realidade virtual diminui e se torna mais comum, você pode esperar que usos mais sérios, como aplicativos de educação ou produtividade, venham à tona. A realidade virtual e a realidade aumentada do seu primo poderiam alterar substancialmente a maneira como fazemos interface com nossas tecnologias digitais. Continuando a tendência de humanizar nossa tecnologia.