Instituto Encantos – ONG

Por: Inês Maria Lima

Introdução

Quando deparamos com determinada empresa em estado de estagnação, ficamos preocupados e já planejamos como auxiliar na sua nova modalidade para construir novos valores e alavancar para novos horizontes.

Quando me contrataram no Instituto Encantos como profissional na área da Psicopedagogia Institucional, meu coordenador deixou claro, sobre a decadência existente na empresa, precisando de novas estratégias e alavancar a empresa rumo ao sucesso. No seu relato, os profissionais estavam desmotivados, sem rumo, insatisfeitos, e desorientados em relação seu trabalho na instituição.

Para compreensão de todos a empresa é situada na zona norte de São Paulo, uma organização sem fins lucrativos, e desenvolve um trabalho  musical, ensina: violino, violão, piano, e outros instrumentos musicais. Existem aulas de canto e teatro, para população carente da região. A instituição tem uma base como uma, “fabrica de cultura”, sem a presença para auxiliar da prefeitura. Os responsáveis pela instituição, já tentaram esta parceria, mas, enfim, não conseguiram.

A partir da minha contratação, sabendo da deficiência da empresa, como proceder para dar uma nova base e abrir possibilidades de mudanças de comportamentos para os funcionários já existentes e os que estão chegando. Então nestes termos pensei em motivação, reorganizar valores, e construir outras possibilidades de crescimento na empresa. Trabalhar a aprendizagem da conscientização do sujeito na empresa.

Pensei em elaborar palestras motivacionais para os educadores e alunos com auxilio da coordenadora.  Desenvolvemos uma palestra sobre: “como profissional, tenho valorizado o outro como pessoa”? Quais os valores me fazem continuar na instituição? Tenho dificuldade de adaptação ao meio em que sou inserido? Como devo proceder como pessoas, fazendo parte de uma equipe ou grupo na empresa. Quais suas habilidades, e seus medos em não conseguir desenvolve-los?

Na realidade nosso encontro tinha o peso da conscientização do individuo como pessoa inserida no ambiente profissional, visando esclarecer, os valores, os medos, e porque esta falta de interesse pela empresa. O que desencadeou este conflito.

 E os alunos da instituição, saber das dificuldades existentes, para poder trabalhar a autonomia e incentivar na construção de valores, demostrando os limites de cada um e como continuar desenvolvendo suas habilidades.

A nossa meta era tocar fundo o profissional da Instituição com base nos conhecimentos dentro de um contexto dos fatos acontecidos. Visando também esclarecer duvidas, reorganizando valores e respeitando a individualidade de cada sujeito inserido na instituição, seja profissional ou alunos, e principalmente os voluntários, são vários.

Segundo James Briam Quinn,  (...) Uma estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, politicas e sequencias da ação da organização em um todo coeso. Uma estratégia bem,  formulada ajuda a organização em uma postura única e viável, baseada em suas competências e deficiências internas.

 

E pelo que observei, a organização precisava de novos paramentos para dar continuidade nos processos já elaborados e em ação. Fortalecendo vínculos através da escuta, e elaborando novas intervenções.

 Quando um profissional é inserido na empresa, precisamos conscientizar do seu trabalho em equipe e principalmente valorizar o individuo como pessoa na sua totalidade, lembrando-se das responsabilidades e de como é desenvolvidos os projetos já em ação.

E nas elaborações colocamos profissionais da saúde para atuarem na escuta e auxiliar os profissionais, nas suas deficiências objetivas e subjetivas.  Através das observações, intervenções no setor psicológico, “a psicoterapia” estamos abrindo novas possibilidades de fortalecimentos e conscientização do sujeito como pessoa inserida no meio em que vive e em sociedade.

Quando trabalhamos em equipe, valorizando o outro, construindo novas metas e fortalecendo vínculos profissionais dentro do cronograma desenvolvido pela empresa.

Na contratação de um profissional da psicopedagogia institucional, penso que são de valores diferenciados, muitas vezes para um processo de intervenções para os profissionais e outros que são mais frequentes, dependendo da empresa, os frequentadores, aqueles que trazem valores para seu desenvolvimento.

(...) em administração: “estratégia é um plano unificado, amplo e integrado...criado para assegurar que os objetivos básicos da empresa sejam atingidos”(Glueck 1980:9).

 

Referente o instituto Encantos – ONG – nossa intervenção estava voltada para os profissionais (professores e alunos), conscientização do profissional nas suas interações com o meio. E conscientização dos alunos nas suas habilidades. Até onde posso ir?

Neste contexto geral desenvolvemos metas valorizando um individuo como pessoa e conscientizamos a responsabilidade de buscar valores que realmente desejo aprender, construir.

Neste contexto deixo a questão clara da importância do psicopedagogo na empresa e suas ocupações no desenvolvimento de aprendizagem, com objetivo da assimilação interna e a aplicação externa do que já aprendeu, sem deixar de lado os aspectos afetivos e sociais envolvidos neste processo. E o ser que aprende se encaixe no ambiente no qual faz parte do seu cotidiano.

 Além disso, a importância da dinâmica, fazendo parte do objetivo de aprendizado no sentido de conscientização do sujeito, seja o que aprende ou aquele já letrado.

Referencia bibliográficas.

MINTZBERG, Henry; Quinn. James Brian. Livro: O Processo da Estratégia – Conceito e Contexto e casos selecionados – 4ª Edição pág 35.

www.http//Revista Psicopedagogia versão impressa ISSN 0103-8486 Rev. psicopedag. vol.29 no.90 São Paulo 2012 – acessado 19/09/2019 as 10h55