Analise do Plano de Ação da Instituição de Ensino

Pesquisas na Instituição Encantos (ONG). O plano de Ação

Na Instituição Encantos (ONG), existe um corpo docente sendo desenvolvidas as demandas através desta equipe: presidente, coordenador, secretaria, pais de alunos, estudantes, profissionais não docentes e a comunidade. Juntos existem uma aliança para as discursões e elaboração nos planos de ações do Instituto.  O mesmo se da quando é preciso existir uma mudança nos planos dentro do ambiente.
A instituição, trabalha em prol da comunidade, trazendo novas possibilidades de ensino na área musical e em outros setores. O trabalho é auxiliar os envolvidos nos aprendizados, crescer como pessoa desenvolvendo suas habilidades nos cursos escolhidos. A comunidade carente da região se beneficia com este projeto, ele é voltado totalmente para este publico. E os trabalhos com psicólogos com roda de conversa e atendimento psicoterapia, abre novas possibilidades e construção nos desenvolvimentos dos envolvidos. Todos os campos são bem elaborados pelo corpo diretivo, e colocado em ação.

Este trabalho tem como finalidade enriquecer a região da Zona Norte, Vila Nova Cachoeirinha, Elisa Maria, Jardim Santa Cruz, Jardim Pery, Jardim Peri Alto e Vila Dionísia. A instituição passa por problemas com verbas, buscando auxilio com os colaboradores, e os desenvolvimentos dos trabalhos de artesanatos, venda de pasteis, e quinzenalmente se desenvolve almoço para vender e arrecadar fundos. Um trabalho desenvolvido pela equipe dos colaboradores com todo corpo diretivo. Uma união de pessoas trazendo fortalecimento para dar continuidade este trabalho maravilhoso.

3. Determinação Legal para o Funcionamento da Instituição de Ensino

São Paulo 28 de Novembro de 2018

Nome do Projeto: Espaço Musical Encantos – custo total R$ 50.00,00 (cinquenta mil reais)

ENCANTOS INSTITUTO SÓCIO CULTURAL E BENEFICENTE

CNPJ:13.315.822.0001-03/CCM:4.363429-0

Data da Fundação: 13 de Julho de 2009

Endereço: Av. Massão Watanabe, 73/79 CEP: 02672 – 000

Bairro: Jardim Santa Cruz – Telefones: (11)  3424 -6994

E-mail: [email protected]

Pag. Web: www.encantos.org.br

UF: SP São Paulo

MÓDULO ll – ESOAÇOS MÚSICAIS

IDENTIFICAÇÃO DA RESPONSÁVEL LEGAL PELA ENTIDADE

Nome: MARIA LAURA DA COSTA COELHO

RG: 15.191.560

Cargo: PRESIDENTE

Aqui são as determinações legais para funcionamento do Instituto na região, com os projetos desenvolvidos por equipe, coordenação.

4. Entrevista com o responsável pelo atendimento na Instituição de Ensino

Na entrevista com o responsável da Instituição de Ensino, observei a importância do acolhimento nos trabalhos desenvolvidos na ONG, e o quanto eles são participativos em auxiliar o publico alvo, no desenvolvimento das atividades. São valores construídos para vida toda do sujeito em aprendizado. A base é desenvolver atividades que possam auxiliar a construção do sujeito objetivamente e subjetivamente, trazendo valores que possam acrescentar na sua vida cotidiana.

Relato do responsável: “ aqui na instituição de Ensino – ONG os valores são desenvolvidos em equipe, grupo, individual, somando um todo. E isso é gratificante pra nós que desenvolvemos este trabalho com muito amor e dedicação. O projeto é gratificante, acredito muito em novas aberturas e possibilidades de grandes renovações, em todas as áreas desenvolvidas no Instituto Encantos. E aqui se valoriza o que se aprende e faz, isso é entre todos os envolvidos, sejam alunos, profissionais e mantenedores, e voluntários, o trabalho é de grande valia para os responsáveis e envolvidos.”

E nas observações existe uma empatia no atendimento com o publico interagindo para melhor adequar o sujeito no seu curso escolhido, fortalecendo vínculos e abrindo novas possibilidades de crescimento para os dois setores.

A coordenadora do Instituto organiza atividades voltadas para a musica, e para outros setores, organizando os professores para que o trabalho saia da melhor maneira possível. E com isso vamos fortalecendo este vinculo nesta região tão carente de conhecimento na musica, no bale, teatro e reforço escolar. Trabalhamos com profissionais responsáveis em auxiliar o outro a construir seus valores.

Finalizei esta entrevista agradecendo a presidente por esta oportunidade de aprendizado, e observação deste trabalho maravilhoso desenvolvido por eles.

5. Entrevista com o Publico do Instituto de Ensino

1. O que você gosta de fazer no instituto?

Resposta: Participar dos projetos desenvolvidos no ambiente e principalmente as rodas de conversas aos sábados as 14h00 . E o teatro, é magnifico participar deste trabalho em grupo.

2. Sobre as atividades, na Instituição de ensino, o que vocês gostam mais de desenvolver?

Resposta: Aqui se aprende musica, no módulo: Básico, Intermediário e avançado. E o bale também para todas as idades em especial crianças de 01 a 16 anos. Gostamos muito. Temos dificuldades no desenrolar dos aprendizados no reconhecimento das notas e desenvolver partituras, mas, já sai alguma coisa.

3.  Sobre as dificuldades em relação empatia, existe?

Resposta: Aqui somos uma família em construção, e estamos construindo valores, procuramos interagir auxiliando o outro e se colocando no seu lugar. Estamos unidos sempre na busca de conhecimento E aqui no instituto construímos amizades para vida toda.

4. E vale apenas esta Instituição de Ensino pra vocês nesta região?

Resposta: Muito gratificante este instituto nesta região, temos condições de aprender e colocar em praticas nossas habilidades. Construir sonhos. Todo aqui interage, uns buscam valorizar o outro, os professores e coordenadores, estão sempre ativos observando o nosso desenvolvimento, e abrindo novas possibilidades de aprendizado. Temos só que agradecer.

Relatório conclusivo das Entrevistas

Nas observações e entrevistas, desenvolvi um trabalho muito gratificante no Instituto Encantos – ONG -. Pelo que observei nas entrevistas o publico alvo desta instituição valoriza totalmente tudo que é desenvolvido no ambiente. Existe uma empatia com o trabalho entre alunos e professores, coordenadores e grandes possibilidades de mudanças, novas aberturas de novos trabalhos para melhor servir a comunidade carente da Região Norte de São Paulo.

A Presidente, na sua entrevista deixou claro este trabalho, na valorização do sujeito, e esta doação dos envolvidos para melhor servir a comunidade tão carente. E nada melhor ensinar o outro a valorizar suas habilidades, buscando possibilidades de construir os sonhos. Quantos desejam fazer um curso e não consegue por falta de condições? E o instituto Encantos busca auxiliar da melhor maneira possível interagindo e fortalecendo vínculos com a sociedade.

O trabalho de observação e as entrevistas me remeteu a importância destes valores, lembrando que podemos construir pontes para auxiliar o outro na sua existência como pessoa no mundo. São valores levado para o resto da vida dos envolvidos.