RAPSÓDIA – JÁ OUVIRAM FALAR?  QUAL O SIGNIFICADO.

Por: Wilamy Carneiro

A nomenclatura da palavra não é muito comentada, mas, faz parte de nossa língua e Literatura. Aparece em nossa língua em forma de versos, e música.  A palavra “Rapsódia” é uma composição musical irregular, com formas de versos em partitura no tipo de improviso. 

Faço aqui aos meus leitores, de uma forma genérica e amplista. É em si, uma analogia nas rimas e versos de um músico repentista, quando por sua vez, no palco improvisa poemas e versos adaptados para uma declamação. A Cantoria de repente, não necessariamente é improvisada, e a glosa é sim improvisada com uma declamação.

 

A Rapsódia pode ser um trecho de um poema épico, que é adaptado para uma declamação. De um lado, faço mais uma vez uma analogia com as figuras do nosso folclore nordestino, as exposições de figuras exóticas, e de personagens pitorescas de nossa gente. 

Assim sendo, acontece na música. A poesia lírica construída de forma exagerada e chamativa, para atrair a atenção do ouvinte. Uma bela exposição do gênero artístico que exige do artista uma memória infalível. Posso dizer-lhes metaforicamente como uma sextilha em rima ou não, apresentada na Literatura de um cordel. O autor ou o poeta faz versos chamativos e eufoístico, empolgado, para chamar atenção do leitor. 

Segundo alguns de nossos historiadores, a associação entre Rapsódia e a Música, teve sua origem no século XVIII. Reza a tradição que um dos primeiros exemplos de sua laboração foi de Christian Schubart, titulado como “Musicalische Rhapsodien”.  

Na Literatura o termo “Rapsódia” quer dizer – Recitação de um Poema,” desse modo, frisei em momentos acima, com uma analogia de dois aspectos culturais de nosso país  – O “Folclore”  e a “Cantoria de Repente”. Mas, acrescento ouro ponto crucial  em nossa Literatura – Os versos e estrofes cantado e escrito em formato de um Cordel. 

Se analisarmos, é algo muito simples. Todos advêm de versos e estrofes com poesias contadas, escritas e faladas por nosso povo, numa região e num país. Assim, pois, a Rapsódia é nada mais, nada menos, uma estrutura encadeado ou não de versos construídos por poetas, cantores, compositores e escritores contando e relatando um fato, um causo, relato e coisa afim. 

Na essência da Literatura, no seu núcleo, nas suas entranhas, a Rapsódia são fragmentos de toda composição, citações, trechos, versos de um arranjo musical, ordenamento lírico, e propensão poética e ou, manifestação da cultura popular de um povo com seus costumes tradicionais. 

Um das maiores composições de Rapsódia na Literatura é a obra de Macunaíma do escritor Mário de Andrade. Outro espelho apareceu na Grécia nas obras escritas por Homero, poeta da Grécia Antiga que viveu no Século VIII. 

A relação do aparecimento da Rapsódia se deu desde a Grécia Antiga, com os poemas épicos Ilíada e Odisseia. O preceito é apresentado na música, na poesia e em livros.    

Na música, Freddie Mercury, cantor e compositor britânico usou através da música a “Rapsódia Boêmia”, um significado que apenas dizia a junção de duas palavras que não andam juntas. Ao ser interrogado nas entrevistas, não sabia realmente o que se tratava, apenas dizia “Ser uma composição musical irregular valorizando o improviso”. Para alguns dos curiosos é apenas um estilo musical com histórias épicas e trágicas. 

Para outros, na composição musical do roqueiro britânico ainda não foi desvendado, apenas acreditam no poder do perdão, e parece ser uma história de cunho religioso, pois, uma parte de seus versos um jovem arrependido, querendo se esquivar da pena de morte por um assassinato, clama por perdão e fala na compreensão de sua mãe. Aparece ai um poema com versos e metáfora com a vida e a morte, a religião e o profanismo. 

Afinal, nem mesmo o compositor britânico quis compreender sua própria obra de arte – O Poema épico musical. Relatada em um filme, motivo pelo qual a “Canção entrou para a História" foi a ideia de Freddie Mercury misturar ópera, rock, balada e fazer tudo funcionar junto”. Coisas que nem o lírico e a espiritualidade de nossos poetas ancestrais, assim como Homero em sua magnifica obra Ilíada e Odisseia, enquanto a sua compreensão. 

E para deixar o público e leitores decifrar os alentos de misteriosos desígnios da vida, repriso aqui um pouco dos versos da música "Rapsódia Boêmia".

 

Rapsódia Boêmia

 

Isto é a vida real?

Isto é apenas fantasia?

Soterrado num deslizamento

Sem saída da realidade

 

Abra seus olhos

Olhe para o céu e veja

Mas eu sou apenas um pobre menino

Eu não necessito de nenhuma simpatia

 

Porque eu venho fácil, vou fácil

Um pouco elevado, pouco baixo

De qualquer maneira, o vento sopra

Isso realmente não importa para mim

Para mim

 

Mamãe, acabei de matar um homem

Coloquei uma arma contra a sua cabeça

Puxei o gatilho, agora ele está morto

Mamãe, a vida tinha acabado de começar

Mas agora eu estou acabado e joguei tudo fora...

 

 

A Rapsódia Boêmia foi um filme de grande bilheteria em 2018, relatando a biografia do cantor britânico Freddie Mercury, vocalista da banda Queen.

 

_______________

Wilamy Carneiro é professor, poeta, cronista e escritor. Formado em Ciências pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Membro da ALMECE – Academia de Letras dos Municípios do Ceará. Patrono da Cadeira Nº 97 do Município de Forquilha. Autor do Livro EINSTEIN e Sobral - A Cidade Luz. Nas suas interações é colaborador de artigos na web. Autor do Cordel o “Barão de Sobral” e “ A Visita do Cantor Belchior no Céu". Dentre outros relacionados.    

 

 

REFERENCIA

 

HOMERO - Foi um poeta da Grécia Antiga que nasceu e viveu no século VIII a.C. É autor de duas das principais obras da antiguidade: os poemas épicos Ilíada e Odisseia. ... Sobre a morte de Homero também há muito mistério. De acordo com documentos históricos do século V a.C, ele teria morrida na ilha de Íos.

MACUNAÍMA - Livro de Mário de Andrade publicado em 1928, é considerado um dos principais romances modernistas. A obra é uma rapsódia sobre a formação do Brasil, em que vários elementos nacionais se cruzam numa narrativa que conta a história de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter.

CHRISTIAN SCHUBART – Poeta alemão que viveu no século XVIII. Schubart nasceu na Alemanha no dia 24 de maio de 1739. Faleceu aos 52 anos em Estugarda, maior cidade do estado de Bardem na Alemanha no dia 10 de Outubro de 1791.

QUEEN - Queen foi uma banda britânica de rock, fundada em 1970 e ativa, sob sua formação clássica, até 1991. O grupo, formado por Brian May, Freddie Mercury, John Deacon e Roger Taylor é frequentemente citado como um dos expoentes do seu estilo, também sendo um dos recordistas de vendas de discos a nível mundial.

SIGNIFICADO DE RAPSÓDIA. - Substantivo feminino.  Nome dado a certas composições musicais e poéticas, definidas por serem livres e muito emocionais: na Grécia antiga, dava-se o nome de rapsódia a um poema épico para ser recitado. Poema épico que, sobre uma nação, se pauta em históricos, entrelaçados com a lenda, o maravilhoso ou a Mitologia.

RAPSÓDIA NA LITERATURA - Cada um dos livros e dos contos escritos por Homero (século VIII a.C). Subdivisão ou parte separada de um poema. Fragmento de um poema. Entre os gregos antigos, trecho de poema épico recitado pelo rapsodo. Acesso em 20 de maio de 2020.

RAPSÓDIA - É uma composição livre que obedece características especiais ou clássicas, é uma justaposição, de escassa unidade formal de melodias populares e de temas conhecidos, extraídos com frequência de óperas e operetas. https://conceitos.com/rapsodia/   Acesso em 21 de maio de 2020

RAPSÓDIA - Significado de rapsódia. O que é rapsódia: s.f. peça musical formada a partir de trechos, temas ou processos de composição das canções tradicionais ou populares de uma região ou de um país.

 

Sites pesquisados

 

https://www.dicio.com.br/rapsodia/  Acesso em 20 de maio de 2020...

https://conceitos.com/rapsodia/. Acesso em 21 de maio de 2020

https://www.culturagenial.com/livro-macunaima-de-mario-de-andrade/.Acesso em 22 de maio de 2020.   

https://www.dicionarioinformal.com.br/raps%C3%B3dia/.Acesso em 22 de maio de 2020.